61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
Fundamentos teórico-metodológicos da Educação do campo: uma análise a partir dos registros bibliográficos |
Adria Simone Duarte de Souza 1 Tayna Tavares Neves 2 |
1. Docente da Universidade do Estado do Amazonas. Mestre em Educação. Orientadora. 2. Discente da Universidade do Estado do Amazonas. Bolsista PAIC. |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa objetiva compreender os fundamentos teórico-metodológicos que orientam e fundamentam a prática de Educação do Campo. Neste sentido, a relevância deste projeto encontra-se em pensar uma educação do campo voltada para a realidade amazônica e esta atitude requer refletir sobre sua fundamentação teórico-metodológica para propor alternativas vinculadas à realidade das comunidades do campo. Neste sentido, busca-se entender a Educação do Campo através do diálogo com a teoria pedagógica e, mais amplamente, com a formação humana. Durante o desenvolvimento desta pesquisa foram levantadas as seguintes questões norteadoras: Quais os fundamentos teórico-metodológicos que orientam e fundamentam a prática de educação do campo? Quais as diretrizes epistemológicas e filosóficas presentes na educação do campo?
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METODOLOGIA: |
Este estudo se constituiu em uma pesquisa que utilizou a abordagem qualitativa e buscou compreender os fundamentos teórico-metodológicos que orientam e fundamentam a prática de educação do campo, além de verificar a partir da bibliografia quais os princípios educativos orientadores da Pedagogia do Campo. A adoção do conceito de pesquisa qualitativa deu-se por esta enfatizar a questão dos significados, já que trabalha com a vivência, com a experiência, com a cotidianeidade e também com compreensão das estruturas e instituições como resultado da ação humana objetivada (Minayo, 2002, p.24).Com base nos procedimentos técnicos utilizados dois momentos: 1) os dados foram coletados a partir do levantamento de material bibliográfico que analisou as referencias bibliográficas sobre a educação do campo (verificando as concepções de ensino-aprendizagem assumidas como norteadoras da prática desenvolvida na educação do campo; 2) A partir do levantamento de dados, o tratamento do material foi desenvolvido a ordenação, a classificação e análise do material. O tratamento deste material e a análise desses documentos foi possível elaborar uma compreensão sobre os pressupostos teóricos que embasam os fazeres educativos da educação do Campo. |
RESULTADOS: |
A partir da análise das referencias bibliográficas foi possível compreender que os fundamentos metodológicos que orientam e fundamentam a educação do campo são: A Pedagogia da Alternância, a Pedagogia do Movimento e a Escola Ativa. A Pedagogia da Alternância consiste numa “metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional” (Teixeira; Bernartt; Trindade, 2008). A Pedagogia do Movimento busca organizar o trabalho pedagógico por Temas Geradores organiza-se, predominante como orientação às práticas das escolas situadas nos princípios político-pedagógicos emancipatórios (Freire, 1991) e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (Caldart, 1999), que buscam superar os limites do modo como o currículo escolar se organiza e se constitui historicamente na escola, pelas divisões das tarefas entre os educadores. A Escola Ativa é uma metodologia de ensino, voltada para gestão de classes multisseriadas que combina, na sala de aula, uma série de elementos e de instrumentos de caráter pedagógico/administrativo, cuja implementação objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido nas escolas do campo.
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CONCLUSÃO: |
A análise dos resultados revelou que a Pedagogia da Alternância começou a tomar forma em
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Instituição de Fomento: FUNDAÇAO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS/FAPEAM |
Palavras-chave: Educação do Campo, Metodologias de Ensino-Aprendizagem, Trabalho Pedagógico. |