61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
PARTICIPAÇÃO JUVENIL, CAUSAS E OBJETIVOS: UM ESTUDO DE CASO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ARARAQUARA – SP
Ana Paula Lima Ferreira 1
Jorge David Barrientos-Parra 2
Sheila Farias Alves Garcia 2
1. Dpto. de Adm. Pública, Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara / FCLAr UNESP
2. Orientador(a), Dpto. de Adm. Pública, FCL- Araraquar, UNESP
INTRODUÇÃO:
O Brasil conta hoje com aproximadamente 50 milhões de jovens, cerca de 25% da população. Sua participação ativa na sociedade tem se tornado alvo de questionamentos. Pesquisas recentes revelam que eles são diferentes de outras gerações, pois, seus ideais são diferentes, educação e trabalho têm novos significados e os mecanismos de participação são outros (menos formais e mais pautados pelos problemas individuais que coletivos). A fim de compreender o comportamento participativo da juventude realizou-se uma pesquisa em Araraquara, com jovens de 15 a 29 anos, participantes de Conselhos Municipais. O propósito da pesquisa foi analisar, de forma qualitativa, quais são as razões e motivações por trás do comportamento participativo. Investigaram-se as causas que levam os jovens a participar dos Conselhos e os objetivos que buscam alcançar por meio dessa participação. Compreender essas questões é de grande relevância, uma vez que, o jovem costuma ser alvo da violência, desemprego e desigualdade social, sendo estes os motivos da existência dos grupos e entidades de participação. Ao compreender melhor o comportamento das novas gerações em relação à participação podem-se criar caminhos para uma sociedade mais justa, inclusiva, participativa e sustentável.
METODOLOGIA:

Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio do método de Estudo de Caso (Yin, 2001). O objeto do estudo foi a participação de jovens nos Conselhos Municipais de Araraquara. A amostra foi definida por julgamento, para garantir a participação de diferentes perfis de entrevistados, permitindo uma visão ampla do problema de pesquisa. Realizaram-se entrevistas em profundidade com nove jovens, com idade entre 15 e 29 anos, membros de Conselhos Municipais de Araraquara há pelo menos seis meses. As entrevistas pessoais individuais, realizadas no período de setembro a novembro de 2008, foram conduzidas por entrevistadores treinados para descobrir motivações, crenças, atitudes e sensações subjacentes ao objeto em estudo, por meio de um roteiro semi-estruturado. O tempo médio das entrevistas foi de sessenta minutos. Todas as entrevistas foram gravadas e depois transcritas. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo.

RESULTADOS:
Entrevistaram-se membros da Sociedade Civil e Poder Público. Mais da metade é membro, eleito ou indicado, há mais de um ano. A maioria dos entrevistados tem acima de vinte e cinco anos, trabalha, cursa ou terminou o ensino superior, é solteiro e das classes C e B2. Entre as causas da participação destacam-se as seguintes crenças e atitudes: 1) os conselhos são um espaço de troca de experiências com vários grupos onde se pode opinar e decidir sobre problemas; 2) são um espaço de discussão entre Sociedade Civil e Poder Público; 3) são uma forma legítima de participação; 4) os participantes sentem-se como agentes modificadores da sociedade; 5) os participantes querem garantir um lugar de atuação nos Conselhos para seus movimentos. Os objetivos que esperam alcançar por meio da participação são: 1) a mudança da sociedade; 2) buscar uma maior participação dos membros, principalmente do Poder Público, bem como de novas pessoas a fim de ampliar e fortalecer este espaço que, para eles, sofre com a não participação dos próprios membros; 3) muitos, após entrar nos conselhos, passaram a defender objetivos de outros grupos como sendo seus, o que mostra o caráter de espaço de discussão que os conselhos têm e o diálogo que há neles.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que os entrevistados têm consciência de seu papel como agentes modificadores da sociedade. Esses jovens participam dos Conselhos por considerá-los espaços válidos e locais de debate e discussão entre Sociedade Civil e Poder Público. Há uma grande preocupação em fortalecer os Conselhos, por meio da participação de todos os membros e com a atração de novos participantes. Ressentem-se da baixa participação dos membros do Poder Público e se empenham para mudar esta situação. Todos acreditam numa real mudança da sociedade através da participação e destacam o importante papel dos Conselhos nesse processo. Em nível cognitivo há plena consciência do caráter colaborativo e cooperativo que deve prevalecer nos Conselhos, por serem locais de apresentação de várias demandas, onde muitas vezes, se abre mão de seus interesses pelos dos outros. Consideram as discussões um avanço para se chegar a uma real intervenção da Sociedade Civil junto ao Poder Público. Tem-se como objetivo futuro expandir esta pesquisa a outros espaços de participação: movimentos sociais, estudantis e partidos políticos, para que se possa ampliar a compreensão do comportamento participativo dos jovens na sociedade brasileira.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET/SESu/MEC
Palavras-chave: Participação social, Juventude, Democracia.