61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
AMAZONAS DIGITAL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DA INTERNET GRATUITA NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU
Heleno dos Santos Ferreira 1, 2
Kleiton Cardoso Silva 3
Cristianne Lima Martins 1, 2
Jandecy Cabral Leite 1, 2
Nazivaldo Caciocley Camelo Correa 1, 2
Ulysses Silva de Araújo 1, 2
1. Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA)
2. Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia ITEGAM.
3. Instituto Benjamin Constant- IBC/Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas-CETAM.
INTRODUÇÃO:
O projeto Amazonas Digital é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para levar Internet gratuita ao interior do Estado possibilitando aos munícipes interioranos uma forma de inclusão digital e social. O projeto Amazonas Digital está em processo de conclusão na sede do município de Manacapuru, que pode ser considerada uma cidade digital com mais de 50% da cidade coberta com por uma rede sem-fio onde se pode conectar a Internet até mesmo usando um computador portátil em grande parte destes locais. Este trabalho tem o objetivo de constatar se o acesso a Internet, provido pelo Projeto Amazonas Digital, no município de Manacapuru, está satisfazendo as expectativas e necessidades da população daquele município. É importante observar que a característica deste trabalho é de que ele se trata de uma análise de demanda e de capacidade do acesso à Internet, um serviço que hoje é essencial para o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento, além de trazer uma forma extra de comunicação, lazer e entretenimento.
METODOLOGIA:
Levantamento em campo com a utilização de um questionário estruturado em uma amostra aleatória de 220 pessoas, onde dois entrevistadores percorreram as principais ruas da sede do município de Manacapuru indagando pessoas de diversas faixas etárias, diversos interesses na Internet e diversos segmentos de atuação, sobre: 1. Conhecimento da disponibilização do acesso gratuito à Internet provida pelo Governo do Estado; 2. Se utiliza esta Internet; 3. Quais os principais sites acessados; 4. Qual o principal período do dia que usam; 5. Como considerava a conexão entre as opções péssima, ruim, normal, boa ou excelente. Foram feitos também estudos dos relatórios gerados automaticamente pela operadora vencedora do certame, através de softwares de monitoramento, com dados de consumo da banda em relação ao horário, os sites mais acessados, e o total de bytes baixados da Internet por dia. Também foram efetuados testes nas ruas com um computador portátil, tipo laptop, para acessar sites, fazer downloads e verificar a latência de pacotes ICMP para sites governamentais e de provedores de conteúdo e assistir vídeos sobre demanda em portais especializados.
RESULTADOS:
A análise dos dados tabulados, a partir do questionário, demonstrou que 58% da amostra conhecem o provimento da Internet. Destes 58%, foi observado que o principal interesse está distribuído entre o acesso a sites de pesquisa e a contas de e-mail, serviços diversos, sites de relacionamento e uma minoria utiliza a Internet gratuita para jogos. O período de maior utilização foi entre 18h00 e 20h00, e a qualidade de conexão percebida é considerada normal ou boa para mais de 70% dos usuários. Os relatórios da operadora apresentam que o horário de maior uso ocorre no período da madrugada, entre 2h00 e 3h00, seguido do período de 8h00 às 9h00. Eles apresentam também que são feitos, em média, mais de 2,02Gbytes de downloads por dia, consumindo uma banda média de aproximadamente 196kbps, e que os sites mais acessados são de relacionamentos, serviços diversos, pesquisas, vídeos sobre demanda e e-mail. Nos testes com o laptop pode-se observar que a navegação em diversos sites foi realmente boa, com tempo baixo para carregar sites e com taxas de download relativamente altas, copiando arquivos de 40MBytes em pouco mais de 5 minutos. Observamos que sites de vídeos sobre demanda também apresentam boa qualidade na entrega do conteúdo, sem cortes na reprodução, os testes de latência apresentaram tempo médio de 850ms, valor aceitável para conexão via satélite.
CONCLUSÃO:
Após analisar e comparar os dados obtidos da pesquisa em campo, com os relatórios do provedor de serviço contratado e os resultados dos testes, pode-se verificar que mesmo com algumas divergências como o horário de maior uso e dos sites mais acessados, a Internet provida supre a necessidade da população, que a conexão com a Internet realmente apresenta boa qualidade para transferências de páginas, arquivos por download ou vídeos sobre demanda e que a população está satisfeita com o serviço. A perspectiva futura deste trabalho é ampliar esta pesquisa e estudo para os municípios do Estado do Amazonas que possam vir a ser contemplado com o Projeto Amazonas Digital.
Instituição de Fomento: SEPLAN – Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Palavras-chave: Internet Gratuita, Amazonas Digital, Qualidade de serviço.