61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA INCIDÊNCIA DA MALÁRIA. NOS MUNICÍPIOS DE BRAGANÇA E AUGUSTO CORRÊA – PA. NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2001 A FEVEREIRO DE 2008
Lena Patricia S. Rodrigues 1
Alexandre da Silva Diniz 2
Douglas Gasparetto 1
João Monteiro 1
Nelson Soffiatt 1
Nelson Veiga 1
1. Laboratório de Geoprocessamento/IEC/MS
2. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA
INTRODUÇÃO:

A malária é um grande problema de saúde pública, em âmbito global, cuja expressividade epidemiológica no Brasil ocorre principalmente, na região Amazônica. Considerando as diferentes variáveis que podem favorecer a incidência desta doença, o presente trabalho objetivou o desenvolvimento de análises espaço-temporal da incidência da malária nos municípios de Bragança e Augusto Corrêa-Pa, no período de janeiro de 2001 a fevereiro de 2008. Para tal, foram desenvolvidos estudos sobre a epidemiologia do agravo, as características sócio-econômicas e ambientais, na área de estudo. Foram utilizadas técnicas de geoestatística e de processamento de banco de dados geográficos, a partir de trabalhos de campo e análises laboratoriais, para identificar e analisar fatores de riscos de contaminação, responsáveis pela incidência desta doença.

METODOLOGIA:

Levantamento do material bibliográfico; obtenção das bases de dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS), tais como Sistema de Informação das localidades (SISLOC), Sistema de Informação em Malária (SISMAL) e o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP-Malária), bem como as bases cartográficas, epidemiológicas, entomológicas, ambientais e de imagens de satélites, referentes à área de estudo. Realização do trabalho de campo de georreferenciamento dos criadouros naturais e artificiais de formas imaturas de vetores, pessoas positivadas laboratorialmente com o parasita e caracterização ambiental de peridomicílio, além de trabalho laboratorial, que se constituiu do pré-processamento das imagens de satélites utilizadas, a classificação ambiental da área de estudo, a elaboração das análises utilizando técnicas de geoestatística e por fim a construção dos relatórios e divulgação dos resultados.

RESULTADOS:
Foram geradas bases de dados georreferenciados dos casos confirmados de malária, no período estudado e mapas digitais com a localização dos criadouros, das formas imaturas dos vetores da doença e de localidades em áreas de risco de contaminação e transmissão. Foi gerada também a classificação ambiental da área de estudo.  Foi obtido o inter-relacionamento das informações contidas nos bancos de dados epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos desenvolvidos, que foram expressos através de bases de dados cartográficas e de imagens digitais de satélite. Por fim, foram identificadas as localidades com alta possibilidade de transmissão por malária, dentro das áreas de risco de contaminação.
CONCLUSÃO:
A partir da análise espaço-temporal, utilizando técnicas de geoestatística e geoprocessamento, foi possível analisar a densidade de casos positivos de malária, sua espacialização em função das localidades estudadas e as variáveis que interferiram no seu cenário epidemiológico, no período e área de estudo. Levando em consideração os resultados obtidos pode-se dizer que a incidência da doença não se deu de forma homogênea, pois com relação à evolução do número de casos confirmados foi observada a ocorrência mais elevada, no sentido da área costeira para as interiores. Considerando, os meses mais chuvosos que correspondem ao período de janeiro a março e de outubro a dezembro, em que o índice malárico foi baixo, comparando-se com o período de estiagem que corresponde de março a setembro.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Pará - FAPESPA
Palavras-chave: Geoestatística, Geoprocessamento, Epidemiologia .