61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E RECREAÇÕES NA VISÃO DOS PROFESSORES POLIVALENTES COMO MOTIVAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anderson da Silva Pereira 1
Rafael Pena e Santos 1
Waldson Cesar Sales de Sousa 1
Élida Viana de Souza 1
1. UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - AP
INTRODUÇÃO:

Aprender brincando na escola representa a continuidade de um processo de conhecimento que as crianças já desempenham desde cedo, através de observações, experiências, ações e relações que estabelecem com os objetivos e com as pessoas. Alguns recursos metodológicos predominantes nas escolas de ensino infantil promovem uma aprendizagem por memorização, pelo emprego de inúmeras repetições orais e escritas. Esta abordagem não favorece as discussões, os questionamentos e nem promovem a criatividade. Acreditando que a verdadeira educação é aquela que desperta na criança o melhor comportamento para satisfazer suas necessidades de saber, explorar, observar e interagir, a educação não tem outro caminho senão organizar seus conhecimentos partindo das necessidades e interesses da criança. Desta forma, até que ponto os jogos e as recreações contribuem na Pedagogia como instrumento de intervenção na educação infantil.

METODOLOGIA:

Participaram desta pesquisa 12 (doze) professores polivalentes. Este trabalho envolveu um estudo de caso na Escola Estadual Modelo Guanabara na cidade de Macapá. Também foram aplicados 01 (um) questionário para cada um dos participantes da pesquisa com perguntas abertas e que foram, posteriormente, analisadas qualitativamente.

RESULTADOS:

Com relação à presença dos jogos na prática pedagógica dos professores polivalentes da educação infantil da Escola Modelo Guanabara, verificou-se 02 posturas: a) professores que afirmaram que os jogos são presença diária em sua prática metodológica; b) e os professores que afirmaram que os jogos são usados esporadicamente, para não transformação das aulas apenas em atividades lúdicas. A respeito da contribuição dos jogos no processo ensino-aprendizagem, constatou-se 03 contribuições na visão dos professores: a) ajuda no processo de socialização das crianças com seus pares; b) colaboração no envolvimento das crianças nas atividades escolares; c) ajuda no desenvolvimento de valores como solidariedade e respeito.

CONCLUSÃO:

Com a acelerada evolução dos estudos psicológicos e educacionais sobre o desenvolvimento infantil, descobre-se como jogos, aparentemente sem maiores compromissos e tão desvalorizado pelos adultos é fundamental para a construção do pensamento e do conhecimento pela criança e mais especificamente para aquisição da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático. Daí, conclui-se então que as instituições de fomento devem investir na formação continuada dos professores com relação ao uso dos jogos no processo ensino aprendizagem; necessidade de tempo institucional para estudo na escola  sobre a utilização dos jogos e demais recursos pedagógicos a serem utilizados na educação infantil para melhoria do processo ensino-aprendizagem. 

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - AP
Palavras-chave: recursos metodológicos , educação infantil, atividades lúdicas.