61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ROTA DA HISTORIA E DO MAR: UMA ABORDAGEM SOCIOESPACIAL DA ATIVIDADE TURÍSTICA EM PERNAMBUCO
Rafael Ramos da Silva 1
Débora Albuquerque Meira 1
Márcia Maria da Silva 1
Thaïs de Lourdes Correia de Andrade 1
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
INTRODUÇÃO:

A pesquisa ora em desenvolvimento diz respeito ao estudo de uma das rotas turísticas  de Pernambuco, a Rota da História e do Mar que abrange uma área situada ao sul da Região Metropolitana do Recife, englobando as praias de Suape, Calhetas, Enseada dos Corais, Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe e Maracaípe. Esta rota é uma das que mais recebe fluxos turísticos no Estado, em decorrência não só das potencialidades naturais aí existentes, representadas pelas belíssimas praias com piscinas naturais e Sol presente durante quase todo o ano, como pelo seu potencial histórico e cultural. Por sua vez esta área é dotada de uma excelente infraestrutura que compreende portos e aeroportos modernos, resorts, bares e restaurantes. É visível o crescimento econômico que a atividade turística trouxe para a área inserida nessa rota turística.

METODOLOGIA:

Em uma primeira fase da pesquisa foi realizado um levantamento e leitura  bibliográfica acerca dos assuntos relacionados ao turismo, ao espaço geográfico e ao território, a exemplo de livros, revistas, monografias e dissertações. Por sua vez, nesse momento, foram coletados dados estatísticos obtidos através do site do Governo de Pernambuco, analisados gráficos, tabelas e feitas consultas a mapas. Em uma segunda fase, além das atividades de gabinete, de análise e interpretação do material coletado, foram realizadas visitas a campo para observação “in loco”, buscando fazer uma analogia do material que foi levantado com a realidade vivenciada na região. Para isso foram realizadas entrevistas e registros em fotografias. Na etapa seguinte da pesquisa, antes mesmo da elaboração do documento final, os resultados foram discutidos com alunos da graduação, do curso de licenciatura em geografia que conhecem a área objeto de estudo a fim de se obter outros pontos de vistas que não fossem apenas os dos moradores das áreas que integram a rota turística.    

RESULTADOS:

Na Rota estudada observou-se a predominância do turismo do tipo Sol, Areia e Mar, o qual tem suas bases fixadas na idéia do prazer pelo Sol. Tal rota apresenta uma ótima infraestrutura, uma vez que, os grandes investidores procuram dinamizar e acomodar os turistas da melhor maneira possível. Verificou-se também que os resorts abrangem uma vasta área, contando com técnicas e mecanismos de atividades pré-definidas, buscando atrair os turistas “psicocêntricos”, aqueles que buscam um planejamento turístico de acomodação e lazer pré-definido. Inicialmente pensou-se que o investimento priorizado nessas infraestruturas traria benefícios ao desenvolvimento socioespacial, este que teoricamente deveria estar relacionado com as necessidades reais dos moradores. Fato que não ocorre na prática, pois a maior parte do desenvolvimento gerado é essencialmente econômico, voltado para atrair o público de fora, havendo dessa forma uma monopolização do capital. Assim, a renda obtida através dessa movimentação de capital acaba ficando concentrada nas mãos dos grandes investidores.  A lógica desse tipo de planejamento turístico está relacionada à idéia de que as áreas turísticas são vistas na concepção do turismo como uma mercadoria, passando o turista  a ser visto como mais um consumidor. 

CONCLUSÃO:

O turismo é capaz de modelar os territórios onde ele se instala, entretanto isso não significa que a população que reside em tais áreas turísticas venha a ser beneficiada socialmente com tais modificações. Fato esse que foi comprovado na área em estudo, uma vez que, a população local não conta com os mesmo privilégios, pois a mesma não consegue usufruir de boa parte da infraestrutura implementada devido ao seu alto custo. Dessa forma é perceptível que a organização espacial dos fluxos turísticos não consegue atingir os objetivos esperados no que diz respeito ao campo social que deveria englobar não só quem chega e sim os que residem no local. Revela-se, dessa forma,  que existe apenas o alcance do objetivo econômico que visa aumentar o fluxo de capital.  Observa-se, também, a valorização do comércio, que ocorre para suprir a nova dinâmica vigente na área que compreende a Rota da História e do Mar.

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Turismo Litorâneo, Modificações Socioespaciais, Fluxos Turísticos.