61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
LITERATURA INFANTIL COMO MOTIVAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL – RELATO DE PESQUISA-AÇÃO REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE HUMAITÁ/AMAZONAS
Rebeka da Silva Aguiar 1
Elson José Alves dos Santos da Rocha 1
Rodiléa França Nogueira 1
Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas 1
Raquel Aparecida Dal Cortijo 1
Marcos Vinícius Scheffel 1
1. Universidade Federal do Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira - IAA-Humaitá
INTRODUÇÃO:
Diante dos baixos índices de aprendizagem registrados pelo MEC com relação à aprendizagem dos estudantes do Estado do Amazonas, verificamos a necessidade de realizar esta investigação-ação no sentido de favorecer a aplicação de novas metodologias que possam contribuir para facilitar o processo ensino – estudo -aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental. A atividade realizou-se em uma escola  pública de Humaitá enfatizando estratégias didáticas da literatura infantil a partir da execução de um projeto de PIBEX que articula a pesquisa e extensão universitária. A iniciativa tem como objetivo colaborar com a busca de novas metodologias que motivem estudantes do ensino fundamental a interpretarem textos, de modo a melhorarem o interesse pela leitura, bem como a criticidade em relação aos diferentes tipos de textos. Tomando em consideração resultados de investigação na área da Literatura, diversas pesquisas concluem que a literatura infantil como recurso didático e pedagógico pode contribuir para minimizar as dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, sendo possível trabalhar a leitura, a interpretação e a produção de textos
METODOLOGIA:

Este projeto de pesquisa-ação foi desenvolvido com 47 alunos, sendo 24 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Humaitá no Estado do Amazonas, no 1º semestre de 2009, contou com a participação de dois professores da referida escola. Os estudantes participaram de oficinas literárias nas quais tiveram a oportunidade de conhecer grande parte dos clássicos da literatura infantil, manuseando livros ilustrados como: “Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “O Patinho Feio”, “Os três porquinhos, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Chapeuzinho Vermelho” “Lendas Amazônicas” e “Folclore Brasileiro” dentre outros. Nestas oficinas foram desenvolvidas atividades como teatro, pintura, leitura, interpretação e produção de textos, na oportunidade os alunos tiveram a oportunidade contar histórias que já sabiam. Com o fomento dos textos literários os educandos puderam expor através de desenhos e produções textuais suas opiniões acerca da temática discutida de cada história.

RESULTADOS:

Ao término da intervenção percebeu-se que a relação entre os alunos melhorou significamente, uma que vez que até os menos participativos, começaram a ter um comportamento mais ativo, pois demonstraram interesse em participar das atividades propostas. Vale ressaltar que o desenvolvimento dos estudantes concernente à expressão oral é um dos fatores positivos apresentados pelos mesmos durante a pesquisa, já que grande parte dos alunos participou ativamente diante dos questionamentos surgidos durante as aplicações das atividades. Com este projeto de pesquisa-ação buscou-se contextualizar os conteúdos de cada texto proposto, para que, dessa forma pudesse haver uma relação com o cotidiano dos estudantes. Esta contextualização foi o ápice das atividades, porque grande parte dos alunos participou com perguntas, relatando algum episódio que havia acontecido nas suas vidas, ou que tinha relação com a temática do texto.

CONCLUSÃO:

Esta Pesquisa-ação atingiu o objetivo de contribuir com novas metodologias para o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no interior do Amazonas. Demonstra-se que a Literatura Infantil pode ser um recurso pedagógico fundamental no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, colaborando para o avanço de um ensino mais justo e igualitário. Além disso, observa-se que com o uso da literatura infantil foi possível despertar o espírito lúdico dos estudantes, possibilitando aquisição de valores sociais para toda vida. Verifica-se que a escola investigada precisa de forte apoio em investimentos, materiais didáticos e livros de literatura infantil, uma vez que não dispõe de acervo no gênero. É necessário o fomento da literatura infantil na escola, pois através dela os estudantes iniciam seus primeiros passos na leitura. Promover a leitura dos clássicos deste gênero às crianças pode ser importante para a formação de futuros leitores assíduos. Outras iniciativas de investigação desta natureza podem ser realizadas no sentido de favorecer a construção de suporte teórico que subsidie metodologias e as ações pedagógicas de professores da área e lideranças educacionais co-responsáveis pela garantia de qualidade do processo educativo em contexto Amazônico.

Instituição de Fomento: UFAM/PROEXTI/PIBEX-2008-2009
Palavras-chave: Literatura infantil, Ensno fundamental, Pesquisa-ação.