61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
RENDIMENTO DO ÓLEO EXTRAÍDO DE CASCAS DE ARROZ Oryza sativa L. BENEFICIADO NA CIDADE DE BOA VISTA - RR
Candice Nóbrega Carneiro 1
Antônio Alves de Melo Filho 1
Rita de Cássia Pompeu de Sousa 2
Simone Rodrigues Silva 1
1. Universidade Federal de Roraima
2. Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
O arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo. No Brasil, o fechamento da safra 2008 chegou a 12 milhões de toneladas. No mesmo ano em Roraima, foram produzidas 106 mil toneladas. Na indústria do arroz temos, como subproduto mais volumoso, as cascas, que podem ser aproveitadas de diversas maneiras benéficas ao homem e ao meio ambiente. Atualmente, é aplicado praticamente para adubação do solo e complemento de ração animal. O óleo de arroz é obtido do farelo da casca do arroz (película fina que fica aderida ao grão). É rico em vitaminas do complexo “E”, tocoferóis e tocotrienóis que são importantes antioxidantes e desempenham um importante papel na estabilidade dos óleos. Considerando que as cascas correspondem a 20% da produção do cereal, no Estado de Roraima, em 2008 foram produzidas 21.200 toneladas de cascas de arroz. Desta forma, atenta-se para a sustentabilidade dos recursos consumidos nos processos produtivos e para o reaproveitamento resíduos gerados. A cultura de arroz no Estado de Roraima vem se destacando nacionalmente ao longo dos anos, no entanto, ainda não existem estudos sobre aplicações dos resíduos gerados, sendo objeto desta pesquisa.
METODOLOGIA:
Foram realizados ensaios em duplicata para extração do óleo da casca de arroz por dois métodos distintos: extração a quente em equipamento soxhlet (por seis horas sob agitação) e extração a frio (por uma hora com agitação mecânica). Em ambos os métodos foi utilizado o solvente Hexano P.A., sendo recuperado em seguida por rotaevaporação.
RESULTADOS:
Na extração a quente, foi obtido o rendimento médio de 0,35% e na extração a frio, foi obtido o rendimento de 0,10% para os ensaios em duplicata. Com base nos resultados obtidos, pode-se considerar que a extração a quente do óleo de cascas de arroz produz um maior rendimento do que a extração a frio.
CONCLUSÃO:
De acordo com a produção nacional de cascas de arroz, poderiam ter sido produzidas em 2008, cerca de 8.480 toneladas de óleo bruto. Para o Estado de Roraima, no ano de 2008 (21.200 toneladas), teríamos 74,2 toneladas do óleo bruto, usando como referência o método de extração a quente. Um terceiro método de extração do óleo de casca de arroz está sendo estudado e será utilizado, a extração usando fluido supercrítico, visando utilizar um solvente atóxico, não gerar resíduo e um método que não destrua a amostra, contribuindo para uma tecnologia limpa.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: casca de arroz, óleo, óleo de arroz.