61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ATIVIDADE TERAPÊUTICA E NÍVEL DE ESTRESSE: ESTUDO EXPERIMENTAL EM UMA COMUNIDADE DURANTE PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.
Camila do Carmo Fernandes 1
Flavia de Souza Faria 1
Biatriz Araújo Cardoso 1
1. Universidade da Amazônia/ UNAMA
INTRODUÇÃO:
Envelhecer é um processo universal, dinâmico, progressivo, lento e gradual, na qual concorre uma multiplicidade de fatores genéticos, biológicos, sociais, ambientais, psicológicos e culturais, que fragilizam os sistemas físicos e mentais, diminuem os reflexos, e deixa o idoso mais vulnerável a situações de estresse. Neste sentido, o estresse pode ser entendido como um processo complexo e multidimensional, em que atuam estressores agudos ou crônicos, que são percebidos pelo indivíduo como ameaça, o que dá início a uma resposta, visando a adaptar-se à situação. Baseado na necessidade de alternativas, para a minimização do estresse, provocado pela deterioração funcional progressiva, sugere-se a participação dos idosos em atividades terapêuticas e sociais em grupo, que promovem o relaxamento, a melhora da composição corporal, da percepção, da auto-estima, além da convivência com outros indivíduos reduzindo o estresse e os problemas de saúde. Este estudo teve como objetivo geral analisar a influência de atividades terapêuticas no nível de estresse de uma comunidade em processo de envelhecimento e como objetivos específicos proporcionar atividades terapêuticas para indivíduos em processo de envelhecimento e identificar o nível de estresse dos indivíduos.
METODOLOGIA:
Tratou-se de um estudo prospectivo, longitudinal, experimental, constituído de 7 indivíduos de ambos os sexos, acima de 40 anos e residentes na Comunidade Bom Jesus I, Belém - Pará. Os participantes foram submetidos na primeira e na trigésima oitava semana de atividade terapêutica, ou seja, no início e no término, a um questionário referente ao nível de estresse, constituído de 18 questões, onde para cada pergunta obteve-se uma pontuação, ao final deve-se somar os resultados o que varia de 110 a 0 pontos, na qual é dividido de 81 a 110 pontos indicando o positivo bem-estar; 76 a 80 pontos – baixa positividade;  71 a 75 pontos – marginal (no limite);  56 a 70 pontos – indica problema de estresse; 41 a 55 pontos – indica sofrimento;  26 a 40 pontos – indica sofrimento sério e de 0 a 25 pontos – indica sofrimento severo; quanto maior for a numeração mais calma é o indivíduo. As atividades terapêuticas foram realizadas duas vezes na semana, compostas por aquecimento, alongamentos, exercícios ativos livres e resistidos, e Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. A análise estatística foi realizada por meio de um pacote estatístico Biostat 4.0, teste t de Student para as amostras pareadas, sendo considerado o nível alfa de 0.05 para rejeição da hipótese de nulidade.
RESULTADOS:
A pesquisa demonstrou que 71% dos indivíduos eram do sexo feminino e 29% do sexo masculino e que houve predominância de indivíduos com idade entre 50 - 59 anos, com 42%, sendo o percentual das faixas etárias entre 40 – 49 anos e 60 - 69 anos, iguais a 29%, concomitantemente. Em relação aos valores correspondentes ao nível de estresse, observou-se que houve significância estatística, sendo p-valor de 0,03, houve um aumento nas médias, onde no início do projeto era de 60,57±21,93, ao término tornou-se 73,14±18,80, caracterizando uma evolução de uma situação de problemas de estresse para um nível marginal (no limite), comprovando que a atividade terapêutica influenciou na melhoria do nível de estresse dos indivíduos.
CONCLUSÃO:

Observando principalmente o comportamento dos participantes da pesquisa entende-se que as atividades terapêuticas possuem influência direta na redução do nível de estresse dos indivíduos, pois seus efeitos benéficos físicos e mentais, relaxantes e positivos geram a tranquilidade necessária para manter a compostura ideal, mediante qualquer situação. As condições precárias de vida e o nível reduzido de percepção do universo pesquisado propõem novas pesquisas neste ramo, com um número amostral mais elevado para maior significância estatística.

Palavras-chave: Atividades terapêuticas, estresse, envelhecimento.