61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O IMAGINÁRIO DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Johara Fernanda Borges do Carmo 1
Maria Edeluza Ferrira Pinto 1
1. Universidade do Estado do Amazonas / UEA
INTRODUÇÃO:

O tema Imaginário docente sobre Meio Ambiente nas Escolas Públicas de Manaus surgiu de uma necessidade visível de verificar qual a compreensão do tema Meio Ambiente por docentes. Há uma grande variedade de estudos relacionados à educação Ambiental no campo Educacional, mas em suma o que se percebe é que os estudos não estão sendo compreendidos de forma clara pelos educadores e estes não sabem como pôr em prática aquilo que vem sendo aprendido. Daí surge a necessidade de compreender o que consta no imaginário docente sobre Meio Ambiente e observar se essa compreensão de fato reflete o que está contido em seu imaginário  através das práticas e relações travadas pelos mesmos  dentro da escola. Portanto este trabalho tem por objetivo observar e compreender o que está contido no imaginário dos professores a respeito de Meio Ambiente, isto é, como compreendem o que é Meio ambiente e se isso é repassado para os alunos através de suas práticas e por meio do relacionamento daqueles com os alunos em sala de aula.

METODOLOGIA:

A pesquisa é de caráter bibliográfico documental, e de campo e recorre à uma perspectiva qualitativa. Dividimos o trabalho em três momentos, o primeiro teórico - realizando leituras e fichamentos de textos – o segundo prático – atuação em campo onde foram realizadas observações e entrevistas semi-estruturadas – e por fim teórico-prático – o qual tinha por objetivo a análise de dados coletados e a composição de uma análise dos resultados da pesquisa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o propósito de obter dados quanto à formação dos docentes em relação a aspectos Ambientais e quais conceitos de Meio Ambiente estão contidos em seus Imaginários. A entrevista contava com seis questões, as quais serviam de base para novos questionamentos. Foi realizada com os professores, gestora e a pedagoga da escola. Essas informações iam sendo contrapostas dia a dia por meio de observações em sala de aula e nas demais dependências da escola. Os dados coletados tanto nas entrevistas quanto em sala de aula foram analisados e servirão de base à composição do artigo, O Imaginário Docente sobre Meio Ambiente nas Escolas Públicas de Manaus.

RESULTADOS:

Depois de uma semana de entrevistas com os professores e de observações em sala de aula e demais dependências da escola, constatou-se qual o entendimento de Meio Ambiente está contido no imaginário dos docentes. Analisados os dados percebeu-se claramente que a noção de Meio Ambiente, está totalmente distorcida e confusa para eles. Quando indagados sobre o que é Meio Ambiente, muitos hesitaram em responder, outros responderam que são a fauna e a flora. Apenas dois, dos nove entrevistados, compreendiam Meio Ambiente com visão diferenciada, apontando a participação do homem como co-autor ou de acordo com Villaverde, como uma cadeia de relações entre o homem e a natureza e tudo o que permeia essa relação. Esses dados mostram como o conceito de Meio Ambiente vem sendo repassado diariamente nas escolas públicas de Manaus e nos levam a constatar que estamos passando por uma crise ambiental que é decorrente de uma crise de conhecimentos e formas de conhecimentos necessitados de serem articuladas de maneira interdisciplinar, às quais, permitam gerar seres capazes de produzir um saber integrado e relacionado com o viver de cada indivíduo (Santos). E isto deve partir, primeiramente, de uma reflexão sobre a compreensão de ambiente que temos e de como ela nos é repassada.

CONCLUSÃO:

A noção de Meio Ambiente contido no imaginário dos professores, em geral, é referente apenas à natureza, e a realização de trabalhos nesse campo ocorrem de forma indevida. As atividades referentes à Educação Ambiental e Meio Ambiente não têm a finalidade de promover o diálogo, de fazer com que os alunos pensem em como a ação realizada pode vir a contribuir para o lugar onde vivem. O Meio Ambiente quando lembrado, o é apenas nas datas comemorativas e ainda não são devidamente formulados, pois não promovem esclarecimentos nem questionamentos sobre a importância e significado deste. Após a conclusão do trabalho é possível afirmar que existe uma necessidade de entendimento sobre o significado de Meio Ambiente e como a Educação Ambiental pode ajudar em tal processo a partir da formação dos professores que irão atuar como docente na escola, em especial na Educação Infantil e séries iniciais.

Instituição de Fomento: FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Imaginário, Docente, Meio Ambiente.