61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
BACTÉRIAS ISOLADAS DO CARDINAL Paracheirodon axelrodi E SUA SENSIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS
Jescineide da Silva-Soares 1
Andréa Belém-Costa 2
1. Centro Universitário do Norte - UNINORTE
2. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:

O Estado do Amazonas é o principal centro exportador de peixes ornamentais do Brasil, concentrando 90% das exportações realizadas no setor. A maior parte destes peixes são extraídos das florestas inúndaveis da bacia do médio Rio Negro, os quais geram cerca de US$ 3 milhões. Essa é a principal atividade econômica do município de Barcelos - AM, contribuindo com aproximadamente 60% da renda desse município (PRANG, 1996).

O Paracheirodon axeldori é um peixe neotropical pertencente à família Characidae, conhecido na região amazônica como cardinal ou cardinal tetra.  É a espécie de peixe ornamental de maior demanda no mercado mundial, dominando a exportação de peixes no Brasil e representando cerca de 80% do total de peixes exportados anualmente pelo Estado do Amazonas. As doenças infecciosas em peixes podem ser provocadas por organismos como vírus, bactérias, fungos ou parasitas e são sempre uma conseqüência de diversos fatores envolvidos na manutenção dos peixes (Castagnolli, 1992; Costa, 2001). Entender a resposta de patógenos isolados de peixes nativos amazônicos exportados para todo o mundo é garantir a sustentabilidade do comércio e a utilização do recurso natural de modo ecológico.

METODOLOGIA:

Seis isolados bacterianos de cardinal provenientes de Barcelos-AM apresentando sinais clínicos de doenças, PPUFAM(147), PPUFAM(148), PPFAM(153), PPUFAM(154), PPUFAM(156) e PPUFAM(157), foram submetidos ao método de disco-difusão de Kirby-Bauer para verificação de suas respostas frente a substâncias antimicrobianas. Foram utilizados 16 diferentes antibióticos: amoxicilina (10μg); ampicilina (10μg); clindamicina (2μg); cloranfenicol (30μg); eritromicina (15μg); estreptomicina (10μg); gentamicina (10μg); nitrofurantoina (300μg); norfloxacina (10μg); novobiocina (5μg); oxacilina (1μg); penicilina G (10U); rifampicina (5μg); tetraciclina (30μg); trimetoprim (5μg); vancomicina (30μg). Os discos foram colocados sobre a superfície do agar Müller-Hinton previamente inoculada com 100μL de suspensão bacteriana preparada em agar extrato de levedura em triplicata. Após incubação a 29ºC por uma noite, foi medida a zona de inibição do halo de crescimento e com o valor encontrado em milímetros, foi feita a consulta a tabela de antibióticos para interpretação dos resultados. Com base nos valores encontrados, cada bactéria foi classificada como sensível, intermediária ou resistente de acordo os teste de sensibilidade antimicrobiana internacional (NCCLS, 2003).

RESULTADOS:

Os isolados bacterianos PPUFAM(147) e PPUFAM(153) foram resistentes a 68,75% dos antibióticos testados. Por sua vez, os isolados PPUFAM(154) e PPUFAM(156) apresentaram resistência a 62,5% dos 16 diferentes antibióticos testados e o isolado bacteriano PPUFAM(157) demonstrou resistência a 31,25% dos antibióticos utilizados. O isolado bacteriano PPUFAM(148) demonstrou sensibilidade a 81,25% dos antibióticos testados neste experimento. Dos seis isolados bacterianos de cardinal cinco isolados demonstraram resistência aos antibióticos: amoxicilina, ampicilina, oxacilina e penicilina. Todos os isolados bacterianos foram sensíveis ao antibiótico norfloxacina e cinco isolados bacterianos apresentaram sensibilidade ao antibiótico estreptomicina.

CONCLUSÃO:
A maioria dos isolados bacterianos de cardinal demonstrou resistência a várias substâncias antimicrobianas mesmo sendo animais coletados na natureza.
Instituição de Fomento: FAPEAM, CNPq e UFAM
Palavras-chave: antimicrobianos, peixes ornamentais, Paracheirodon axelrodi.