61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 2. Fisiologia Comparada
Atividade da tripsina, amilase e maltase durante o desenvolvimento embrionário e larval de tambaqui, Colossoma macropomum (CUVIER, 1818). 
Katherine López Vásquez 1
Karen Yuri Suguiyama da Silva 1
Adalberto Luis Val 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
INTRODUÇÃO:

Um dos principais entraves no desenvolvimento de pacotes tecnológicos no cultivo sistematizado de espécies nativas de importância comercial na região amazônica e que apresentam potencial para piscicultura como o tambaqui, Colossoma macropomum é a falta de conhecimentos sobre suas exigências nutricionais. Conseqüentemente, as dietas disponíveis no mercado, para a maioria dessas espécies, não são balanceadas. Desta forma, a inadequada relação entre as concentrações dos nutrientes na dieta pode conduzir ao aumento da mortalidade e à diminuição na taxa de crescimento e conversão alimentar. Conhecer a habilidade do tambaqui, em hidrolisar carboidratos, lipídeos, proteínas, fibras e outros nutrientes, considerando as mudanças de hábito alimentar que apresenta durante sua vida, requer identificação das enzimas digestivas durante seu desenvolvimento ontogenetico. Estas informações podem ajudar a determinar o momento ótimo para a primeira alimentação, bem como, as potencialidades e limitações do uso de alimentos artificiais. O objetivo do presente trabalho foi determinar a atividade das enzimas digestivas pancreáticas tripsina e amilase e a enzima associada à borda em escova da membrana intestinal maltase durante o desenvolvimento embrionário e larval do tambaqui.

 

METODOLOGIA:

As coletas foram realizadas no Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aqüicultura – CTTPA localizado a 170 km da cidade de Manaus no Município de Balbina. Os ovos e larvas foram coletados dentro da cápsula ovular, uma hora após eclosão e a cada doze horas até 120 horas após eclosão (HAE). Os juvenis foram coletados com 16, 30, 45 e 90 dias após eclosão (DAE). Todas as amostras foram congeladas a -70°C até posterior análise. A quantidade de proteína solúvel nos extratos enzimáticos foi determinada segundo o método de Lowry (1951), utilizando soro de albumina bovina (BSA), como proteína padrão. A atividade da amilase foi determinada pela hidrólise do substrato (amido) e os produtos (açúcares redutores) determinados pelo método de Somogyi-Nelson (1955). A atividade da maltase foi determinada pela hidrólise do substrato maltose e o produto da reação (glicose) quantificado pelo método da glicose-oxidase (Dahlquist, 1961). A atividade da tripsina foi determinada segundo Erlanger et al. (1961) utilizando N-a-benzoil-L-arginine p-nitroanilide hydrochloridae (BAPNA) como substrato. A significância estatística das diferenças entre grupos foi estabelecida por meio de ANOVA e posterior teste de comparação múltipla de Tuckey, com limite de significância de 5%.

RESULTADOS:

A atividade das enzimas tripsina e amilase foi detectada em larvas 1 HAE (0,02 ± 0,001 e 0,018± 0,001 U/mg de proteína, respectivamente) aumentando progressivamente até alcançar a máxima atividade em juvenis com 45 DAE (1,87 ± 0,04 U/mg de proteína) e 90 DAE (2,73 ± 0,013 U/mg de proteína), respectivamente. No momento da eclosão o pâncreas de algumas espécies de peixes está formado e é funcional, embora nesta etapa o sistema digestório não esteja completamente diferenciado (Person-Le Ruyet, 1989). Já a maltase foi detectada em larvas ainda movimentando-se na cápsula ovular (0 HAE) (0,02 ± 0,006 U/mg de proteína) aumentando progressivamente até alcançar um pico de atividade em larvas com 72 HAE (0,35 ± 0,01U/mg de proteína), coincidindo com a abertura da boca e provável inicio da alimentação exógena até alcançar a máxima atividade em juvenis com 90 DAE (8,65 ± 0,005 U/mg de proteína) (P< 0,05). O aumento de atividade das enzimas relacionadas com as etapas intermediária e final do processo digestivo em larvas de peixes é associada à presença de enterócitos funcionalmente mais desenvolvidos (Zambonino Infante & Cahu, 2001). A presença das principais enzimas digestivas no momento da apertura da boca tem sido demonstrada em outras espécies como, Dentex dentex (Gisbert et al., 2009).  

CONCLUSÃO:

O tambaqui, C. macropomum, possui as enzimas digestivas que o habilitam a digerir e absorver carboidratos e proteínas antes mesmo da abertura da boca e do início da alimentação exógena. Isso sugere que a aquisição das funções digestivas desta espécie de peixe é um pré-requisito para o início da alimentação exógena. Estudos complementares com outras enzimas poderiam ajudar a determinar o momento adequado para a primeira alimentação, bem como, direcionar a escolha dos ingredientes, e a proporção dos nutrientes energéticos e estruturais para elaboração de uma ração adequada ao estágio de desenvolvimento.

Instituição de Fomento: Trabalho financiado pelo Projeto Pronex (CNPq), FAPEAM, INPA CAPES
Palavras-chave: Ontogenia, Enzimas digestivas, Colossoma macropomum.