61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Programação Visual
PROGRAMA COROADO: REPRESENTANDO VALORES DE UMA COMUNIDADE
Diana Medeiros Fournier 1
Anne Caroline Nazareth de Castro 1
Sharlene Melanie Martins de Araújo 1
Annunziata Donadio Chateaubriand 1
Ellen Barbosa de Andrade 1
Karla Mazarelo Maciel Pacheco 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O Programa Coroado surgiu para promover a integração das diversas ações de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuantes no Coroado, Manaus-AM, e tem como linhas prioritárias de atuação: educação e gestão ambiental, cidadania e design sustentável. Assim, várias estratégias estão sendo desenvolvidas visando uma melhor compreensão e a disseminação de seus valores e princípios na UFAM e na comunidade do Coroado, principalmente. Entre essas estratégias está a Identidade Visual do Programa Coroado, elaborada com esse objetivo de representar graficamente valores e conceitos, para uma melhor divulgação, associação e aplicação nos diversos produtos das diversas ações de extensão vinculadas a esse programa. Espera-se ainda que, com o tempo, essa identidade se fortaleça nas mentes de alunos e de professores da UFAM e de comunitários do Coroado. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar as ações e os resultados obtidos a partir das pesquisas realizadas para o desenvolvimento da identidade do Programa Coroado.
METODOLOGIA:
No período de agosto a outubro de 2008, para desenvolver a identidade visual do Programa Coroado, foi necessário realizar oficinas com as equipes das ações de extensão da UFAM (programa, projetos, ACEs, entre outros) atuantes no Coroado, bem como o levantamento do histórico, dos princípios e dos objetivos dessas ações. Dessas informações e após sua sistematização, foram extraídas palavras-chaves para dar inicio à elaboração das possíveis alternativas do símbolo gráfico. Foram então elaborados diversos croquis com os conceitos do programa. Para chegar ao símbolo escolhido, houve diversas etapas de otimização e de limpeza do desenho, até alcançar o resultado desejado, com formas geométricas simples, de fácil construção e reprodução. A escolha das cores representativas seguiu a mesma linha, ou seja, foram considerados os objetivos principais, a pregnância das cores e seus significados reais e psicológicos. Para o logotipo, foi escolhida uma tipografia com formas semelhantes às do símbolo, para manter a harmonia e equilíbrio visual. O conjunto (formas, cores e tipografia) escolhido tinha o objetivo de transmitir de forma clara os significados do Programa Coroado. Como ferramenta, para o desenvolvimento da marca foi utilizado o software CorelDraw versão 13.
RESULTADOS:
A identidade visual do Programa Coroado contribuiu para um melhor entendimento, tanto pela UFAM como pela comunidade do Coroado, da vinculação, dos objetivos e dos princípios das diversas ações de extensão, realizadas naquele bairro. Houve a publicação do Manual de Uso da Identidade Visual do Programa Coroado com orientações de utilização da marca em diversos produtos, desde documentos até vestimentas. Foram produzidas camisetas para alunos e professores de diversos cursos de graduação da UFAM e para comunitários do Coroado, participantes do programa. Nessas camisetas a marca do Programa Coroado foi aplicada utilizando-se a técnica de serigrafia. Foi realizada, ainda, a primeira divulgação da marca do Programa Coroado e de suas aplicações em produtos durante a III MIEX – Mostra Interinstitucional de Extensão/UFAM, realizada em Manaus, em outubro de 2008, onde foram expostos banners com os significados dessa marca e das ações de extensão vinculadas ao programa. Também foi realizada a oficina “Coroado: o olhar de coordenadores e de alunos de ações de extensão da UFAM” onde a marca, juntamente com os seus conceitos foram apresentados a organizações governamentais, coordenadores de ações de extensão da UFAM e aos comunitários do Coroado.
CONCLUSÃO:
Com a Identidade do Programa Coroado, foi possível divulgar de forma clara e simples na UFAM e no Coroado, principalmente, os significados e as ações desse programa, bem como da extensão universitária, onde a “extensão não é o que se faz fora, mas sobretudo o lugar onde se mostra o que está dentro, ou seja, o que é ser universidade”. Portanto, conhecer os significados da marca do Programa Coroado é conhecer os objetivos, os princípios e os valores desse programa e da extensão universitária. Assim, o desenvolvimento da identidade visual do Programa Coroado tem tornado possível seu reconhecimento imediato, fazendo com que a imagem do programa e sua mensagem principal fique cada vez mais forte e abrangente - “quem ama cuida, respeita as diferenças, compartilha sonhos, conhecimento, vivências e experiências e constrói coletivamente”, além de viabilizar o desenvolvimento, de forma integrada, de ações de ensino, pesquisa e extensão.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: identidade visual, Programa Coroado, UFAM.