61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
ESTUDO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS NO CONTEXTO DE RECUPERAÇÃO DE MICROBACIAS URBANAS: PROJETO VILA PARQUE ANHUMAS, EM CAMPINAS – SP, E JARDIM IRENE, EM SANTO ANDRÉ – SP
Estela Regina de Almeida 1
1. CEATEC, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, PUC - Campinas
INTRODUÇÃO:

A pesquisa apresenta os resultados da avaliação da qualidade de projetos integrados sob o enfoque sócio- ambiental.

Em Campinas, a Vila Parque Anhumas, as obras executadas são com recursos federais, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – obras sociais e do Ministério das Cidades. E no Caso de Santo André, no Jardim Irene é por recursos municipais com o Programa PAT-PROSANEAR.

No caso de Campinas a intervenção esta localizada no norte do município na bacia hidrográfica do ribeirão das Anhumas. A falta de alternativas habitacionais e de fiscalização, (ao mesmo tempo o mercado imobiliário urbanizava o restante da bacia com alto grau de impermeabilização do solo), promoveu grande adensamento populacional e construtivo e situações de risco, tendo já havido remoções. O projeto visa a complementação da urbanização com infra-estrutura, equipamento de unidades habitacionais e o projeto de um parque linear ao longo do ribeirão.

Em Santo André o assentamento é formado por quatro glebas na divisa com São Bernardo do Campo na bacia do ribeirão Guarará. O projeto está concluído e o abastecimento de água já vem sendo realizado pelo SEMASA.

A pesquisa tem como proposta o estudo do entendimento do processo de urbanização desses assentamentos e seu impacto na estrutura urbana.

 

METODOLOGIA:

Nos primeiros meses da pesquisa foi feito um levantamento do conhecimento do problema em ambas as áreas. Em conjunto, foi feita pesquisas na internet e a pesquisa bibliográfica que focava em leituras de formas abrangentes sobre o assunto.

A pesquisa teve uma ficha de caracterização elaborada pelo orientador para facilitar melhor o andamento desta. Nesta ficha responde-se desde tempo de ocupação, número de famílias, removidos, custo do projeto, o projeto, os resultados até hoje, entre outras questões.

O estudo do Parque Anhumas, em Campinas, esta sendo feito por mapas da região e da cidade, em conjunto com visitas a área com levantamento fotográfico.

Em Santo André, o Jardim Irene, a pesquisa esta focada em estudos em sites relacionados a área e aos programas atendidos pelo projeto da obra.

 

RESULTADOS:

Segundo leituras pode-se concluí que a densidade do desenvolvimento urbano é um assunto controverso e muitas vezes confuso. Decisões tomadas nesta área podem ter um impacto significativo na saúde, meio ambiente, na produtividade das cidades e no processo de desenvolvimento humano como um todo. Há uma gama rica de dados e experiências relevantes que, quando comparados uns aos outros, podem oferecer referências úteis para o processo decisório em planejamento, o desenho urbano e a gestão de assentamentos humanos. Por um lado, densidades urbanas afetam diretamente processos de desenvolvimento urbano tanto ao nível da cidade quanto ao bairro, como, por exemplo, o congestionamento, a falta de espaço e lazer, a baixa qualidade ambiental, etc.

Estudos sobre necessidades habitacionais demonstram que as áreas com maior número de habitações precárias, insalubres ou em risco encontram-se na beira de córregos, mangues e encostas urbanas.

A pesquisa estuda, justamente, duas áreas que estão em Área de Proteção Permanente (APP), estando as duas favelas (passando por processo de urbanização), que estão em beira de córrego, no caso do Parque Anhumas, na bacia hidrográfica do Ribeirão Anhumas; e o Jardim Irene, bacia do ribeirão Guarará.

A pesquisa ainda esta em andamento.

CONCLUSÃO:

As breves conclusões que podem ser tomadas com base no que foi pesquisado até o momento. No caso da cidade de Campinas, o Parque Anhumas é divido em 5 núcleos, sendo eles: Guaraçaí, Gênesis, Parque São Quirino, Dom Bosco e Vila Nogueira, composta por 210 famílias e com o projeto realizado serão 607 pessoas beneficiadas diretamente. O fiscalizador do Projeto é a Caixa Federal, o qual esta em andamento e com atraso de 6 meses, a resposta da prefeitura é o fato da mudança de secretaria e coordenador do projeto após eleição.   

Em Santo André, no Jardim Irene, a área faz fronteira com São Bernardo e é composta por 4 núcleos, sendo eles: Jardim Irene I, II, III, IV e V, composta por 1500 famílias. As obras estão concluídas, pode-se avaliar que houve uma relativa integração da área ao entorno social e urbanisticamente. Os lotes receberam ligações individuais de água, esgoto, energia.

Ainda esta sendo feitas as avaliações dos projetos. Pesquisa com entrega prevista em julho de 2009.

Instituição de Fomento: FAPIC/ Reitoria
Palavras-chave: favela, água no meio urbano, gestão urbana.