61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DO APRENDENTE
ADILSON GOMES DOS SANTOS 1, 2
MARIA DA GRAÇA MOREIRA FERREIRA 3
1. Profº MSc. - Universidade do Estado da Bahia – UNEB
2. Profº MSc. - Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE
3. Profª Esp. Secretaria da Educação da Bahia – SEC/BA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as opiniões dos professores-cursistas sobre o percurso de aprendizagem na educação a distância (EAD) e a sua influência no exercício da docência presencial. É uma investigação de natureza qualitativa, que teve como objeto de estudo as políticas públicas de formação inicial de professores, tendo como campo empírico o curso de licenciatura em Letras Português-Inglês, primeiro curso de graduação na modalidade a distância do estado da Bahia. Os resultados da pesquisa apontaram que, a partir da vivência do processo educativo na EAD, a maior parte dos professores-cursistas conseguiram romper com a concepção tradicional de educação, incorporando no seu percurso de aprendizagem e, consequentemente, no exercício da docência presencial, as tecnologias da informação e comunicação (TIC), por meio de uma postura crítica, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Os resultados ainda mostraram as potencialidades da EAD como uma alternativa para os cursos de formação de professores em consonância com as novas exigências da sociedade da informação.
METODOLOGIA:
Foi adotado como procedimento metodológico o Estudo de Caso numa abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa documental e aplicação de questionário online. Para análise e reflexão, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2008). Dessa forma, no período de 2007-2008, foram selecionados duzentos e dezenove (219) professores-cursistas que optaram por fazer o curso mediado pelas TIC. Este grupo foi denominado pela instituição de alunos da modalidade on-line. Deste universo foram enviados cento e vinte (120) questionários e foram devolvidos quarenta e oito (48). Assim, a população alvo ficou constituída por quarenta e oito (n = 48) professores divididos em 32 cidades, devidamente matriculados no curso de Licenciatura em Letras (Português-Inglês) na modalidade a distância, do Programa de Formação Inicial de Professores do Estado da Bahia. Os dados foram coletados diretamente dos professores-cursistas, posteriormente transcritos, revistos e analisados. Serão apresentados os resultados das analises das opiniões dos professores-cursistas sobre seus percursos de aprendizagem vivenciados como aprendentes, no curso de formação inicial à distância e suas implicações no exercício da docência presencial.
RESULTADOS:
Os resultados levantados demonstram que as principais motivações dos professores-cursistas pesquisados foram: oportunidade / necessidade / possibilidade de fazer uma graduação, com 77,1%, seguido pela comodidade de conciliar trabalho e horário de estudo com 37,5%, e falta tempo e condições financeiras para fazer um curso presencial, com 29,2%. Os resultados representam as principais motivações que influenciaram o ingresso no curso à distância, pelo menos no primeiro momento. A partir dos resultados apresentados evidencia-se que a perspectiva do aperfeiçoamento: qualificação profissional, ampliar conhecimento, contato com as tecnologias, realização do sonho, entre outros, ficaram em segundo plano. Quanto à influência do percurso de aprendizagem na EAD sobre o hábitos de estudo do aprendente, 97,9% dos professores-cursistas pesquisados responderam que modificaram seus hábitos de estudo a partir do processo educativo vivenciado na EAD, apenas 2,1% responderam que modificou em parte. Quando perguntado se o processo educativo na EAD modificou o exercício da docência presencial, 78,7% dos entrevistados responderam que sim, às influências trazidas pelo curso à distância modificou o exercício da docência presencial, apenas 4,3% responderam que não houve mudanças e 17% não responderam.
CONCLUSÃO:
Retomando as questões discutidas na presente investigação, destacam-se os principais aspectos revelados no estudo: O percurso de aprendizagem na EAD evidenciou as mudanças nos hábitos de estudo dos professores-cursistas. A utilização dos recursos disponibilizados com as TIC no processo educativo na EAD fez com que os professores-cursistas percebessem, in situ, o descompasso entre a sociedade contemporânea e a prática ainda vigente nas escolas. Assim, os professores-cursistas no exercício da docência presencial, sentiram a necessidade de adotarem, mesmo que de forma incipiente, as concepções que embasam a EAD, e propor novos percursos de aprendizagem, ou seja, aproximar o cotidiano escolar a realidade dos alunos que interagem cada vez mais no espaço virtual. Apesar dos resultados apontarem um eficiente processo de formação, em especial a familiarização com as TIC, ainda se faz necessário um estudo contextualizado sobre as dificuldades e/ou resistências por parte dos professores com vistas à inserção das TIC nas escolas. Assim, fica um desafio para os cursos de formação inicial de professores à distância: a necessidade dos sistemas públicos de ensino oferecerem um espaço de discussão em torno do desenvolvimento tecnológico e da sua aplicabilidade no processo de ensinar e aprende.
Instituição de Fomento: UNEB
Palavras-chave: EAD, Percurso de aprendizagem, Docência presencial.