61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
LITERATURA INDÍGENA: SIMBOLOGIA MITOLÓGICA E LENDÁRIA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA ALDEIA DO UMARIAÇU I
Maria Auxiliadora Coelho pinto 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA
INTRODUÇÃO:

Há no Brasil variedades de lendas influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos considerar que a simbologia mitológica não significa mentira, e nem verdade absoluta, o que podemos e devemos deduzir é que uma história para ser criada, definida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas. Na cultura indígena há uma diversidade dessas lendas e simbologia mitológica que pode ser trabalhada dentro da sala de aula trazendo assim um novo parâmetro metodológico na prática dos docentes. O que é relevante destacar, neste contexto, que embora não se tenha diversidade de livros didáticos para que os educadores indígenas façam pesquisas, os mesmos podem procurar outra forma para dinamizar seus trabalhos pedagógicos, utilizando o lendário, a simbologia mitológica para desenvolver o trabalho pedagógico na sala de aula dando ênfase no ensino sistematizado.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi desenvolvido com os professores e alunos da Escola Municipal Oi Tchürune  da aldeia do Umariaçu I.  Foi proposto um trabalho voltado para a formação do cidadão, através das lendas e simbologia mitológica por está presente intrinsecamente na vida dos discentes e de sua família que reside na aldeia do Umariaçu I no município de Tabatinga no Estado do Amazonas. Por outro lado, o presente estudo permitiu o resgate e valorização da cultura popular vivenciadas pelos os aprendentes. A pesquisa aconteceu através de: conversa informal com moradores da aldeia fim de levantar as Lendas ainda existentes, e levadas ao conhecimento dos docentes para ser incorporada no planejamento e assegurada na metodologia a ser aplicada na sala de aula.

RESULTADOS:

Utilizou-se a simbologia mitológica e lendária para trabalhar na sala de aula, trouxemos alguns antigos da comunidade para contar essas histórias e os professores se tornaram escribas para que elas ficassem escritas nas coletâneas produzidas por professores e alunos, a partir delas os alunos criaram as imagens através de produção de pôster, histórias em quadrinhos e outras atividades inerentes á sala de aula, algumas dessas histórias e atividades foram feitas na língua materna Ticuna. Este trabalho teve como foco principal a leitura e a escrita a partir dos textos trabalharem os conteúdos curriculares. Tivemos um resultado significativo, pelo fato de prender a atenção dos alunos indígenas, o interesse, a alegria, o entusiasmo e o envolvimento de todos pelas atividades propostas na sala de aula.

CONCLUSÃO:

Constatou-se através desse trabalho que ao trazer a simbologia mitológica e lendária para sala de aula proporcionou o envolvimento do discente indígena nas atividades propostas pelos docentes. Fomentou uma continuidade da sua vida relacionando-a com a que tem em casa, pois sua vida transcorre nesse conhecimento ajudando-a inserir na cultura. Os discentes foram conduzidos a um mundo de fantasia que resultou saberes significativos. É dentro deste cenário cultural recheado com formas de conhecer e manifestar o mundo diversificado que a criança se insere, formando a sua personalidade e o conhecimento sistematizado.

Palavras-chave: Literatura , Simbologia mitológica , Aprendizagem.