61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 3. Serviços Urbanos e Regionais
EXCLUSÃO AOS SERVIÇOS URBANOS E A COMPREENSÃO DE SAÚDE E DOENÇA: UM ESTUDO EM DUAS MICRO-POPULAÇÕES URBANAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ.
Daniela Teixeira Costa 1
Biatriz Araújo Cardoso 1
Voyner Ravena Cañete 1
1. Universidade da Amazônia/ UNAMA
INTRODUÇÃO:
O processo saúde-doença representa as variações biológicas, resultantes de adaptações físicas, mental e social, bem como, das condições do ambiente de vida do indivíduo, estando intrinsecamente ligado as necessidades como moradia, alimentação, educação, saúde ou lazer para viver a vida. Ao se relacionar as condições de vida e a situação de saúde, observa-se que o risco de adoecer é maior entre as camadas mais pobres da população, portanto, a percepção do estado de saúde é importante para avaliar as condições de saúde populacional, bem como, as políticas de saúde e auxiliar na formulação de novas propostas de saúde coletiva, para que sejam melhoradas as condições de vida da população. Para tanto, a compreensão do processo saúde-doença é um componente importante na vida das pessoas, e deve ser visto como fator de destaque para elaboração de políticas públicas adequadas, a fim de melhorar as condições de vida dos indivíduos. Este estudo teve como objetivo geral estudar a exclusão aos serviços urbanos na compreensão de saúde e doença em duas micro-populações urbanas do município de Belém – Pará.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em duas micro-populações da Região Metropolitana de Belém. Para a escolha das áreas foi levado em consideração que o município de Belém apresenta algumas áreas que ainda não receberam estrutura de drenagem dos canais ou receberam de maneira inadequada, fato que resulta em áreas sem saneamento básico adequado como a área do entorno do Igarapé Mata Fome e do entorno da Universidade da Amazônia (UNAMA)/ Campus Alcindo Cacela. Para a amostra foram utilizados os dados de 168 indivíduos, correspondendo 84 para cada área de estudo. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários sobre condições socioeconômicas (renda e educação), demográfica/ habitacional (moradia, tipo de moradia, localização do banheiro) e de percepção de saúde (tipo de serviço de saúde, frequência com que procura atendimento à saúde, proximidade do serviço de saúde que frequenta).
RESULTADOS:
Observou-se que na população do entorno da Unama Campus Alcindo Cacela, 38% apresentam 1º grau incompleto e 38% com 2º grau completo, na qual a população recebe mais de 3 salários mínimos mensal. Nas características habitacionais, 95% dos domicílios são próprios, com 54% de edificações em alvenaria e 38% em madeira. Na comunidade do entorno do Igarapé Mata Fome pode ser observado que 85% da população recebe até 3 salários e um percentual significativo dos indivíduos não tem o 1º grau completo. Dos domicílios 95% são próprios, ainda que não regularizados e 39% possuem banheiro fora da residência. No que se refere à percepção de saúde, 75% dos moradores do entorno do Igarapé Mata Fome afirmam ter posto de saúde próximo da residência, no entanto, 45% relatam que utilizam apenas quando estão doentes e 47% periodicamente. Na outra comunidade, o uso sistema público de saúde é de 89%, porém, estes procuram não somente as unidades de saúde mais próximas, mas aquelas que apresentam os melhores serviços, 73% dessa população procuram atendimento de saúde periodicamente e apenas 21% só procuram quando estão doentes, indicando que essa comunidade apresenta uma percepção de saúde vinculada ao oferecimento de serviços, ao contrário do que ocorre na outra comunidade estudada.
CONCLUSÃO:

A percepção do estado de saúde dos indivíduos é de fundamental importância para avaliar as condições de saúde populacional, bem como analisar as políticas de saúde e auxiliar na formulação de novas propostas de ação e estratégias de saúde pública. Nesse sentido, os dados apresentados relativos à compreensão das micro-populações amazônicas sobre o processo saúde-doença permite inferir que mesmo em populações semelhantes do ponto de vista socioeconômico e demográfico, a percepção sobre o processo saúde-doença está diretamente relacionada às condições oferecidas pelo meio ambiente urbano.

Instituição de Fomento: Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - FIDESA
Palavras-chave: serviços urbanos, saúde-doença, Belém.