61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
TÉCNICOS DE ENFERMAGEM ATUANTES NA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES (AM) E A TEMÁTICA DO USO PROBLEMÁTICO DE ÁLCOOL
Kaliny de Souza Lira 1
Rodrigo Otávio Moretti Pires 2
1. NESC-SOL/ISB/UFAM
2. CCS-DSP-UFSC
INTRODUÇÃO:

As mudanças contemporâneas atuais que influenciado para os novos desafios com certos temas socioeconômicos, culturas e principalmente os do campo da saúde. Quanto o enfoque é voltado para o uso de álcool e drogas esse problema é ainda mais ampliado, uma vez que os acometidos por esse problema de saúde pública tornam-se abrangente. Assim o estabelecimento de diretrizes, ações e metas preconizados pelo Ministério da Saúde, impulsiona-nos a uma perspectiva transversalizadora que permite a apreensão do fenômeno contemporâneo do uso abusivo em álcool e outras drogas, diversificando em atividades preventivas e promotoras a saúde. Desta forma, ver-se a necessidade em buscar o conhecimento dos técnicos de enfermagem atuantes em Estratégias de Saúde da Família sobre a temática do uso problemático de álcool, atreves da utilização de grupos focais.

METODOLOGIA:

O presente estudo trata-se de uma perspectiva qualitativa, sendo realizados grupos focais com os técnicos de enfermagem, em seu âmbito de trabalho, as UBSs,. Os grupos focais foram compostos por seis a oito participantes, um numero considerável segundo a literatura existente. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturas, contendo dez perguntas, distribuídas em atuação, conhecimento e posicionamento diante da temática aqui apresentada. Após a leitura exaltiva do material, estes foram devidamente analisados e categorizados.

RESULTADOS:

Os grupos de referiam a questão da frágil condição que lhes é dada para atuação em Estratégias de Saúde da Família sobre a temática do uso problemático de álcool, dado a gama de indivíduos, de vários extratos sociais, que fazem uso do álcool. Houve a ocorrência do silêncio na falas de ambos os grupos, com relação ao que o Sistema de Saúde garante como prática e necessidade de assistência à Saúde. Foi marcante a transposição das responsabilidades passada aos poderes públicos, eximido a equipe multiprofissional de sua competência, em nenhum momento mencionado, ferindo o principio da integralidade já preconizado pelo Sistema Único de Saúde.

CONCLUSÃO:

Há uma grande necessidade para a capacitação de profissionais atuantes em atenção primária à saúde, a fim de minimiza as lacunas existentes. O presente estudo qualitativo possibilitou a aquisição de informações que mostram o quanto à população, localizada no Médio Solimões, convive o referido tema aqui apresentado, Tanto com a falta de capacitação desses profissionais, quanto no mal uso de bebidas alcoólicas, citados frequentemente nas falas dos participantes.

Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Álcool, Enfermagem, Saúde.