61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL A MELHOR IDADE – (CAIMI) Dr. PAULO LIMA, NA CIDADE DE MANAUS – AM  
Marianina Cerbina Grisi Pessoa Costa 1
Jucineide Nascimento Silva 2
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA - ESA -Especialista/Orientadora
2. Universidade do Estado do Amazonas - UEA- ESA
INTRODUÇÃO:
O aumento da expectativa de vida de uma população esta vinculado à melhoria das condições de vida, de educação e de atenção à saúde prestada à mesma. (CARVALHO FILHO, 2000). Conforme o Capítulo IV – do Estatuto do idoso, “É assegurada a atenção integral á saúde do idoso, por intermédio do Sistema único de Saúde - SUS, garantindo-lhes o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e continuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial ás doenças que afetam preferencialmente os idosos (BRASIL, 2003). Objetivo do estudo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados no Centro de Atenção Integral a Melhor Idade – (CAIMI) Dr Paulo Lima, Manaus-AM, identificando o perfil de saúde dos idosos, segundo as variáveis sexo , idade, profissão, categoria, tempo de atendimento e escolaridade e o motivo da adesão e satisfação desse grupo.Este estudo originou-se da inquietação com o desajuste dos serviços de saúde oferecidos aos idosos, no que tange a recursos humanos, materiais e tecnológicos . Este trabalho, pode ser um instrumento para reflexão e contribuição para a reorganização das ações e serviços de saúde beneficiando a sociedade, em especial os idosos.
METODOLOGIA:
Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva-exploratória, realizada no Centro de Atenção à Melhor Idade (CAIMI) Dr. Paulo Lima, em Manaus-AM, sendo a população alvo do estudo pacientes idosos na idade entre 60 e 90 anos, freqüentadores regulares do referido CAIMI, obedecendo aos critérios de inclusão aceitar participar voluntariamente da pesquisa, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), estar na faixa etária pretendida, estar lúcido, orientado e capaz de participar da pesquisa e estar cadastrado na instituição mencionada. Foram entrevistados um total de 308 idosos. Foi utilizado como instrumento de coleta um roteiro de entrevista estruturado, individual, contendo questões abertas e fechadas de acordo com os objetivos propostos para a pesquisa após sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas. Foi realizado um pré-teste do roteiro de entrevista em um grupo de sujeitos similares aos incluídos na pesquisa, equivalente a 2% da amostra, visando garantir à qualidade da pesquisa. Os resultados foram dispostos em tabelas e gráficos, utilizando os Softwares Excel® para elaboração de planilhas, Word®, Power Point for Windows para apresentação® e Minitab 14® e Havards Graphcs 3.0® para elaboração de gráficos.
RESULTADOS:
Os dados evidenciaram que a maioria dos idosos estudados pertencem ao gênero feminino correspondendo a 66,9% dos atendimentos. Ao analisar a distribuição dos idosos por faixa etária verificou-se que os participantes da pesquisa são em sua maioria entre 60 a 69 anos, correspondendo a (52%). Em relação a situação previdenciária dos idosos investigados o estudo revelou que 76,6% eram aposentados Observou-se também que os participante da pesquisa em sua maioria possuem o ensino fundamental incompleto correspondendo a 59,3%.Segundo a utilização dos serviços no CAIMI quando indagados sobre quanto tempo usufruiram desses serviços constatou-se que 33,8% dos idosos utilizaram os serviços a 1 ano, seguido de 22,1% a 2 anos, 15,3% a 3 anos, 9,7% a 4 anos, 12,0% a 5 anos e apenas 0,6% a mais ou menos 7 anos . Os motivos da adesão aos serviços oferecidos aos participantes da pesquisa notou-se que 56,5%da população estudada procurou os serviços do CAIMI pelo bom atendimento, já 23,7% pela proximidade, seguidos de 12,7% pela necessidade e uma menor porcentagem (6,5%) pela facilidade e rapidez, constatou-se que 92,2% relataram sentir-se satisfeito, e somente 7,8% relataram não se sentir satisfeito com os serviços oferecidos.
CONCLUSÃO:
Esses dados se assemelham aos dados encontrados por Coelho Filho e Ramos (1999), no qual observou-se também uma feminilização do envelhecimento no Brasil. Segundo IBGE (2002), a aposentadoria constitui umas das principais fontes de renda da população idosa brasileira em geral, portanto, os resultados aqui encontrados são relevantes uma vez que coincidem com esta afirmativa. Para Travassos e Vicava (2007) as pessoas com maior escolaridade detêm mais informação e mais recursos de comunicação, aos quais recorrem na sua relação com os serviços e profissionais de saúde. Através do estudo, pode se concluir que apesar dos serviços oferecidos não serem de qualidades em sua totalidade, pode-se afirmar que os idosos encontram-se satisfeitos com o atendimento, pois de certa forma suprem suas necessidades, de forma que nenhum idoso cadastrado deixa de receber os serviços. Assim, levando em consideração o crescimento da população idosa, mais do que nunca, torna-se necessário que o conjunto da sociedade tome consciência dos problemas que permeiam a vida dessas pessoas e que as autoridades competentes, de forma justa e democrática, encontrem os caminhos que levem à eqüidade na distribuição dos serviços e facilidades para este grupo populacional.
Palavras-chave: Terceira Idade, Assistência , Qualidade de serviço.