61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONSTRUINDO UM ECOSSISTEMA ATRAVÉS DE UM TERRÁRIO
Janaina de Moraes Peres 1
José Miguel Joaquim Dias da Franca Silva 1
Sirley Sá de Carvalho 1
Marcos Antonio Pinto Ribeiro 2
Carlos Wagner Costa Araújo 1
1. Universidade Federal do Vale do São Francisco
2. Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental é uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais. Realizar trabalhos que promovam a importância da educação ambiental voltada para a sustentabilidade já nas escolas primárias, criará nas novas gerações uma mentalidade que visa à utilização sustentável dos recursos planetários. Com esta concepção, o Espaço de Ciência e Cultura, Museu de Ciência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), criou a Oficina “Construindo um Ecossistema Através de um Terrário”, com o intuito de despertar o interesse de alunos de 1ª a 4ª série para os assuntos ligados ao meio ambiente. A proposta ainda é auxiliar a formação continuada de professores das escolas da região, demonstrando formas simples e investigativas de tratar o assunto. O terrário é um pequeno ecossistema. Fundamenta-se no princípio da manutenção de plantas em um meio auto-sustentável onde a água, o ar e os nutrientes são reciclados num espaço limitado. Na montagem do experimento, pode-se simular o ambiente terrestre e observar o ciclo hidrológico. Além disso, são discutidos conceitos de fotossíntese, efeito estufa e medidas de prevenção de problemas ambientais.
METODOLOGIA:
A oficina tem duração de 3 horas e divide-se em dois momentos. Na primeira fase da oficina é feita a problematização e o levantamento de hipóteses sobre o que poderá acontecer na experiência. Em seguida, ocorre a montagem dos terrários. Inicialmente corta-se o bico de uma garrafa PET e colocam-se pedras que representam o subsolo. Logo após é colocada a terra que representa o solo, e a plantinha com raiz. Podem também ser acrescentados pequenos animais como tatuzinhos e minhocas, representando a fauna. Em seguida o terrário é molhado e tampado com outra garrafa do mesmo formato da anterior. A segunda fase da oficina é um debate sobre questões como: Qual a finalidade de se tampar o terrário? O terrário tampado não impede a entrada de oxigênio para a respiração da planta? Por que o terrário não deve receber incidência de luz direta do sol? No terrário, há grande contribuição da transpiração, respiração e fotossíntese da planta para o ciclo da água. O mesmo se repete na natureza?. É importante salientar que a montagem do terrário é realizada com materiais recicláveis e de fácil acesso. Isto possibilita que cada participante leve o seu terrário para casa, a fim de obter-se uma observação constante dos fenômenos ocorridos.
RESULTADOS:
Esta oficina iniciou-se em junho de 2008 e desde então contou com a participação de aproximadamente 235 alunos e 50 professores. Quando os participantes são alunos sempre se observa expressões de surpresa. Estes ficam intrigados ao ver uma planta desenvolvendo-se em um local fechado e ansiosos para ver o que vai acontecer com o seu terrário. Quando os participantes são professores também se observa uma inquietação inicial, mas à medida que os conceitos vão sendo discutidos, esses se tornam menos duvidosos e mais interessados na metodologia. Relatam que “a dinâmica é muito interessante. É uma forma de prender a atenção dos alunos diariamente. Assim ocorre a conscientização ambiental dos alunos e a fixação de conceitos, de forma que eles nem percebem que estão estudando”. A maioria aplicou essa dinâmica em suas turmas nas escolas e disse ter gostado muito dos resultados.
CONCLUSÃO:

A confecção do terrário é muito dinâmica e fixa a atenção dos alunos. Essa oficina revela que os alunos têm interesse na temática ambiental e sabem dos problemas existentes mundialmente com relação a esse tema. Porém, muitas vezes as escolas não sabem como tratar do assunto e como incentivar a mudança de hábitos dos alunos, de uma posição mais receptiva, para uma mais pró-ativa. Com a construção do terrário, os alunos observam o que foi discutido na oficina, um fenômeno do mundo real, próximo e sensível e experimentam sobre ele. Além disso, durante as suas investigações, as crianças argumentam e raciocinam em conjunto. Ao discutir suas idéias e os resultados, constroem seus conhecimentos e desperta a vontade de poder contribuir, de alguma forma, para a melhoria do panorama ambiental.

Palavras-chave: Ecossistema, Educação Ambiental, Divulgação Científica.