61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIÁLOGOS: PROBLEMA-TEORIA-OBSERVAÇÃO EM ASTRONOMIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS
Taimara Passero 1
Fernando Golombiesk 1
Tiago Montanha Padilha 1
Ederson Ricardo Winckler 1
Cleonice Carniel 1
Felicio Guilardi Junior 1, 2
1. Universidade Federal de Mato Grosso– Campus de Sinop (UFMT)
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem com ponto de partida as atividades de investigação realizadas, por um grupo de cinco estudantes motivados com aprendizagem em tópicos de Astronomia, na temática Seminário I do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus de Sinop - MT. Este curso abarca a oportunidade de concretizar a formação do professor de ciências naturais e matemática, numa proposta epistemológica em que se resgate a unidade do saber científico numa dimensão interdisciplinar e transdisciplinar e desenvolva as competências e habilidades básicas da cidadania, capacidade de participação e de tomada de decisão, bem como os saberes, tanto de conteúdos quanto metodológicos, necessários à docência na área de atuação. Os temas envolvidos na pesquisa de observação e registro sistemático de fenômenos relacionados com as modificações na paisagem do céu de Sinop envolveram: registro e cálculos - de variação angular, determinação dos pólos norte e sul geográficos e latitude, tomando-se por referência o equinócio de Outono – com acompanhamento e registro da variação de sombra de gnômon, disponibilidade visual temporal de planetas e constelações e elaboração de carta celeste para as coordenadas geográficas de observação.

METODOLOGIA:

A abordagem metodológica adotada envolve elementos de pesquisa ação participativa no que concerne à análise e síntese produzidas pelo grupo quanto à dinâmica de problematização, teoria e inter-relações possíveis entre: observação e registro sistemático de fenômenos astronômicos. Os registros, dos movimentos relativos da Lua, das constelações do Cruzeiro do Sul e Órion, Terra-Sol e a sombra de Gnômon, Planetas e confecção de Carta Celeste do céu de Sinop, realizados no período de abril a julho de 2008, envolveram desde o campo de ilustrações a lápis e papel, fotográfico e visual em comparação virtual em Planetário virtual – Stellarium 0.9.0.. Enquanto referencial teórico-metodológico corrobora-se com o pensamento de Scarinci e Pacca. (2006), que `A astronomia faz parte da curiosidade do senso comum e também da grande motivação e busca constante de conhecimento pelos cientistas astrônomos’ e, ao que nos orienta Bachelard (1999), ‘a existência de conhecimentos empíricos - vivenciais - já constituídos, implicaria não se tratar de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar de cultura experimental’, de derrubar obstáculos já sedimentados pela vida cotidiana, na qual seus conhecimentos empíricos e suas concepções vêm se constituindo.

RESULTADOS:

Ao tempo das atividades chegamos à confecção de carta celeste com diâmetro de 1 metro para as coordenadas geográficas local (Latitude: 11° 51' 52" S; Longitude: 55° 30' 16" O), determinação da latitude local na passagem do equinócio de outono com erro em torno de 5 %, acompanhamento concomitante a olho nu e instrumentos ópticos – binóculos e luneta caseira - e planetário virtual do horizonte celeste, isto é, observações e registro da temporalidade do céu ambiente local: Lua, Planetas, Cruzeiro do Sul e Órion. As reflexões em torno das investigações ressaltam questões que apontam para temáticas relacionadas com astrofísica. Encontra-se no discurso dos estudantes que o desenvolvimento de tais questões, juntamente, com as observações, pesquisas bibliográficas e a discussão com colegas e orientador, possibilitou compreender um pouquinho daquilo que faz parte do que denominamos Universo e que, o entendimento dos fenômenos propicia um olhar diferente, o que não significa que se deva perder a essência e o encanto que se tinha até então. A História da Ciência tem propiciado, para o grupo, compreender diferentes modelos de Terra e Universo em seus contextos de produção - período histórico e instrumentos técnicos e linguagens, sociedade e filosofia – crenças e culturas.

 

CONCLUSÃO:

As atividades desenvolvidas propiciaram o desenho de projeto de extensão para divulgação científico-cultural intitulado ‘O Céu de Sinop em Movimento’. O processo de observação ao dispor fatos novos, tem implicado, em compreender mais apropriadamente o universo de pré-concepções associadas ao processo de construção do conhecimento que se desenvolve nos estudantes. O que se tem dialogado e alimentado a curiosidade epistemológica do grupo tem relação com o desenvolvimento de modelos teóricos – na história da ciência e os processos de construção, o que exige mudanças em referenciais previamente estabelecidos. Da observação e registro do movimento aparente dos astros na dinâmica do horizonte celeste o grupo tem buscado referencial teórico-metodológico do porquê fenomenológico quando se deparam com mudanças periódicas. O que se espera é que conjecturas continuem a ser tecidas e se constituam referencial para avaliação do aprendizado e desenvolvimento mediado, pois a construção do conhecimento envolve relações de complexidade e implicam a necessidade de um caminhar mais longo, de mudança de cultura experimental, de transcendência, re (construção) e (re) significação dos objetos científicos.

Palavras-chave: Astronomia, Carta celeste, Gnômon.