61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ESPACIALIZAÇÃO DOS DOMICÍLIOS INDÍGENAS NA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS
Mariana Bentes Farias 1
Evelyne Marie Therese Mainbourg 2
Camila Xavier Sá Peixoto Pinheiro 1
Sylvain Jean Marie Desmouliere 2
Maria Ivanilde Araújo 1
1. Universidade Federal do Amazonas
2. CPqLMD/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
Este estudo faz parte da análise dos resultados de uma pesquisa sobre o acesso ao SUS das populações indígenas de Manaus (com comparação com os não indígenas) realizada em 2007 (PPSUS/FAPEAM). Trata-se aqui de mostrar como os domicílios das famílias indígenas e mistas (componentes indígenas e não indígenas) se distribuem no espaço da cidade de Manaus, e qual é a distribuição étnica desses domicílios.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo transversal realizado a partir de amostragem aleatória estratificada proporcional por bairro, representativa da população indígena de Manaus (estimada em 9.294 indivíduos em 2005). Os questionários foram aplicados por 17 indígenas representantes das associações indígenas e capacitados para tal. A identificação dos domicílios foi feita por eles. Do total de 217 domicílios indígenas ou mistos investigados, 205 tiveram seu endereço identificado e constituem a base de dados que serviu para o mapeamento retrospectivo das moradias. Em função da não utilização de GPS na pesquisa de campo, o georeferenciamento dos domicílios foi realizado usando um mapa digital de Manaus visualizado com o software de geoprocessamento livre Quantum GIS que permitiu a busca dos nomes de rua e o posicionamento do centróide das ruas informadas pelos entrevistados. Por trabalhar na escala da cidade, não foi estimado necessário posicionar as casas nas ruas, a posição da rua sendo suficiente para produção de mapas temáticos. Porém, foi dada atenção ao posicionamento da rua no bairro certo, quando a rua atravessava vários bairros, permitindo assim o cruzamento com dados agregados por bairro. A etnia informada pelos sujeitos foi à única variável utilizada junto com o georeferenciamento.
RESULTADOS:
Os domicílios indígenas (124) e mistos (81) espacializados encontram-se em 39 dos 57 bairros da cidade de Manaus, com uma presença marcante nos bairros Cidade Nova (16,1% dos domicílios indígenas) e Jorge Teixeira (7,8%), na frente de Redenção, Japiim e Compensa (5,9%), da Paz e São José (5,4%). Em 21% dos domicílios indígenas e mistos entrevistados, o chefe de família se autodenominou Sateré-Mawé. Em relação ao chefe do domicilio, a distribuição étnica das famílias indígenas ou mistas mostra uma concentração espacial da etnia Sateré-Mawé nos bairros da Redenção (8) Cidade Nova (7), da Paz (6) e Compensa (5), a etnia Tukano se concentra nos bairros da Cidade Nova (7) e Jorge Teixeira (5) e a etnia Ticuna se concentrou na Cidade Nova (9). Em 22 domicílios que corresponde a 10, 7% do total espacializado, o chefe da família é não-indígena.
CONCLUSÃO:
Nas migrações, a concentração geográfica por etnia é um fenômeno frequentemente observado, sendo natural um migrante ter como primeiro local de moradia, a casa de parentes ou conhecidos. O fenômeno se observa em Manaus com o agrupamento da etnias mais numerosas em poucos bairros.
Instituição de Fomento: FAPEAM e CNPq através do PPSUS
Palavras-chave: Espacialização, Domicílios indígenas, Etnias.