61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA ATRAVÉS DA DANÇA-ARTE EM UMA ANTIGA INVASÃO NA CIDADE DE MANAUS.
ALDENYRA CHRISTINA FONSECA DOS SANTOS 1
ALDEMIR PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR 2
1. Colégio Santa Dorotéia/CSD
2. Faculdade Metropolitana de Manaus/FAMETRO
INTRODUÇÃO:

O trabalho apresenta à práxis de responsabilidade social de uma Instituição de Ensino particular confessional, compartilhados em uma antiga invasão na área do Tarumã, zona norte da cidade de Manaus, o bairro Parque São Pedro. A função principal da Instituição é realizar atividades sócio-educativas através da dança-arte com crianças de 5 a 12 anos residentes na comunidade, objetivando possibilitar o desenvolvimento das inteligências múltiplas, mitigando o tempo ocioso e a violência que transita pelo bairro. O objetivo desta pesquisa é mostrar as possibilidades de inter-relações entre arte e conhecimento a partir de duas realidades distintas.

METODOLOGIA:

Utilizou-se em seus métodos a observação direta intensiva participativa por meio de práticas sistemáticas de dança e atividades sócio-educativas; a observação direta extensiva pelo uso da técnica de um formulário aplicado na comunidade local, e para os fins de comprovação e análise fez uso dos recursos audiovisuais e fotográficos.

RESULTADOS:

Em sua coleta de dados observou-se uma simbiose entre as referências bibliográficas com a prática de campo, na qual se percebe que o trabalho desenvolvido não apenas cumpriu sua função sócio-educacional, mas desenvolveu as inteligências múltiplas das crianças quanto à auto-estima, redução de agressividade, concentração, postura corporal, musicalidade, memória, mudanças de hábitos, comportamento e ainda despertando a vocação profissional.

 

CONCLUSÃO:

Com isso, conclui-se que pode ser realizado um trabalho integrado entre Instituição particular e comunidade obtendo resultados satisfatórios que propiciem a melhoria de suas inter-relações sociais mesmo com realidades diferentes.

 

Instituição de Fomento: Colégio Santa Dorotéia
Palavras-chave: responsabilidade social, invasão, dança-arte.