61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ANÁLISE DE PÊLOS: COMPRIMENTO, IMPRESSÕES CUTICULARES E MEDULARES DE Alouatta guariba clamitans, Puma (Herpailurus) yagouaroundi E Tamandua tetradactyla PERTENCENTES À COLEÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - SANTA CATARINA
Aline Luiza Tomazi 1
Amanda Hammes 1
Dirlene Lilian Lada 1
Vanessa Pecini da Cunha 1
Zelinda Maria Braga Hirano 1
1. Departamento de Ciências Naturais, Universidade Regional de Blumenau / FURB
INTRODUÇÃO:

A análise de pêlos é um método utilizado em pesquisas de diversas áreas do conhecimento, por exemplo, na ecologia é muito utilizado na identificação de espécies de mamíferos consumidos na alimentação de predadores. A incidência de mamíferos como o tamanduá-mirim, o bugio e o gato-do-mato na dieta de carnívoros evidencia a importância de haver amostras destes animais em um banco de pêlos.  Assim, o banco de pêlos é uma forma rápida, prática e viável quando se necessita consultar diferentes tipos de pêlos. Visto, que nem sempre a análise macroscópica dos pêlos é suficiente para determinar a espécie da presa, por isso técnicas para análise de estruturas microscópicas como medula e cutícula vêm sendo estudadas. Frente aos fatos citados acima, o presente trabalho teve por objetivo identificar, catalogar e descrever a microestrutura cuticular e medular de pêlos de animais das espécies Alouatta guariba clamitans (Humboldt, 1812) - bugio-ruivo; Puma (Herpailurus) yagouaroundi (É. Geoffory Saint-Hilare, 1803) - gato-mourisco; Tamandua tetradactyla (Linnaeus, 1758) - tamanduá-mirim para posteriormente fazer parte do banco de pêlos da Universidade.

METODOLOGIA:

As análises foram feitas através de amostras de pêlos coletados manualmente de quatro regiões (membros anteriores, membros posteriores, cabeça e coccígea) de peles taxidermizadas das espécies: Alouatta guariba, Puma yaguaroundi e Tamandua tetradactyla, pertencentes à coleção científica do Laboratório de Taxidermia da Universidade Regional de Blumenau. Após a coleta, os pêlos foram separados conforme tamanho e cores por tipos e de cada, 20 foram medidos. Dos diferentes tipos de pêlos de cada região foram preparadas lâminas para análise de escamas cuticulares e medulares. Foram utilizados esmalte de unhas incolor e Entellan®, para o preparo das lâminas cuticulares e para a visualização da medula foi utilizada a diafanização, sendo que os pêlos foram fixados com Entellan® sobre uma lâmina e lamínula. As que apresentaram melhor visualização foram analisadas sob microscópio óptico. A análise da classificação das escamas cuticulares baseou-se na proposta de Brunner & Coman (1974) e Perrin & Campell (1980) e para as de medula a categorização segundo foi Brunner & Coman (1974).

RESULTADOS:

As escamas de A. clamitans caracterizaram-se como ondulada em suas bordas e margens adjacentes próximas com ondeado irregular. A medula apresentou as classificações: contínua simples, descontínua fragmentada, contínua treliça estreita. A região coccígea teve dois tipos de pêlos, com comprimento mínimo de 20 mm e máximo de 37 mm e as demais apresentaram três tipos, entre 9 mm e 76 mm. O P. yagouaroundi apresentou um padrão de escama cuticular onde suas bordas foram dentadas e distantes entre as margens e escamas cuticulares petalóides irregulares. Na medula ocorreram diferentes padrões de acordo com a região e tipo: contínua treliça estreita aeriforme; seriada unisseriada; contínua simples e descontínua interrompida. Em todas as regiões corporais analisadas encontraram-se dois tipos de pêlos que variaram de 0,9 mm a 35 mm. As lâminas de escamas cuticulares de T. tetradactya apresentaram o contorno das bordas das escamas crenado, distância entre as margens adjacentes próximas e escamas ondeadas irregularmente e medula simples. A região anterior teve quatro tipos, entre 22 mm e 55 mm e as demais regiões apresentaram dois tipos variando de 16 mm e 79 mm. O ápice dos pêlos de bugio, puma e tamanduá foram: filiformes, peniciliforme e agudo; filiforme; agudo e filiforme respectivamente.

CONCLUSÃO:

Algumas variações medulares de Alouatta clamitans e Puma yagouaroundi podem estar relacionadas com o padrão de coloração dos pêlos, sendo necessárias padronizações das colorações dos mesmos, para claramente definir a existência ou não de uma relação com a medula. Apesar da maioria das análises terem coincidido com trabalhos descritos na área, tiveram-se dificuldades na classificação de algumas lâminas, visto que em alguns casos elas eram únicas, não havendo duplicatas para comparação. Assim, sugere-se um maior número de lâminas para a realização das análises para cada região corpórea do animal, para que em casos de dúvidas haja material para comparação. Contudo, iniciou-se o banco de pêlos da Universidade e este irá incorporar o acervo do laboratório de Biologia Animal.

Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Tricologia, Banco de pêlos, Mamíferos.