61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DIVERSIDADE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS, Anastrepha spp. (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NA ÁREA URBANA DE BENJAMIN CONSTANT, ALTO SOLIMOES, AMAZONAS.
Deiziane Martins de Almeida 1
Eneida Alice Colares Corrêa Soares 1
Neliton Marques da Silva 1
Márcia Reis Pena 1
Geraldo José Nascimento de Vasconcelos 2
1. DCFDA, FCA,UFAM
2. ESALQ/USP
INTRODUÇÃO:

Dentre os principais fatores que limitam a produção de frutíferas, destacam-se as moscas-das-frutas, as quais podem causar sérios danos, sendo a família Tephritidae a maior e economicamente mais importante. No Brasil, o gênero Anastrepha Schiner é o de maior importância econômica. A dinâmica populacional das moscas-das-frutas é influenciada por fatores bióticos e abióticos. O conhecimento da diversidade de espécies de moscas-das-frutas em uma região, suas plantas hospedeiras e índice de infestação é de fundamental importância para decidir sobre as táticas de controle desse grupo de praga. Este estudo teve por objetivo analisar a diversidade das moscas-das-frutas na área urbana do município de Benjamin Constant Alto - Solimões Amazonas.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado em três localidades no município de Benjamin Constant localizado a 1.628km de Manaus, Amazonas: localidade A, B e C. As coletas foram realizadas semanalmente por um período de cinco meses, em três quintais agroflorestais. Foram distribuídas cinco armadilhas do tipo MacPhail modificada (pet 2L com quatro orifícios de 2 cm) a uma altura de 2m da superfície do solo. Estas armadilhas continham como atrativo alimentar suco de maracujá a 10%, estabilizado com borax. Após a coleta, o material entomológico foi triado (os espécimes foram peneirados, lavados e acondicionados em frascos contendo álcool a 70%) e devidamente etiquetado para posterior identificação no laboratório. Os espécimes foram contados e sexados. A identificação foi baseada nas fêmeas, observando-se o padrão alar, coloração do corpo, mesonoto, mediotergito, abdome e baseada principalmente, nas características morfológicas do ápice do acúleo utilizando-se chaves de identificação. A diversidade de Anastrepha de cada local foi submetida à análise de similaridade de Mountford, para a elaboração de um dendograma de similaridade entre as comunidades dos diferentes locais.

RESULTADOS:

Foram capturados 1.714 indivíduos de Anastrepha, dos quais 543 foram identificados correspondendo a 10 espécies: A. leptozona; A. distincta; A. striata; A. serpentina; A. bahiensis; A. manihoti; A. obliqua; A. antunesi; A. pseudoparalela e A. turpiniae. De forma geral A. leptozona, A. distincta e A. striata predominaram nas coletas com 187, 141 e 129 espécimes, respectivamente.

Houve diferença na composição faunística e na abundância das espécies entre os três quintais agroflorestais. Na localidade A foram capturadas 190 espécimes de 8 espécies, com maior abundância de A. distincta (44%) e A. leptozona (41%). Para a localidade B foram capturadas 98 espécimes de 5 espécies, onde as mais abundantes foram A. distincta (40%) e A. striata (33%). Na localidade C, foram capturadas 255 espécimes de 8 espécies, sendo as mais abundantes A. leptozona (37%) e A. striata (34%).

O índice de similaridade possibilitou a comparação entre cada localidade e permitiu concluir que, de forma geral, há pouca semelhança (43%) entre as localidades A e C, e alta semelhança (67%) entre as localidades A-B e B-C.

CONCLUSÃO:

Na área urbana do município de Benjamin Constant foram encontradas 10 espécies de Anastrepha.

A composição das espécies dentro dos quintais agroflorestais pode variar na região estudada.

Palavras-chave: Quintais agroflorestais, Fruticultura tropical, Tefritofauna.