61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
REFLEXÕES ACERCA DA RECEPÇAO CRÍTICA DE RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM
Joanna da Silva 1
Adelaine LaGuardia Resende 2
1. Universidade Federal de São João del Rei
2. Prof. Dra. - PROMEL - Orientadora
INTRODUÇÃO:

Milton Hatoum se diz surpreso em ver sua obra Relato de um certo Oriente, depois de 20 anos de lançamento, ser ainda apreciada pelo público e pela crítica contemporânea, um dos motivos, entre outros, que justifica o objetivo do presente estudo, que consiste em desenvolver uma análise acerca da recepção desta obra dentro dos preceitos da Estética da Recepção. Sendo esta uma corrente crítica que tem como princípio o relacionamento da obra com o leitor em seu processo comunicativo, sua acolhida alcançada à época de seu aparecimento e sua capacidade de manter-se em diálogo com o público, não no sentido de se estabelecer valores, pois segundo Steven Connor (1994), classificações valorativas poderão gerar conflitos e posicionamentos distintos, tendo de um lado a possibilidade de normas e valores incondicionais, objetivos e absolutos, e de outro aqueles que aceitam a historicidade, a heterogeneidade e a relatividade cultural, indomáveis a todos os valores. Para Compagnon (2003), a Estética da Recepção, um movimento que surgiu na década de 1960, tem como marca o reconhecimento da existência do leitor dentro dos estudos literários, juntamente com o autor e o texto, sendo esses nossos focos de análise no referido estudo.

METODOLOGIA:
Para embasar nossa pesquisa buscamos subsídios teóricos acerca da corrente crítica Estética da Recepção no pensamento de Luiz Costa Lima (1979), Steven Connor (1994), Antoine Compagnon (2003). Também utilizamos as abordagens críticas de estudiosos e pesquisadores da área de Estudos Literários, Maria Zilda Ferreira Cury (2001), Eneida Maria de Souza (2002), Sabrina Sedlmayer (2005), Maria da Luz Pinheiro Cristo (2007), Marleide Paula M. F. de Toledo (2007), Raymond L. Williams (2007), Stefania Chiarelli (2007), e considerações do autor Milton Hatoum (2008), a respeito da obra e de seu fazer literário.
RESULTADOS:

A obra Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, foi lançada em 1989, em 1990 venceu o prêmio Jabuti de melhor romance do ano e foi republicada em diversos países (Itália, Estados Unidos, França, Espanha). Acreditamos que sua aceitação junto ao público e a crítica consiste na sua qualidade literária e nas diversas opções de leituras e abordagens dos temas por ela apresentados, como: a exploração da temática das chamadas “minorias conhecidas” como ponto de partida e tendo como  alicerce a identidade nacional  (WILLIAMS, 2007); o imigrante e suas memórias, assunto muito recorrente na literatura brasileira atual e de grande importância para a compreensão do mundo contemporâneo (CURY, 2001); a linguagem como matéria prima estabelecendo diálogo com outras línguas dentro da narrativa (o português, o árabe e o francês), problematizando questões pertinentes para os estudos culturais e literários (BRAIT, 2008); a promoção do encontro entre duas nações distintas, o ocidente e o oriente, que acontece através da linguagem, da mistura de tradições culturais, religiosas, familiares, culinárias, simbólicas, místicas, medicinais e raciais (TOLEDO, 2007). Temas estes de considerável relevância no campo dos estudos literários.

CONCLUSÃO:

O presente estudo proporcionou uma visão mais ampla do conteúdo da obra Relato de um certo Oriente, os aspectos que esta suscitou, e ainda pode vir a suscitar, pois através dos diversos lugares e falas observamos novos ângulos para se pensar à temática da imigração no tocante aos conceitos sócio-culturais. Considerações feitas por Milton Hatoum a respeito da obra e de seu fazer literário também foram apreciados, pois julgamos relevante o ponto de vista do autor. São estes aspectos considerados positivos, uma vez que estabelecem diálogo entre o autor, a obra e o leitor, incidindo assim, com a proposta de estudo da Estética da Recepção.

Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Recepção, Relato, Hatoum.