61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
ÍNDICE DE GRAVIDEZ NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA E ADOLESCÊNCIA NA CIDADE DE TABATINGA NOS ANOS DE 2000 A 2006
LORENA VIANA MENDES 1
LUÍS ENRIQUE GAINETTE PRATES 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

O trabalho visou verificar o índice de gravidez na pré-adolescência e adolescência na cidade de Tabatinga nos anos de 2000 a 2006. Foram comparados a variação e o ano em que ocorreu o maior e menor índice de gravidez nas adolescentes e pré-adolescentes nas idades de 10 a 20 anos.

Por que acontece a gravidez na adolescência e pré-adolescência?
 São muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura, falta de cuidado com a prevenção.

Nos últimos anos, a incidência de gravidez na adolescência vem aumentando significativamente, tanto no Brasil como no mundo. No Brasil, observa-se que, apesar do declínio das taxas de fecundidade desde o início dos anos 70, é cada vez maior.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) Art. 2º afirma que criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos.

 

METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado na cidade de Tabatinga – AM, as pesquisas foram do tipo documental embasada em pesquisas bibliográficas de outros autores. No período de novembro de 2006 a março de 2007.

As pesquisas para obtenção de dados foram cedidas através do Laboratório de fronteiras (LAFRON). Mas precisamente na Coordenação de Vigilância Epidemiológica – Tabatinga.

Programa SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos).

Foi calculado o índice de gravidez no  público-alvo através do nº de adolescentes e pré-adolescentes grávidas dividindo com o nº da população.

Materiais utilizados:

         Cadastro do controle de nascidos Vivos nos anos de 2000 a 2006, na faixa etária entre Pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 20 anos.

         Ficha de declaração de Nascidos Vivos, onde fornece o grau de escolaridade das Pré-adolescentes e adolescentes da cidade de Tabatinga.

          matemática utilizada foi a seguinte Ig = ng/ N.

 

 

RESULTADOS:

O tema é um dos problemas sociais na cidade de Tabatinga (informação oral). Porque muitas vezes a falta de diálogo e a omissão de informações ainda é uns dos vários conflitos que as adolescentes enfrentam, direcionando assim a diversas dimensões deste problema, como a irresponsabilidade, a falsa independência, a inicialização cada vez mais precoce da vida sexual, onde muitas vezes o fator biológico, dessas adolescentes que não estão preparadas para a concepção de um ser também é um dos diversos problemas que no futuro irão se adaptar e fazer renúncias de sonhos e objetivos pelo menos por um certo tempo de sua vida.

O teste de gravidez entre as pré-adolescentes e adolescentes é um dos exames mais freqüentes realizados no LAFRON. O maior índice de gravidez ocorreu no ano de 2004 e o menor  no ano de 2005 tanto nas pré-adoles.O grau de escolaridade das Pré-adolescentes e adolescentes nos anos de 2000 a 2006.

De acordo com os resultados 1.725 possuem o nível fundamental completo. Apenas 660 adolescentes já iniciaram o ensino médio, 93 já iniciaram o nível superior e 89 casos de pré-adolescentes e adolescentes não possuem nenhum grau de escolaridade.

 

CONCLUSÃO:

Os padrões sexuais e reprodutivos variam de acordo com as regiões, e  essas diferenças se devem a inúmeros fatores: Caráter rural ou urbano da região e condições socioeconômico e diferenças culturais e acesso a serviços de saúde e a métodos anticoncepcionais, determinando maior ou menor incidência de gravidez na população adolescente e pré-adolescente.

 Além disso, culturas regionais, estilos de vida, projetos de vida, opções de futuro, perspectivas de estudo e casamento, enfim, um leque de possibilidades que variam de região para região, determinam as variações nas taxas de índice de gravidez das diversas localidades.

Enfim, este trabalho permitiu concluir que há muito a ser feito para as pré-adolescentes e adolescentes no que diz respeito ao suporte familiar, educacional, cultural e comportamental, remetendo-se à necessidade de pesquisas nacionais acerca da gravidez durante essas duas fases tão repleta de dúvidas e descobertas, fato que deveria mobilizar toda a sociedade.

 

 

 

Palavras-chave: PRÉ-ADOLESCÊNCIA, ADOLESCÊNCIA, ÍNDICES DE GRAVIDEZ.