61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO AO PROCESSO DE INCLUSÃO.
Luana Zimmer Sarzi 1
Fabiane Adela Tonetto Costas 2
Andréa Tonini 3
Alice Dezotti Freitas 1
Elize Souto 1
Juliana Dalla Porta 1
1. Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial- Licenciatura/UFSM
2. Orientadora do Projeto de Pesquisa. Prof. Departamento de Fund. da Educação/UFSM
3. Orientadora do Projeto de Pesquisa. Prof. Departamento de Ed. Especial/UFSM
INTRODUÇÃO:

Considerando o paradigma da inclusão, pode-se dizer que uma escola, para ser inclusiva não deve colocar a ênfase na deficiência que o aluno apresenta, mas sim na capacidade que escola tem de oferecer condições adequadas, recursos frente às necessidades educacionais de cada aluno. Neste contexto inclusivo, proposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 1996 e pela nova política nacional de educação especial, publicada em janeiro de 2008, as escolas comum-regulares de ensino passaram a ter a responsabilidade de adaptar-se para atender às necessidades de todos os alunos que, em seu processo de aprendizagem, apresentam alguma dificuldade.  Partindo desse pressuposto, desenvolve-se esta pesquisa, em uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, objetivando implementar ações que proporcionem a sensibilização, reflexão e a elaboração de diferentes alternativas metodológicas que subsidiem o fazer pedagógico inclusivo do professor, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como, proporcionar análises e reflexão da ação docente junto aos alunos incluídos, propondo estudos pautados pelos questionamentos advindos dos professores, promovendo uma reflexão sobre a sua prática pedagógica.

METODOLOGIA:

O estudo estrutura-se em encontros mensais, com os professores da escola lócus do projeto, precedidos de um encontro dialógico entre a equipe de pesquisadores e a equipe diretiva da escola, sendo o trabalho realizado através da reflexão conjunta e constante entre os pesquisadores da instituição de ensino superior e educadores da escola, numa metodologia que segue a perspectiva da pesquisa-ação. Tal metodologia traz significativos ganhos aos envolvidos, pois permite o compartilhar de reflexões ações e entre pesquisadores e professores. Assim, assumimos, não apenas o papel de pesquisadores, mas também nos comprometemos com a realidade pesquisada, almejando uma construção conjunta de saberes a fim de transformar a ação dos professores no que tange a inclusão escolar.  

RESULTADOS:

Considerando o objetivo de sensibilizar os professores dos anos iniciais do ensino fundamental para proporcionar análises e reflexões da ação docente junto aos alunos incluídos, foi perceptível que no ano de 2007 houve apenas um início de sensibilização, pois este conceito ainda estava vinculado à inclusão de pessoas com necessidades especiais orgânicas e/ou permanentes o que difere do contexto onde a escola está inserida, bem como da população que a freqüenta. Já em 2008, consideramos que houve a ampliação do conceito para além dos alunos com deficiências. Ao longo desses dois anos, durante os encontros, os docentes, passaram a refletir sobre a realidade a qual escola, lócus da pesquisa, está inserida e puderam analisar outros fatores, além da deficiência, como por exemplo, as condições sócio-econômicas e níveis de instrução de seus alunos e sua comunidade, passando a considerá-los sujeitos da inclusão escolar. Assim, atendendo aos nossos objetivos, em relação à maioria dos professores pôde apontar-se um avanço no aspecto de sensibilização e comprometimento com a educação inclusiva e alunos incluídos.

CONCLUSÃO:

A partir da análise das ações realizadas até então, acredita-se que, os objetivos da pesquisa vêm se concretizando. Percebe-se que a resistência quanto a discussões referentes à inclusão escolar vem sendo atenuada. No grupo de docentes, ainda existem profissionais que resistem à proposta, mas esses são um número reduzido, a grande maioria parece ter ampliado o conceito de inclusão educacional, conseguindo relacioná-lo a sua realidade escolar.  A reflexão em relação aos alunos incluídos se mostra, igualmente, necessária, uma vez que ainda se percebem dificuldades na identificação e caracterização desse aluno, um ponto que traz obstáculos ao entendimento do conceito de inclusão entre os docentes da escola. As ações realizadas na pesquisa revelaram que este é um campo que necessita de apoio no que se refere aos processos de inclusão e esta investigação tem se mostrado empenhada na busca desse apoio. Considera-se, assim, a parceria com a instituição, essencial para o sucesso das atividades até então desenvolvidas e para a concretização de outros dos objetivos desta pesquisa.

Instituição de Fomento: Fundo dr Incentivo a Extensão - FIEX / UFSM
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Formação de Professores, Alternativas Metodológicas.