61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE CAMU-CAMU A PARTIR DE ESTACAS EXTRAÍDAS POR MEIO DOS RAMOS DE DIFERENTES POSIÇÕES DA PLANTA E CONCENTRAÇÕES DE ANA.
Lais Alves da Gama 1
Kaoru Yuyama 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(INPA)
INTRODUÇÃO:

O potencial do fruto de camu-camu está no elevado teor de vitamina C, que varia entre 800 a 6100 mg/100g de polpa (Yuyama et al., 2002). A vitamina C natural pode prevenir envelhecimento e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.Um dos fatores limitantes na disseminação do cultivo comercial de camu-camu é a produção de mudas de alta qualidade. As plantas selecionadas com diversos caracteres desejáveis necessitam ser propagada e multiplicada, para isso e necessário uma metodologia eficiente de clonagem, como estaquia, enxertia e outros.Algumas substâncias de ocorrência natural nas plantas e com propriedades semelhantes aos hormônios atuam na iniciação de raízes.Atualmente, os hormônios são produzidos também sinteticamente , com sua aplicação na planta pode-se induzir a determinadas reações como o ANA(Ácido naftaleno acético), considerado mais efetivo que o AIA por ser pouco destruído pelo sistema AIA-oxidase, persistindo nas plantas por um período de tempo maior que as auxinas endógena (Salisbury et al.,1991). Nesse sentido, o presente estudo visa avaliar efeitos de estacas provenientes de diferentes posições da planta e submetidas a concentrações de acido naftaleno acético para produção de mudas de camu-camu.

METODOLOGIA:

O material foi coletado no período matinal,na Estação Experimental de Olericultura, situada na av. Torquato Tapajós , km 14, no banco de germoplasma de camu-camu.Após a coleta, foram  separadas as estacas retiradas de determinadas posições dos ramos, abaixo de 10 cm, parte intermediária (10 a 50 cm; 50 a 100 cm) e acima de 100 cm. Logo em seguida , as estacas foram colocadas em soluções de ácido naftaleno acético (ANA) com quatro concentrações (0, 100, 200 e 300  ppm) por 14 horas no escuro. Posteriormente, foi plantado em substrato de serragem, dentro da casa de nebulização coberta pelo plástico transparente e controlado o sistema de irrigação pela balança de mercoid. Foram realizadas três avaliações,cada uma a partir de 28 dias,na primeira avaliação reconheceu o total de estacas com emissões de brotos; na segunda avaliação número de estacas com emissão de brotos e emissão e comprimento de ramos,e na terceira avaliação,emissão e comprimento de raízes.O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições, seguindo o esquema fatorial 4x4,o total de estacas por repetição foram de 10. Os dados foram submetidos a análise de variância, com teste F e as médias pelo Teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade.

RESULTADOS:

A partir dos dados obtidos verificou-se que as estacas, no seu fatorial posição dos ramos, não obteve diferença significativa , entretanto as estacas entre 55 e 100 cm apresentaram a maior emissão de brotos entre os 30 dias(48.50%), aos 60 dias, tanto na emissão de ramos como na de brotos, as estacas de posição abaixo de 10 cm obtiveram os melhores resultados (11.72 % e 32.62 %). A posição que mais se destacou foi a entre 10 e 50 cm, que aos 60 dias, o seu comprimento médio de ramos foi de (13.93 %) ,e aos 90 dias a emissão de raízes (24.73 % ) e o comprimento médio das raízes (22.01 %).Em relação a concentração de ANA, não houve diferença significativa entre 30 e 60 dias, tendo as testemunhas uma tendência por apresentarem maior porcentagem de emissão de brotos aos 30 dias (51.57 %), e aos 60 dias,na emissão de brotos(30.80 %) emissão de raízes (14.15 %) e o comprimento médio das raízes (12.21 %), só ouve diferença significativa aos 90 dias na emissão de raízes,tendo os melhores resultados nas concentrações entre 200 ppm (25.15 %) e 300 ppm (25.37 %).Assim como aos 90 dias, a concentração de 200 ppm foi a que obteve a maior porcentagem na emissão de raízes (19.58 %).    

CONCLUSÃO:

Os resultados ainda não são suficientes para indicar o melhor local do ramo para a retirada de estacas, isso diferi muito devido a época em que se é feita a colheita desse material, podendo a planta matriz estar passando por um processo fisiológico e utilizando todos os nutrientes da planta para outros fins, entretanto, vemos uma tendência a posição entre 10 e 50 cm, onde observou-se as melhores porcentagens. Na utilização do hormônio ANA, houve uma significância na emissão de raízes aos 90 dias, mostrando que a concentração de 300 ppm ,obteve um melhor desempenho em relação aos outras concentrações, mas ainda sim, é necessário que se faça novos experimentos com este hormônio(ANA) em outras concentrações, para aprimorar as técnicas de utilização.   

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
Palavras-chave: camu-camu, Ácido naftaleno acético , estaquia.