61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Perfil do conhecimento de consumidores de Manaus e Manacapuru, AM sobre produtos e produção orgânica de alimentos
Acácia Lima Neves 1
Rosalee Albuquerque Coelho Netto 2
Sonia Sena Alfaia 2
1. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:

A agricultura orgânica propõe uma produção sustentável que preserva os recursos naturais e, ao mesmo tempo, gera emprego rural, promove a segurança e a soberania alimentar e transfere o processo de tomada de decisão para a família. A demanda por alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos e outros aditivos químicos é crescente em todo o mundo. Esse interesse, que tem sido um impulsionador para a rápida expansão desse setor da produção, é motivado por uma busca de melhor qualidade de vida, pelos consumidores, com destaque para a saúde e o meio ambiente. Apesar de um desejo geral dos consumidores por produtos mais saudáveis e seguros, o nível de conhecimento  sobre esse tipo de produto e de como identificá-lo, é desconhecido principalmente no Amazonas onde a produção orgânica consciente é ainda insipiente. Entre as políticas públicas necessárias para a implantação e apoio à produção orgânica no Amazonas, o esclarecimento do consumidor é imprescindível visto que ele tem um importante papel social não só escolhendo o que consumir mas também impulsionando e estimulando a produção de produtos de seu interesse.  O objetivo desse trabalho foi avaliar o grau de conhecimento e interesse de consumidores de Manaus e Manacapuru, AM em adquirir e consumir produtos orgânicos e sobre as características desse tipo de produção.

METODOLOGIA:

Um questionário com 30 perguntas foi elaborado para avaliar o grau de instrução, a classificação econômica, o conhecimento, interesse e hábitos de consumo de produtos orgânicos, principalmente hortifrutigranjeiros, pelos consumidores. Considerou-se como consumidor aquela pessoa que estava praticando o ato da compra de um ou mais produtos do gênero no momento da pesquisa. A seleção dos locais das entrevistas se baseou em um mapeamento da distribuição desses locais, nas duas regiões metropolitanas (Manaus e Manacapuru), de forma a atingir consumidores com uma ampla gama de poder aquisitivo e nível de escolaridade.  A equipe de entrevistadores foi treinada previamente e o questionário ajustado em testes prévios. Os questionários foram aplicados no período de maio a julho de 2006.

RESULTADOS:

Foram entrevistados 700 consumidores sendo 596 em Manaus e 104 em Manacapuru.  A principal razão dos consumidores na escolha do local da compra foi a proximidade de casa, enquanto preço, qualidade e variedade dos produtos foram razões menos relevantes.  A freqüência de aquisição de frutas e verduras é semanal para a maioria dos consumidores de Manaus (54,4%) e diária para a maioria dos consumidores de Manacapuru (42,31%). A maioria dos consumidores em ambos os municípios nunca ouviram falar em produtos orgânicos (74% em Manacapuru e 51% em Manaus) e nunca compraram produtos orgânicos (97%). Os que ouviram falar, citaram a televisão como principal o veículo de divulgação (23%). Em questões sobre se os produtos orgânicos precisam ser fiscalizados para evitar fraude ou se precisam de um selo de garantia, a maioria dos os entrevistados respondeu que não sabia. A maioria dos entrevistados também não sabia se produtos transgênicos e produtos hidropônicos eram o mesmo que produtos orgânicos. No entanto, 81% dos entrevistados responderam que a forma como os alimentos são produzidos pode afetar a saúde, 59% não acreditam que todos os resíduos de agrotóxicos saem quando o alimento é lavado e 85% concordam que informações sobre os produtos orgânicos precisam ser divulgadas.

CONCLUSÃO:

O desconhecimento sobre o que são produtos orgânicos, como são produzidos e identificados é geral entre os consumidores dos dois municípios pesquisados, sendo percentualmente maior em Manacapuru. Para o sucesso de uma política de implementação e apoio a produção orgânica no Amazonas é imprescindível o esclarecimento dos consumidores que mostram grande interesse em conhecer mais sobre esse tipo de produto. O sucesso dos produtores depende do interesse dos consumidores que por sua vez dependem do nível de informação e esclarecimento sobre o produto que vão adquirir.   

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Produto orgânico, Produto agroecológico, Consumidor.