61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
EXTRAÇÃO DO ÓLEO DA SEMENTE DO MARACUJÁ (Passiflora edulis f. flavicarpa) POR PRENSAGEM EM EXTRATOR RADIAL TUBULAR E CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA RESIDUAL.
Lidia Medina Araujo 1
Jamal Chaar 1
Relem Cativo da Conceição 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

No processamento do fruto de maracujá (Passiflora edulis f. flavicarpa) para a obtenção da polpa são obtidas as sementes. As indústrias vêm aperfeiçoando mecanismos e equipamentos para a extração do óleo dessas sementes, mas os resíduos (torta) gerados ainda não são aproveitados. Com a extração por prensagem mecânica o rendimento do óleo varia de 22 a 28 %. Seus constituintes em ácidos graxos, reportados nas pesquisas, são os ácidos: oléico, linoléico, linolênico e palmítico. Estes já são aproveitados nas indústrias de cosméticos, e podem ser também utilizados na alimentação humana. O resíduo resultante da extração do óleo por prensagem mecânica apresenta biomassa de boa qualidade e pode ser utilizado como suplementação de substrato para cultivo de cogumelo, enriquecimento de adubo orgânico, e matéria-prima para produção de carvão ativado. Essa biomassa também tem potencial de ser pesquisada na área de nanotecnologia para obtenção de nano polímeros. O objetivo deste trabalho é o estudo do rendimento do óleo e da biomassa obtido após a extração por prensagem mecânica hidráulica, em extrator radial tubular, e a caracterização físico-química da biomassa.

METODOLOGIA:
As sementes do fruto do maracujá (Passiflora edulis f flavicarpa) foram adquiridas numa unidade processadora de polpas, na cidade de Manaus e foram tratadas, segundo os procedimentos a seguir: a) remoção das impurezas; b) lavagem com jato de água; c) dessecação na temperatura de 55°C em estufa com circulação de ar forçada, por 4 horas. Após estas etapas, as sementes foram pesadas, colocadas em um extrator Radial Tubular – modelo ERT-60, marca Escott-Tech – e prensadas por processo mecânico hidráulico. Foi recolhido o óleo e calculado o seu rendimento. Também foi recolhido o resíduo e calculado o rendimento como biomassa. Esta foi caracterizada, aplicando-se a metodologia oficial sugerida pela A.O.A.C.(2000), cujos parâmetros físico-químicos avaliados e expressos em g/100g foram: umidade (por dessecação em estufa a 105°C); proteínas (Kjeldhal); lipídeos (Bligh Dyer); cinzas (incineração a 550°C) e carboidratos (por diferença de 100 e a soma dos valores de umidade, proteínas, lipídeos e cinzas)
RESULTADOS:

Os resultados obtidos da extração do óleo da semente de maracujá (Passiflora edulis f. flavicarpa) por prensagem mecânica hidráulica em extrator tubular foram: rendimento médio em óleo (22%), e rendimento médio da biomassa (88 %). Nos resultados das análises físico-químicas da biomassa, os valores médios obtidos e expressos em g/100g de amostras foram: umidade (10,17); proteínas (14,58); lipídeos (7,01); cinzas (2,03) e carboidratos totais (66,22).

CONCLUSÃO:

Conclui-se que a biomassa obtida na extração do óleo da semente de maracujá (Passiflora edulis f. flavicarpa), por prensagem mecânica hidráulica em extrator Radial Tubular, apresenta uma composição considerável para aplicação como matéria-prima, em vários segmentos, com potencial para a obtenção de produtos de valores agregados. Dessa forma, sugere-se que o resíduo seja aproveitado como matéria-prima: na suplementação de substrato para produção de cogumelos por ser fonte de nitrogênio e carbono; para enriquecimento de adubo orgânico; e para produção de carvão ativado por ser boa fonte de carbono. Como a biomassa é um material rico em polímeros que constitui a proteína, lipídeos e carboidratos, sugere-se, ainda, o estudo para a obtenção de nano polímeros, por nanotecnologia.       

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Semente de maracujá,, óleo, caracterização de biomassa.