61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
MARCADORES MICROSSATÉLITES PARA A PIRANHA VERMELHA Pygocentrus nattereri (KNER, 1858) (CHARACIFORMES: CHARACIDAE) DA AMAZÔNIA
Marcos Prado Lima 1
Adna Cristina Barbosa de Sousa 2
Gliciane Micaele Borges Silva 2
Carlos Henrique dos Anjos dos Santos 1
Carolina Fernandes Silva de Sousa 1
Vera Maria Fonseca de Almeida e Val 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
2. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
INTRODUÇÃO:

Pygocentrus nattereri, considerada a mais perigosa e agressiva espécie de piranha, é popularmente conhecida como piranha vermelha ou piranha caju. Apresenta características biológicas e demográficas que indicam estratégias eficientes para a vida em lagos de várzea, sendo um dos principais predadores desses lagos. É a espécie mais abundante na várzea do rio Solimões/Amazonas, sendo típica de ambientes lênticos. Possui hábito alimentar piscívoro com importante função ecológica no controle das populações de outros peixes. A espécie possui alto valor comercial e constitui importante recurso pesqueiro que tem sido constantemente explorado, tanto na pesca artesanal quanto comercial. Apesar de sua importante função ecológica, a espécie P. nattereri tem sido foco de poucos estudos, particularmente sobre a estrutura genética de suas populações naturais. O presente trabalho tem como objetivo investigar a variabilidade genética da piranha vermelha na Amazônia brasileira.

METODOLOGIA:

Foram desenvolvidos marcadores moleculares microssatélites para a espécie P. nattereri, por meio de uma biblioteca genômica enriquecida com sequencias CT e GT. O DNA total foi extraído a partir do tecido muscular utilizando o protocolo descrito por Sambrook et al. (1989) com algumas modificações. Os fragmentos de interesse foram selecionados, inseridos em bactérias competentes e depois sequenciados em sequenciador ABI 3130, utilizando os primers SP6 e T7. As sequências foram editadas e clusterizadas utilizando os programas EditSeq e SeqMan do pacote Laser Gene vs.5.03 (DNASTAR Inc). Para encontrar as regiões com microssatélites, foi utilizado o programa SSRIT-Gramene e,  em seguida, os primers foram desenhados utilizando o programa Primer Select (DNASTAR Inc.).

RESULTADOS:

A partir do sequenciamento de 96 clones, foi possível desenhar 23 pares de primers dos quais 61% eram simples e 39% compostos. Desse total, 74% eram dinucleotídeos, 13% trinucleotídeos e 13% tetranucleotídeos, sendo 74% perfeitos e 26% imperfeitos.

CONCLUSÃO:
A construção de bibliotecas genômicas enriquecidas consiste de uma metodologia muito eficiente para a obtenção de marcadores moleculares microssatélites. Depois de sintetizados, os primers serão validados e utilizados para estudar a variabilidade genética de populações naturais de P. nattereri da Amazônia ao longo do rio Solimões/Amazonas, gerando informações que possam contribuir para futuros programas de manejo e conservação da espécie.
Instituição de Fomento: PIATAM (PETROBRAS/FINEP); CAPES; PRONEX (CNPq/FAPEAM)
Palavras-chave: microssatélites, variabilidade genética, piranha vermelha.