61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
Antonio Lopes Martins da Mata 1
Maria Edeluza Ferreira Pinto 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS / UEA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa desenvolveu-se na perspectiva de contribuir com o estudo da Educação Ambiental, buscando verificar como ocorrem ou como se manifestam nas relações pedagógicas dos professores a Educação Ambiental, tendo como ponto de partida o entendimento da necessidade de superação do senso-comum, que produz uma análise adormecida de meio ambiente. Surge então, o entendimento da importância de uma análise crítica das relações pedagógicas como contribuição na construção de um novo significado para a Educação Ambiental frente às estratégias negativas que influenciam nos processos educativos e que tendem a fazer com que a Educação ambiental se resuma em informações sem sentido e limitadas apenas sobre a natureza, sem perspectivas de formação crítica dos sujeitos em seu ambiente. Os objetivos consistem em contribuir com o Estudo da educação Ambiental na Amazônia, fornecendo alguns elementos que elevem a reflexão sobre a mesma, bem como na reavaliação da prática de professores, acreditando-se que para alcançar esses fins, deva-se priorizar o desenvolvimento dos sujeitos a partir da intencionalidade das relações pedagógicas travadas em sala de aula.
METODOLOGIA:
Recorreu-se à perspectiva qualitativa, desenvolvendo a pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de campo. As técnicas utilizadas foram leituras, fichamentos e observação participante, para coleta de dados, com grupo de professores, através da observação das relações pedagógicas em sala de aula e nas atividades extraclasse sobre Educação Ambiental. Nos dados foi possível verificar as impressões e percepções sobre meio ambiente e Educação Ambiental. As observações das práticas, bem como das relações pedagógicas desenvolvidas durante as atividades na sala de aula relacionadas a Educação Ambiental nos possibilitou verificar in loco as concepções de meio ambiente envolvidas na prática da Educação Ambiental.
RESULTADOS:
Os dados coletados nos permitiram a análise das impressões dos professores sobre o tema em primeira instância. As observações das práticas, bem como das relações pedagógicas durante as atividades relacionadas à Educação Ambiental, nos permitiu a verificação entre as concepções dos professores e se essas concepções direcionavam ou não as relações pedagógicas tais como, relação professor e aluno, conteúdo e forma, ensino e aprendizagem, teoria e prática, escola e sociedade. Relações estas que requerem intencionalidade. Tal constatação evidenciou a fragilidade quanto ao embasamento teórico dos conteúdos ministrados pelos professores nas escolas, que muitas vezes, conforme eles mesmos declaram, não há nenhum embasamento como referencial da prática em sala de aula. As relações pedagógicas que se dão neste ambiente são caracteristicamente tradicionais, contrariando os princípios da Educação Ambiental que defendem que a prática do docente tenha seu foco na formação do cidadão capaz de agir de forma crítica e participativa diante dos processos cognitivos e a materialização destes na ação, em especial, na ação docente.
CONCLUSÃO:

A escola precisa estar contextualizada a fim de desenvolver uma prática pedagógica que possa contribuir com o processo de construção de uma sociedade mais consciente e participativa no que tange a questão ambiental. O currículo  precisa estar em sintonia com o cotidiano da comunidade, constituído de atividades que disponibilizem aprendizagem voltada para a solução de problemas ligados a realidade do aluno, para que mais tarde ele possa compreender a dimensão global formada pelo conjunto de questões locais. É, portanto, imprescindível que o professor cultive uma prática reflexiva que envolva o aluno, tendo como bússola a construção de significados que permitam identificar as interpretações e generalizações das relações envolvidas na forma de pensar o ambiente. A partir desse ponto podemos compreender como a educação ambiental pode contribuir no processo de construção de um indivíduo social, que seja mais participativo trazendo para o cotidiano uma práxis de cidadania.

Instituição de Fomento: FAPEAM - FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS
Palavras-chave: Relações Pedagógicas, Educação Ambiental, Meio-Ambiente.