61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
AQUARELAS DE UM PAÍS TROPICAL: BRASIL, QUE PAÍS É ESTE?
Marli Rosa 1
1. Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem
INTRODUÇÃO:

O objetivo central desta pesquisa de doutorado, de natureza multidisciplinar e qualitativa, é investigar - a partir da Análise do Discurso de Escola Francesa e de contribuições de outros campos das Ciências Sociais e Artes – as condições de produção de discursos e a construção de sentidos e as representações de Brasil presentes em quatro letras de músicas que abordam essa temática: Aquarela do Brasil (1939), de Ari Barroso; País Tropical (1969), de Jorge Ben; Que país é esse? (1978-1987), de Renato Russo (da banda Legião Urbana), e Brasil (1988), de Cazuza. Tais músicas foram compostas e veiculadas em momentos políticos e culturais de grande importância para a compreensão do Brasil atual, momentos em que os temas mais recorrentes giravam em torno da (re)construção ou (in)viabilidade de projetos nacionalistas e de modernização para o país. Como contribuição desse estudo, destacamos a importância de compreendermos o papel do funcionamento discursivo de letras de Música Popular Brasileira (MPB) na constituição identitária do brasileiro e estudarmos de que maneira isso ocorre, especificamente nas quatro letras selecionadas. Essa importância se dá na medida em que a MPB desempenhou um papel crucial na constituição do que hoje se entende por “Nação Brasileira”.

METODOLOGIA:
Considerando que, especialmente em Humanidades, a metodologia consiste de uma articulação entre as concepções teóricas que permeiam a pesquisa e o conjunto de técnicas envolvido na sua realização, temos como corpus de pesquisa quatro letras de canções da MPB, em diferentes gêneros musicais e períodos da história brasileira: Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, composta durante o Estado Novo; País Tropical, de Jorge Ben, composta durante o regime militar; Que país é esse?, de Renato Russo, também composta no regime militar mas que foi divulgada e se tornou sucesso nacional no período de redemocratização do país; e Brasil, de Cazuza, composta já no período democrático, porém antes da primeira eleição presidencial direta. O aparato teórico-metodológico que dá embasamento científico a esse trabalho consiste da Análise do Discurso (AD) e de trabalhos de autores das Ciências Sociais e Artes, em especial História Cultural, Sociologia da Cultura e História da MPB. Da AD, além das concepções inerentes à teoria, o conceito mais utilizado é o de condições de produção, que nos permite (re)construir e compreender o momento histórico-político-social das épocas em que tais canções foram compostas e veiculadas, bem como sua importância na construção discursiva de sentido nas letras das canções.
RESULTADOS:
A análise realizada revela, em primeiro lugar, a existência de uma “ressonância de sentidos” entre as quatro letras analisadas: País Tropical retoma sentidos presentes em Aquarela do Brasil, e Brasil repete alguns dos dizeres de Que país é este. Apesar da existência dessa retomada de sentidos, há especificidades que são frutos de aspectos históricos sociais específicos de cada momento da vida brasileira, além de idiossincrasias relacionadas com a própria postura política de cada um dos artistas criadores, bem como a especificidade de cada um no tocante à sensação estética de sua obra. Apontamos também a possibilidade de levantarmos um diálogo com o Hino Nacional Brasileiro, especialmente no tocante às duas primeiras canções do corpus, através da construção de um cenário perfeito (retratado por meio da evocação das belezas naturais e “sociais”) e sem conflitos (como em uma aquarela, caracterizada pelo uso de tons pastéis, suaves, em harmonia), cenário em que o Brasil é apresentado como um paraíso tropical, uma terra grandiosa de harmonias e de um colorido único. As duas últimas letras do corpus introduzem dizeres completamente diferentes, ao (d)enunciar um Brasil perverso, terra de (dês)ilusões, marcada pela corrupção e pelas desigualdades sociais.
CONCLUSÃO:
Este estudo nos permite compreender a complexa construção de sentidos em letras de canções da música brasileira. Alguns desafios - apontados por vários pesquisadores - já se colocaram desde o início desta pesquisa, entre eles: 1) a tentativa árdua de evitar a tentação de reduzir a análise de produtos culturais à compreensão do momento histórico-social de sua produção; e 2) a dificuldade de analisar letras de canções tendo uma formação acadêmica distinta do campo da Música. A respeito do primeiro desafio, a solução aqui adotada é abraçar a perspectiva verdadeiramente multidisciplinar, na qual nenhuma área de conhecimento se sobrepõe às demais, buscando somar conteúdos a fim de compreender o todo da maneira mais abrangente possível. Em relação ao segundo, conforme também apontado por pesquisadores da área, é necessário ir de encontro a saberes que nos aproximem mais do campo da Música – que é uma arte com uma linguagem muito específica -, a fim de nos instrumentalizarmos para expandir nossas análises para além da compreensão das letras em si, de modo a abranger também aspectos musicais das canções e dos gêneros e movimentos musicais, conhecimentos que são importantes na construção de sentidos de produções musicais que possuem um texto poético (letra) e um texto musical (música).
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Palavras-chave: Identidade Brasileira e Linguagem, Cultura Brasileira, Música Popular Brasileira (MPB).