61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS: FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E ARTICULAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO.
Inês Mamede 1
Sandro Thomaz Gouveia 2
Mauricio Bastos Russo 3
Ticiana Santiago de Sá 4
1. Doutora, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará / UFC.
2. Doutor, Departamento de Química Analítica e Físico-Química, UFC.
3. Doutorando, Programa de Sociologia, UFC.
4. Mestranda, Psicologia, UFC.
INTRODUÇÃO:

As universidades públicas brasileiras passam, atualmente, por um processo de expansão e de reestruturação. Instigadas por políticas do governo federal, as instituições passaram a desenvolver, de maneira mais consistente e institucionalizada, programas que visam não somente a ampliar, mas, fundamentalmente, a aprimorar os cursos de graduação, combatendo a evasão e a reprovação dos estudantes. A Universidade Federal do Ceará, entre outras ações, instituiu, em 2008, o Programa REUNI de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação Articulada à Graduação – PROPAG, que tem como objetivos centrais aproximar a pós-graduação da graduação, contribuir para a melhoria dos cursos de graduação e investir na formação de mestrandos e de doutorandos que tem como meta a inserção como profissionais no ensino superior. No início do programa, foi realizado um trabalho de pesquisa sobre as metodologias de ensino adotadas pelos professores dos 72 cursos de graduação da UFC situados em Fortaleza, Sobral e Cariri, que atuam em disciplinas obrigatórias dos dois primeiros anos dos cursos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão crítica com relação aos resultados obtidos nesta pesquisa.

METODOLOGIA:

Após a análise dos índices de reprovação e de evasão, por curso, foi observado que, na UFC, estes problemas se concentram mais fortemente, em geral, nos dois primeiros anos. Este dado orientou a definição dos professores a serem incluídos na pesquisa, quais sejam, aqueles que atuam neste segmento. Junto a eles, foram aplicados questionários, contendo questões fechadas e abertas, sobre suas concepções e metodologias de ensino, considerando-se que este é um dos principais fatores implicados no desempenho e na aprendizagem dos estudantes. Tais questionários, elaborados pela comissão coordenadora do programa, em conjunto com os mestrandos e doutorandos participantes do PROPAG, que os aplicaram junto aos docentes, tinham 4 espaços abertos, para os professores fazerem comentários / reflexões sobre: 1) a qualidade da graduação da UFC; 2) as metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas em suas disciplinas de graduação; 3) a necessidade de se fazer avaliação sobre a qualidade dos cursos de graduação da UFC; e, 4) o instrumento utilizado (questionário), apontando críticas e sugestões. Para efeito do presente registro, foram analisadas, com auxílio do programa de análise qualitativa NVIVO, estas questões abertas, porque permitiram levantar um interessante e variado conjunto de dados.

RESULTADOS:

Inicialmente, cabe destacar a dificuldade relatada pelos mestrandos e doutorandos quando da aplicação dos questionários junto aos professores. Não foram poucos os docentes que alegaram falta de tempo e mesmo que se esquivaram de dar as respostas. Foram, então, muitas as idas e vindas dos pós-graduandos em busca do preenchimento dos questionários, que iam acompanhados de texto institucional, contextualizando a pesquisa e explicando sua relevância. Nos dados coletados, encontramos comentários diversos, alguns reconhecendo a qualidade dos cursos da UFC e outros apontando, por exemplo, para a necessidade de melhor qualificação dos docentes, maior motivação dos estudantes e melhorias na estrutura física. Alguns reconhecem a predominância de aulas expositivas e de utilização de exercícios, outros destacam a presença de aulas dialogadas e de atualização bibliográfica. Há docentes que indicam a necessidade de se conhecer mais sobre metodologias de ensino e, também, de contar com mais recursos. Em geral, os professores, apesar das dificuldades encontradas inicialmente para a coleta de dados, reconhecem a necessidade de se avaliar os cursos de graduação. Alguns docentes mostram as limitações do questionário utilizado, mas uma grande parte deles o considera interessante e adequado.

CONCLUSÃO:
A aplicação dos questionários feita por mestrandos e doutorandos, a tabulação dos dados e as análises realizadas em reuniões do PROPAG provocaram inúmeras discussões e reflexões acerca da vida acadêmica, das posturas dos professores universitários, das relações de poder e de saber entre professores e alunos, das limitações, possibilidades e necessidades observadas no âmbito da graduação. O sentimento contraditório despertado pelo confronto nem sempre ameno junto aos docentes, mas também pelo encontro de concepções e práticas interessantes, criativas e positivas, fez parte de um valioso momento da formação de alunos de pós-graduação, que, hoje, no PROPAG, assumem treze linhas de ações junto à graduação. É provável que esta tenha sido uma oportunidade ímpar ao se incentivar, com as características deste programa, a articulação da pós-graduação com a graduação. E é possível que esta tenha sido uma experiência marcante na formação de uma nova geração de docentes do ensino superior, agora mais preparados para refletirem criticamente sobre os alcances e os limites do ensino, sobre seus futuros papéis como professores de instituições universitárias e sobre as possibilidades e necessidades de assumirem a carreira docente de maneira responsável e comprometida com a qualidade da graduação.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Ceará/REUNI; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Políticas institucionais, Formação para a docência no ensino superior, Articulação entre Pós-Graduação e Graduação.