61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 2. Dietética
ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS A PARTIR DE TRÊS FRUTOS AUTÓCTONES
Myrian Abecassis Faber 1
Lucia Kyioko Ozaki Yuyama 2
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
Cientistas em várias partes do mundo têm focado atenção em plantas como fontes de compostos bioativos. De tal modo, os elementos nutricionais bioativos contidos em frutos amazônicos como camu-camu, cupuaçu e cubiu, foco do presente estudo, chamam a atenção pela presença de fibras, vitamina C e dos flavonóides no caso do camu-camu. Os agentes bioativos são elementos importantes na prevenção de doenças; podendo ser oferecidas em forma de néctares como substitutas aos refrigerantes. Assim sendo, este estudo identifica os componentes nutricionais do camu-camu, cubiu e do cupuaçu visando à elaboração de um néctar de baixo valor energético, alto valor nutricional e adoçado com sucralose.
METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica permitiu caracterizar os componentes nutricionais dos frutos autóctones amazônicos: camu-camu (Myrciaria dubia Dunal Mcvaugh), cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal), cupuaçu (Teobroma grandflorum). Em seguida fez-se análises microbiológicas nas polpas desses frutos nos laboratórios do INPA. Formulamos com as polpas desses frutos, experimentalmente 57 diferentes concentrações para a determinação da formulação ideal de um néctar mix dietético bioativo adoçado com sucralose.  As diferentes concentrações dos néctares foram obtidos pela mistura da polpa (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, 2003), sucralose (ANVISA, 2001) e água, seguidos de agitação até completa homogeneização. Servimos o mix frio (7 – 8 ºC) para 30 provadores, realizando o teste de preferência (MONTEIRO, 1984).
RESULTADOS:
Encontramos: cubiu, 41k/cal, Vitamina C(4,50mg), no cupuaçu, 72,0 K/cal, Vitamina A (30,0 mg), Vitamina C(33mg); no camu-camu, Valor energético (17 Kcal) Cálcio (27 mg), Vitamina C(2,29g/100g). Valor energético total igual a 14,2Kcal/100 ml. Todas as análises para Coliformes totais apresentaram valores 0/g; Psicrófílos (CPP) <10UFC/g; Mesófilos (CPP), o Camu-Camu=15X101UFC/g, Cupuaçu e Cubiu<10UFC/g; Bolores e Leveduras; o Camu-Camu =10X101UFC/g, Cupuaçu=14X101UFC/g e o Cubiu = <10UFC/g e ausência de Salmonella sp em todas as amostras. Os testes sensoriais levaram a melhor formulação.  
CONCLUSÃO:

 As várias concentrações testadas permitiram encontrar uma formulação ideal à elaboração de um néctar de baixo valor energético, de alto valor nutricional e adoçado com sucralose. Considerando-se que o cubiu apresenta 41 kcal/100, o cupuaçu, 72,0 Kcal/100 e o camu-camu 17 kcal/100 e que o valor energético da sucralose é desconsiderado, esse produto pode ser consumido por qualquer população.

Instituição de Fomento: CNPq - INPA
Palavras-chave: frutos amazônicos, néctar mix, valor nutricional.