61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ATIVIDADE DE EXTENSÃO - DESPERTANDO JOVENS CIENTISTAS NO ENSINO MÉDIO
Raphael Pereira da Silva 1
Leonardo Junio da Silva Medeiros 1
Seiarameri Lana Viola Oliveira 1
Aline Oliveira do Amaral 1
José Fernando Marques Barcellos 1
Silvania da Conceição Furtado 1
1. Departamento de Morfologia, Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O desinteresse de alguns alunos pela disciplina biologia associado à inauguração recente de um laboratório de Ciências na Escola Estadual Prof.a Ruth Prestes, da periferia de Manaus, levou-nos a elaborar o Projeto Despertando Jovens Cientistas no Ensino Médio. O laboratório de Ciências é o local ideal para o aprendizado de biologia e desenvolvimento de futuros cientistas. Entretanto esse ambiente estava sendo subutilizado, haja vista a falta de orientação pedagógica dos docentes. Por isso elaboramos um projeto de extensão capaz de beneficiar os discentes e docentes desta escola pública através: da divulgação do conhecimento sobre os tecidos humanos, da capacitação dos docentes para melhor aproveitamento dos recursos do laboratório de Ciências e da aproximação entre os acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas com a rede pública de educação. Objetivos estes baseados no fato de a extensão ser um dos meios fortalecedores do vínculo entre os acadêmicos e a comunidade amazônica.
METODOLOGIA:
O projeto iniciou suas atividades a partir de uma visita de reconhecimento do laboratório de Ciências da Escola e de suas potencialidades didáticas; posteriormente houve uma reunião com os professores de biologia. As aulas foram previamente elaboradas por todos os integrantes do projeto e ministradas utilizando datashow juntamente com recursos de modelos anatômicos já existentes no laboratório de Ciências. Os assuntos abordados foram os tecidos humanos fundamentais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Foram ministradas aulas teóricas e práticas no laboratório, onde os tecidos visualizados no microscópio óptico eram desenhados em relatórios de aula prática. Foram contempladas doze turmas da primeira série do Ensino Médio num total de 295 alunos, sendo quatro aulas teóricas e quatro aulas práticas semanais. O projeto foi executado por 12 alunos do curso de medicina da UFAM e vinculado ao Departamento de Morfologia. Realizou-se uma avaliação teórica e se encerrou o projeto com uma atividade educacional inovadora, uma gincana de histologia. Ela envolveu três alunos de cada turma indicados por seus colegas e foi composta de três etapas. O projeto foi avaliado pelos alunos da Escola através de um questionário com questões objetivas e subjetivas
RESULTADOS:
Os escolares se mostraram receptivos e interativos nas aulas, sendo o interesse aumentado pelo fato delas terem uma abordagem prática. Os docentes da disciplina de biologia da escola foram igualmente prestativos ao acolher o projeto, mostrando-se interessados em aperfeiçoar suas didáticas através da utilização do laboratório de ciências. A atividade de extensão propiciou uma adequada capacitação dos professores em como manusear os instrumentos do laboratório, uma vez que eles não foram adequadamente preparados para utilizá-los. Os alunos de medicina que participaram do projeto desempenharam as atividades designadas pela coordenação de forma ética e responsável, primando pela satisfação e curiosidade da comunidade discente da Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes. Dedicaram-se em elaborar aulas dinâmicas para manter a atenção dos alunos, e desta forma puderam aperfeiçoar as suas habilidades de comunicação que é importante para a formação médica, além de aproveitarem créditos optativos em seus currículos. Pela avaliação que os alunos realizaram do projeto, 98% (289 alunos) atribuíram conceito ótimo ou bom ao projeto e 96% (283 alunos) disseram ter achado ótimo ou bom as aulas práticas.
CONCLUSÃO:
Visto que uma das propostas primordiais do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) é fortalecer o vínculo da Universidade com a comunidade e de exercer uma ação modificadora nesta, podemos aferir dos resultados obtidos que os objetivos foram alcançados. A valorização das aulas práticas, a utilização do laboratório de ciências, o treinamento dos docentes e o despertar do interesse dos alunos para as aulas foram realizações que foram propiciadas com o projeto. A introdução de uma nova didática, neste caso através da utilização do laboratório e da realização de uma gincana, foram processos que contribuíram para o sucesso da atividade desenvolvida, mostrando que novas abordagens no processo ensino-aprendizagem e avaliação são capazes de transformar a conduta dos alunos frente ao conhecimento. O benefício foi tanto da comunidade quanto dos acadêmicos que executaram o projeto, estes últimos tiveram o interesse pela docência instigado através das aulas ministradas à comunidade discente da Escola, além de terem a oportunidade de conhecer realidades diferentes.
Instituição de Fomento: Proexti
Palavras-chave: laboratório de ciências, aulas práticas , gincana de histologia.