61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
TECNOLOGIA SOCIAL ENCONTRO: SUBSÍDIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
Ermelinda do Nascimento Salem José 1
Ana Maria Coelho Marques 1
Magda Sudário Pinheiro 1
Marluce Mineiro Pereira 1
Solange Cristina Brandão Maciel 1
Tainá Wandelli Braga 1
1. Instituto Silvério de Almeida Tundis - ISAT
INTRODUÇÃO:
A consolidação gradativa de uma atividade de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), iniciada em 2002 no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER), em Manaus-AM, foi delineando a Tecnologia Social (TS) Encontro. Baseada, sobretudo, na Proposta do Encontro de Jacob L. Moreno (criador do Psicodrama), nas considerações de Boaventura de Sousa Santos e na Pedagogia de Paulo Freire, esta TS tem por objetivo desenvolver ações educativas e terapêuticas voltadas a pessoas que vivenciam situações de risco ao exercício da cidadania, estimulando a participação social na busca de soluções para problemas coletivos e, deste modo, contribuindo para a transformação da realidade rumo à construção de uma sociedade inclusiva. Atualmente, a TS Encontro vem sendo desenvolvida em três contextos: CPER; Chapada (comunidade urbana próxima ao CPER); e região do Marau (área indígena Sateré-Mawé, em Maués, município do Amazonas).
METODOLOGIA:
Sua metodologia está fundamentada em seis caminhos, norteados por eixos de atuação, que desenvolvidos de forma indissociada, tratam de temas transversais e envolvem vários segmentos sociais: 1) Visitante (vínculo afetivo, comunitário, social); 2) Nosso Visual (corporalidade, saúde, ambiente); 3) B A BA da Vida (educação, saber, fazer); 4) Oficinas da Criatividade (expressão da criatividade, visibilidade social, trabalho e renda, sustentabilidade); 5) Educação em Saúde (mudanças de paradigmas); e 6) Diálogo Intercultural (diálogo, cultura, troca de saberes). Tendo por orientação esses seis caminhos/eixos de atuação, cada um desenvolvido através de passos básicos, são criadas atividades específicas ao contexto de atuação, de modo a respeitar as demandas e particularidades identificadas. Tais atividades são coletivamente construídas em Encontros, contribuindo para a promoção de mudanças no campo da atenção em saúde mental.
RESULTADOS:
Dentre os resultados alcançados, destacamos: a maior autonomia dos internos no CPER; redução da incidência de crises; melhoria da socialização, através da interação em atividades em uma sala de aula e oficinas de criatividade; mudanças no tratamento aos residentes no CPER, a partir da reativação de um salão de beleza, que permitiu a extinção da tosa de cabelo e de banhos e roupas coletivas; inclusão social de uma ex-interna do CPER na comunidade da Chapada; desenvolvimento de pesquisa-ação sobre uso de álcool e outras drogas entre as pessoas Sateré-Mawé; desenvolvimento de pesquisa de Doutorado “O Povo Indígena Sateré-Mawé e o Diálogo Intercultural sobre o Sofrimento Psíquico”; desenvolvimento de dois PIBICs; criação do Instituto Silvério de Almeida Tundis (ISAT); visibilidade a nível nacional, com a obtenção do 1º lugar em prêmio de inclusão social na categoria Direitos Humanos; entre outros.
CONCLUSÃO:
Considerando que a TS Encontro contribui efetivamente para a re(inserção) de pessoas e grupos, consideramos que esta tecnologia poderá subsidiar políticas publicas de saúde mental.
Palavras-chave: Tecnologia Social Encontro, Políticas Públicas, Inclusão Social..