61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
ESTUDO CITOGENÉTICO DA POPULAÇÃO DE Leporinus friderici do RIO ARAGUARI , MG.
Naiara Ribeiro Vieira 1
Sandra Morelli 1
1. Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Genética e Bioquímica
INTRODUÇÃO:

Considerando a grande distribuição na maioria das bacias hidrográficas da América do Sul, a espécie Leporinus friderici é alvo da pescaria comercial e de subsistência, possui um grande potencial para criação, tornando-se economicamente interessante no Brasil. Devido ao alto grau de diversificação e a origem evolutiva antiga, os peixes são um dos melhores grupos para estudos citogenéticos, genéticos e evolutivos. A análise citogenética da espécie Leporinus friderici pode ser uma poderosa ferramenta para entender a filogenia dentro e entre os gêneros dos Anastomídeos. A caracterização cariotípica das espécies possibilita a comparação de dados entre os diferentes grupos, auxiliando assim, a compreensão das relações de parentesco e de processos evolutivos ocorrido nos cariótipos. O objetivo deste trabalho foi analisar a constituição cariotípica dos indivíduos da espécie Leporinus friderici coletados no Rio Araguari, na cidade de Uberlândia (MG).

METODOLOGIA:

As espécies foram coletadas na represa de Miranda, no rio Araguari (18º47’1.36’’S / 48º11’57.76’’O), próximo à cidade de Uberlândia, MG. A captura das espécies se realizou através de pesca comum, sendo utilizado equipamento do tipo médio/pesado, montado com chumbo para manter a isca no fundo, utilizando-se de linhas de 17, 20 e 25 lb, e os anzóis variando do número 4 ao 8. Foram coletados 7 exemplares de Leporinus frederici do rio Araguari (6 machos e 1 fêmea). As espécies foram numeradas de acordo com o livro de registro do Laboratório de Citogenética da Universidade Federal de Uberlândia e encontram-se depositadas em álcool 70%. O material utilizado para as preparações cromossômicas foi a porção anterior do rim e para obtenção dos cromossomos mitóticos  foi usada a técnica descrita por Bertollo et al. (1978). As metáfases foram estimuladas com cloreto de cobalto segundo técnica descrita por Cucchi e Baruffaldi (1990) e os cromossomos foram identificados de acordo com Levan et al., (1969). A caracterização das regiões organizadoras de nucléolos foi feita pela impregnação por nitrato de prata (Howell e Black, 1980)

RESULTADOS:

Após a realização dos experimentos, observou-se que através da técnica de preparação dos cromossomos mitóticos foram obtidos dados que mostram um cariótipo constituído por 2n=54 cromossomos para machos e fêmeas. O citótipo observado foi de 26m + 28sm, com NF =108. O estudo também demonstra não haver dimorfismo sexual nesta espécie. O padrão cariotípico confirma o comportamento conservado do cariótipo do grupo quanto ao número e tipos cromossômicos as pequenas variações podem ser justificadas por diferenças na condensação do material genético. Na análise das regiões organizadoras de nucléolos (NOR) foram evidenciadas marcações variáveis, sendo um padrão com marcação intersticial e um com marcação telomérica sempre no primeiro par de cromossomos metacêntricos. Esses padrões já foram descritos em duas ocorrências de NORs múltiplas em Leporinus friderici, mas não em padrões simples.

CONCLUSÃO:

Estes dados podem ser de grande importância para o estudo evolutivo desses vertebrados uma vez que mostram informações pouco vistas na literatura. Sendo assim, a análise citogenética da espécie Leporinus friderici é uma poderosa ferramenta para entender a filogenia dentro e entre os gêneros dos Anastomídeos, uma vez que os estudos citogenéticos em populações de peixes têm contribuído muito para a elucidação dos processos evolutivos das espécies neotropicais.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais
Palavras-chave: Citogenética, Leporinus, cariótipo.