61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
A PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ATUANTES NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FÁMILIA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES (AM) SOBRE A PROBLEMÁTICO DO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL
Kaliny de Souza Lira 1
Rodrigo Otávio Moretti Pires 2
1. NESC-SOL/ISB/UFAM
2. CCS-DSP-UFSC
INTRODUÇÃO:

As mudanças nas praticas de prestação de serviços de saúde no Brasil estão implicadas na implementação da Saúde da Família, onde enfoca-se no acolhimento, vínculo entre usuários e equipe, responsabilização, desenvolvimento de práticas humanistas, e resolutividade da atenção à saúde. Este trata-se, de um modelo que precisa de um olhar mais completo, principalmente quanto as questões do uso problemático de álcool, uma vez que tem se tornado um dos fatores fortalecedores para formação de doenças crônico-degenerativas, além dos desarranjos sociais e familiares. Neste contexto de questões complexas, emerge diariamente o paradoxo entre necessidades de saúde e a capacitação do recuso humano para o enfretamento dessas condições. A partir deste, o presente estudo objetivou conhecer qual a percepção dos agentes comunitário da região do Médio Solimões, Coari, amazonas, sobre a problemática do uso de álcool.

METODOLOGIA:

Tendo a aprovação pelo comitê de ética em pesquisa, o presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas onze entrevistas individuais, semi-estruturadas, com os profissionais agentes comunitário de saúde, o numero da amostra é dado como amostra representativa, uma vez alcançada a reincidência dos fatos. O diálogo originou-se de um roteiro de questões referente à percepção da problemática e há existência de relação com a atuação em Saúde da Família. Após a transcrição, o produto foi tratado e analisado.

RESULTADOS:

Ambas as falas referiram-se a pertinência da temática no cotidiano de Saúde da Família, dado o número excessivo de pessoas que fazem uso problemático de álcool, em todos os estratos sociais e faixas etárias do município de Coari. Reincidiu a questão da necessidade de capacitação permanente das Equipes de Saúde da Família para a intervenção na temática, dada a importância atribuída ao uso problemático de álcool que, segundo estes profissionais, pode se correlacionar a diversos problemas de saúde da população. Sugeriram o envolvimento do Agente Comunitário de Saúde, por se constituir como importante membro da equipe e pela sua proximidade da população.

CONCLUSÃO:

Apesar da marcante necessidade de estudos mais aprofundados sobre as questões aqui apresentadas, de caráter introdutório, o entendimento de que é importante a intervenção dos profissionais de saúde da família frente ao uso problemático de álcool na população foi ressaltado, havendo a necessidade de capacitação específica para tal e envolvimento de todos os profissionais da atenção, dada abrangência e complexidade da temática no trabalho em Saúde da Família.

Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Álcool, Agente, Saúde.