61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
GEOMETRIA E MODELAGEM: TENDÊNCIAS UTILIZADAS PARA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS
JUCILENE VIEIRA BARBOSA 1
ANA MARIA LIBÓRIO DE OLIVEIRA 1
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho abordamos a Modelagem Matemática como uma Estratégia de Ensino-Aprendizagem de Geometria. Neste ambiente o aluno tem a oportunidade de experimentar, modelar e analisar situações do seu dia-a-dia. Desenvolvemos algumas atividades de modelagem com os alunos da 7ª Série “D” da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar. Apresentamos algumas propostas motivadoras para o ensino de Geometria como: Simetria, Origami, Tangram e Embalagens que podem ser recicladas. Além dessa propostas propomos também a utilização das situações do cotidiano dos alunos, pois a geometria da oportunidade ao professor para que ele ensine os conceitos concretamente, de modo que os alunos possam perceber as propriedades e características dos conceitos a serem aprendidos. Neste sentido, o trabalho ilustra uma tentativa educacional de desenvolver no aluno a competência de resolver problemas de geometria de forma natural possibilitando um aprendizado mais eficiente.

METODOLOGIA:

Com o intuito de viabilizar atividades que proporcionasse o uso da Modelagem Matemática no Ensino de Geometria, desenvolvemos com os alunos da 7ª Série da turma “D” da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, algumas atividades de Modelagem Matemática, voltadas para o Ensino de Geometria. Os alunos responderam um questionário sócio-cultural, responderam também a um pré-teste, onde estava baseado nos conteúdos de Geometria da 6ª série. Levamos os alunos para a quadra da escola, para que identificassem nas dimensões da quadra as retas, os pontos, os planos e os ângulos agudos, ângulos retos, obtusos e rasos. A modelagem matemática vai além das nossas expectativas, pois através das Cartas do Tarô mostramos as formas geométricas de maneira prática e contextualizada. Além disso, através da utilização de embalagens recicláveis e planificações de caixas de remédios, sapato, e outros objetos pode-se calcular áreas e volumes e que todo esse processo também é um tipo de modelagem.

 

 

RESULTADOS:

Apresentamos neste item uma análise dos resultados fundamentados nas observações feitas dos comentários dos alunos, das atividades práticas desenvolvidas, dos exercícios propostos, das entrevistas e do teste diagnóstico. Onde elaboramos 10 questões envolvendo os conteúdos sobre retas, pontos, planos, ângulo, formas geométricas, áreas e volumes. As questões que foram elaboradas estavam bastante contextualizadas. Muitos alunos ficaram surpresos com a aplicação do teste diagnóstico, pois pensavam que as atividades nas quais desenvolvemos terminavam com as planificações das caixas e das embalagens, mas explicamos a eles que seria preciso verificar se a utilização da modelagem matemática contribuiu no ensino-aprendizagem de geometria. No decorrer das atividades os alunos foram se familiarizando com a Geometria e começaram a observar que não só a Geometria mais a matemática esta presente em nosso dia-a-dia. 

 

CONCLUSÃO:

Apresentamos uma proposta do uso da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Geometria na 7ª Série. Nossa proposta objetiva em oferecer condições para que o ensino e a aprendizagem de geometria proporcionassem aos alunos, além da compreensão da teoria e da aplicação dos conceitos matemáticos na prática, habilidades de discernimento, discussões sobre a possibilidade de interagir com questões referentes a situações do seu dia-a-dia.

Palavras-chave: Modelagem, Matemática, Geometria.