61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
DIÁLOGOS: PROBLEMA-TEORIA-OBSERVAÇÃO EM ASTRONOMIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS |
Taimara Passero 1 Fernando Golombiesk 1 Tiago Montanha Padilha 1 Ederson Ricardo Winckler 1 Cleonice Carniel 1 Felicio Guilardi Junior 1, 2 |
1. Universidade Federal de Mato Grosso– Campus de Sinop (UFMT) 2. Orientador |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho tem com ponto de partida as atividades de investigação realizadas, por um grupo de cinco estudantes motivados com aprendizagem em tópicos de Astronomia, na temática Seminário I do curso de Licenciatura |
METODOLOGIA: |
A abordagem metodológica adotada envolve elementos de pesquisa ação participativa no que concerne à análise e síntese produzidas pelo grupo quanto à dinâmica de problematização, teoria e inter-relações possíveis entre: observação e registro sistemático de fenômenos astronômicos. Os registros, dos movimentos relativos da Lua, das constelações do Cruzeiro do Sul e Órion, Terra-Sol e a sombra de Gnômon, Planetas e confecção de Carta Celeste do céu de Sinop, realizados no período de abril a julho de 2008, envolveram desde o campo de ilustrações a lápis e papel, fotográfico e visual em comparação virtual em Planetário virtual – Stellarium 0.9.0.. Enquanto referencial teórico-metodológico corrobora-se com o pensamento de Scarinci e Pacca. (2006), que `A astronomia faz parte da curiosidade do senso comum e também da grande motivação e busca constante de conhecimento pelos cientistas astrônomos’ e, ao que nos orienta Bachelard (1999), ‘a existência de conhecimentos empíricos - vivenciais - já constituídos, implicaria não se tratar de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar de cultura experimental’, de derrubar obstáculos já sedimentados pela vida cotidiana, na qual seus conhecimentos empíricos e suas concepções vêm se constituindo. |
RESULTADOS: |
Ao tempo das atividades chegamos à confecção de carta celeste com diâmetro de
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CONCLUSÃO: |
As atividades desenvolvidas propiciaram o desenho de projeto de extensão para divulgação científico-cultural intitulado ‘O Céu de Sinop em Movimento’. O processo de observação ao dispor fatos novos, tem implicado, em compreender mais apropriadamente o universo de pré-concepções associadas ao processo de construção do conhecimento que se desenvolve nos estudantes. O que se tem dialogado e alimentado a curiosidade epistemológica do grupo tem relação com o desenvolvimento de modelos teóricos – na história da ciência e os processos de construção, o que exige mudanças em referenciais previamente estabelecidos. Da observação e registro do movimento aparente dos astros na dinâmica do horizonte celeste o grupo tem buscado referencial teórico-metodológico do porquê fenomenológico quando se deparam com mudanças periódicas. O que se espera é que conjecturas continuem a ser tecidas e se constituam referencial para avaliação do aprendizado e desenvolvimento mediado, pois a construção do conhecimento envolve relações de complexidade e implicam a necessidade de um caminhar mais longo, de mudança de cultura experimental, de transcendência, re (construção) e (re) significação dos objetos científicos. |
Palavras-chave: Astronomia, Carta celeste, Gnômon. |