61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPLEMENTAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NATURAL NUMA ESCOLA DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS-TO
Evelyn da Silva Santos 1
Isamar Rodrigues Silva Ito 1
1. Secretaria Municipal de Educação / Palmas-TO
INTRODUÇÃO:
A alfabetização na maior parte das escolas brasileiras se insere numa concepção de linguagem segundo a qual os significados das palavras estão fixados na língua se impondo assim aos indivíduos, supervalorizando a figura do professor em detrimento à expressão da criança e suas elaborações próprias. O que pode acarretar prejuízos significativos na vida destes sujeitos, uma vez que o seu universo lingüístico pouco é valorizado. A alfabetização entendida como a aprendizagem inicial da leitura e escrita precisa se converter num processo de estimulação prazerosa. Procuramos, assim, pesquisar e levantar intervenções nos problemas de baixo índice de aproveitamento dos alunos do 1º ano básico em uma escola municipal de Palmas-TO, a qual adotou como linha de trabalho a Alfabetização Natural, que consiste num processo de estimulação das competências lingüísticas inatas do indivíduo, levando-o a adquirir a leitura e a escrita a partir de sua própria linguagem, potencial e motivações naturais, sem empregar artificialismos pedagógicos, e ocorre, necessariamente, inserido num ambiente contextualizado democraticamente, caracterizado pelo trabalho diversificado, livre e criador. Privilegiando a educação para a democracia e construção da cidadania.
METODOLOGIA:
A metodologia usada é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, na busca de aprofundar os aspectos característicos do fenômeno a ser pesquisado e bibliográfica que nos possibilitou um levantamento de dados na visão da autora Gilda Rizzo, responsável pela estruturação da metodologia “Alfabetização Natural” e das professoras implementadoras desta na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, com vistas à pesquisa ação. A pesquisa realizou-se no período do ano letivo de 2006 a 2008. Para tanto, os procedimentos de coleta dos registros foram: a) execução e observação da metodologia em sala de aula, num período correspondente a três anos; b) acompanhamento das aulas com anotações em diário de campo; c) identificação das características propostas pela teoria que subsidia a metodologia; d) fichas individuais de desenvolvimento dos alunos conforme as fases do processo da Alfabetização Natural; e) formação continuada das professoras uma vez por semana, acerca da metodologia.
RESULTADOS:
Na busca de uma intervenção que melhorasse os resultados da alfabetização, com ganhos significativos de leitura e escrita com compreensão, notamos que a Alfabetização Natural trouxe relevantes avanços, uma vez que, os alunos se tornaram leitores ágeis e com excelente capacidade de compreensão, extremamente críticos, comunicativos, autodisciplinados e com uma ânsia aguçada por conhecimento; 90% destes concluem a alfabetização inicial lendo e escrevendo com autonomia, prazer e como forma de se informar; pela dinâmica do trabalho livre e diversificado os alunos sentem-se respeitados, em suas opiniões e interesses e os ingressos no meio do processo adaptam-se facilmente; a indisciplina reduziu para 80%, já que, os alunos estão sempre interagindo com jogos e brincadeiras que estimulam o domínio da leitura e escrita, mantendo-os ocupados com atividades significativas; conscientização do educador como mediador de oportunidades de sua aprendizagem e dos alunos como agentes de seu desenvolvimento; as atividades propostas passaram a ser cada vez mais livres e menos limitada a modelos pré-definidos; através da discussão sobre diversos assuntos do contexto histórico e social das crianças, houve um desenvolvimento maior da criticidade, do senso de solidariedade e do respeito às diferenças.
CONCLUSÃO:
As observações e análises da implementação da metodologia, remete-nos a refletir quão importante é a iniciativa de se buscar novas alternativas de trabalho, que melhorem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na alfabetização inicial, pois é nessa etapa da vida escolar que vai se estruturando sistematicamente a base da linguagem oral e escrita da maioria dos indivíduos, o que os capacitará para o exercício da cidadania. Portanto, a alfabetização do aluno deve ser compreendida como um instrumento do qual ele poderá dispor para se adequar ao mundo, da maneira mais favorável e bem sucedida, auxiliando-o na defesa de seus direitos, assim como na compreensão e aceitação de seus deveres. A adoção dessa linha de trabalho possibilitou o desenvolvimento pleno, integral e harmonioso dos indivíduos empregando, como um dos meios para alcançá-lo, o domínio gradativo e prazeroso da leitura e da escrita, como elementos fortalecedores de sua auto-estima e facilitadores de sua inserção no meio social. Percebemos, ainda, que o respeito e a valorização da linguagem inata dos alunos podem constituir-se em fator facilitador da alfabetização, assim, como nos afirma Decroly (1929) que ressalta a importância da atividade da criança no processo ensino-aprendizagem.
Instituição de Fomento: Secretaria Municipal de Educação / Palmas-TO
Palavras-chave: Alfabetização Natural, leitura, escrita.