61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
MORTALIDADE CARDIOVASCULAR NA CIDADE DE MANAUS (AM)SEGUNDO SEXO, RAÇA, FAIXA ETÁRIA E ESCOLARIDADE
Aristóteles Comte de Alencar Filho 1
Aristóteles Comte de Alencar Neto 1
Maria Jacirema Ferreira Gonçalves 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
 A análise dos dados epidemiológicos de mortalidade cardiovascular é um dos importantes indicadores da qualidade de vida, políticas de prevenção e de assistência à saúde de uma população. Os resultados podem servir para avaliar e elaborar políticas públicas voltadas para o aspecto em questão. O trabalho torna-se um desafio, quando se leva em conta a precariedade na coleta e sistematização dos dados, fator que resulta em subnotificação das estatísticas de saúde no Brasil. Não obstante este problema detecta-se uma lacuna no conhecimento a respeito da situação da mortalidade por doença cardiovascular em Manaus, fato que justifica este estudo. O objetivo é traçar o perfil epidemiológico da mortalidade cardiovascular na cidade de Manaus (AM), no período de 2000-2006, de acordo com categorias de sexo raça, faixa etária e escolaridade, buscando identificar associação entre a mortalidade e as referidas categorias.
METODOLOGIA:
Estudo ecológico, de caráter descritivo e exploratório, utilizando base de dados secundários do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, no período de 2000 a 2006. Os dados foram analisados conforme a distribuição de mortalidade cardiovascular no município de Manaus (AM), segundo os capítulos da CID-10, e em seguida efetuou-se a estratificação, somente das causas Cardiovasculares, conforme sexo, raça, faixa etária e escolaridade. Foi realizada análise da razão de sexo em cada categoria de análise. Para identificar a relação entre as categorias de análise e a mortalidade cardiovascular foi realizado o teste qui-quadrado, e pela respectiva análise de Resíduos Padronizados (RP). Adotou-se o nível de significância de 5%, e resíduos padronizados com valores positivos superiores a 1,96.
RESULTADOS:
A mortalidade por doenças do aparelho circulatório apresenta a razão de sexos de 1,14 para sexo masculino. Quanto à raça/cor, há forte associação entre raça branca e sexo feminino (RP=4,497), e raça parda e sexo masculino (RP=3,589) A análise de faixa etária mostra para o sexo feminino associações mais fortes e significativas nas faixas etárias de 1-4 anos e idade ignorada (RP=2.070 e RP=11.230 respectivamente), evidenciando falhas de informação, principalmente quando se deixa de registrar as idades na declaração de óbito, levando-se em conta a importância geopolítica de uma cidade como Manaus. Para o sexo masculino, foram encontradas associações mais fortes nas faixas etárias entre 40-49 anos, 50-59 anos e 60-69 anos (RP=2.488, RP=6.305 e RP=4.789 respectivamente). Quanto a escolaridade, novamente o sexo feminino apresenta situação desfavorável, com forte associação entre nenhuma escolaridade e mortalidade cardiovascular (RP=7.260). No sexo masculino observou-se associações mais fortes nas faixas de escolaridade entre 8-11 anos, e 12 anos ou mais (RP=3.021 e RP=6.046 respectivamente). Os testes indicam associação entre os estratos analisados, e a predominância de morte entre homens com mais escolaridade e em mulheres sem escolaridade.
CONCLUSÃO:
A mortalidade cardiovascular no município de Manaus constitui-se em relevante problema de saúde pública. Observa-se nítida desvantagem em relação ao gênero feminino nos dados analisados, necessitando uma abordagem mais detalhada dos serviços de vigilância em saúde, para que sejam definidas as reais condições da saúde desse segmento da sociedade, com o objetivo de implementar ações específicas, principalmente no campo da prevenção.
Palavras-chave: Epidemiologia, Mortalidade cardiovascular, Aspectos socioeconômicos.