61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA A PROBLEMÁTICA DO LIXO NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DA ESCOLA ESTADUAL ALBERTO SANTOS MIGUEIS - CAREIRO DA VÁRZEA UNIDADE DE AUTAZ MIRIM / AMAZONAS.
Daniely da Silva Pinheiro 1
Dannielle Cordeiro Ribeiro 1
Marcia Seixas de Castro 1
Johanny Araújo de Andrade 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Dentre os atuais problemas ambientais, a geração e o descarte de resíduos, comumente chamados de “lixo”, tem sido alvo de preocupação pelo seu aumento exponencial ao longo da ultima década. Em Manaus, e também nos demais municípios do Estado do Amazonas, não é raro se deparar com hábitos de uma parcela da população local particularmente aquela que é residente nas zonas periféricas que lançam seus resíduos sólidos as margens dos rios, ruas, em terrenos baldios, nos  cursos d’água e igarapés apresentando assim  um cenário de descaso com o meio ambiente. Autores que trabalham com o lixo são unânimes em dizer que o emprego de medidas educativas é um fator preponderante na mudança no quadro da limpeza pública. E aí se insere a importância da educação ambiental que pode contribuir para o avanço da conscientização das questões ambientais desta população tendo em vista a preocupação direta com a qualidade de vida. Sendo assim o presente estudo, objetivou verificar a situação da problemática do lixo nas comunidades da zona rural do Careiro da Várzea-Unidade de Autaz Mirim/ Amazonas. Apresentando as possíveis soluções para amenizar a problemática em questão sensibilizando moradores e autoridades locais.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo, a obtenção de dados momentâneos foi por meio de entrevistas com os moradores das comunidades localizadas na unidade de Autaz Mirim zona rural do município do Careiro da Várzea e compreendidas em: comunidade de Santa Luzia, Assembléia de Deus e Nova Aliança, entorno da Escola Estadual Alberto Santos Migueis (Careiro da Várzea). Para a coleta de dados foi construído um questionário com perguntas semi-estruturadas, contendo dados: sócio-ambientais, familiares e específicos de moradia. O tamanho da amostra (48 moradores) foi definido de acordo com o número de moradores das comunidades. Os entrevistados foram escolhidos de forma aleatória de demanda espontânea, disponibilidade e disposição sendo assim distribuídos: 23 moradores da comunidade Assembléia de Deus, 21 da Santa Luzia e um morador da Nova Aliança. Para sensibilizar estes moradores foram realizadas palestras com tema Consumismo x Lixo. Posterior a esta etapa realizou-se oficinas pedagógicas criando alternativas de como reutilizar e reciclar uma parte do lixo, assim como o reaproveitamento jornal através de técnicas como: compostagem orgânica, reciclagem do PET e jornal.  A primeira atividade Palestras foi realizada pela própria pesquisadora junto a 47 alunos do 6a ao 9a  ano do ensino fundamental das referidas comunidades.

RESULTADOS:

As condições de moradias são precárias nestas comunidades, o tipo de moradia de 56% destes moradores são do tipo flutuante que são moradias construídas sobre estrutura de madeira flutuante. Este tipo de moradia contribui bastante com a problemática em questão, uma vez que todos os resíduos sólidos são lançados diretamente nos rios. Um dado assustador, apesar da água ser distribuída pela prefeitura através de poço artesiano e ser tratada, o alto índice de doenças ainda preocupa as autoridades locais. Este fato justifica-se pelo tipo de moradia utilizado e aqui já apresentado, 17% dos moradores utilizam o rio (rio Paraná) como esgoto sanitário. O presente estudo demonstra que a população ainda não tem alternativa para o destino do lixo doméstico e hospitalar, 98% dos moradores ainda queimam ou enterram, a inalação da fumaça resultante da queima inadequada desses resíduos, podem gerar doenças respiratórias devido à liberação de gases tóxicos. Os moradores (96%) possuem a visão de que o lixo é um problema para a comunidade, afirmaram que até agora a prefeitura não faz nada para resolver essa questão, segundo à solução dos moradores, 60% sugeriram a coleta pela prefeitura nas comunidades, principalmente um galpão onde eles armazenassem seus lixos, semanalmente a prefeitura fosse coletar.

CONCLUSÃO:

A Educação sempre será o foco em discursos políticos, das organizações sociais de modo geral. Uma das contribuições para promover as mudanças sociais pautadas para um saber ambiental está diretamente ligada à organização das ações executadas pelas políticas educacionais publicas. A educação ambiental aqui apresentada, faz parte de varias denominações das quais se fala no mundo inteiro: fala em educação para a paz, educação para o trânsito, educação para a cidadania entre outras. Essa classificação da educação distancia o homem de uma visão do todo, desta forma não promove a comunicação entre os saberes. Com isto as comunidades em estudo apresentam problemas que envolvem questões sócio-ambientais, as quais somente podem ser amenizadas com ajuda do processo educacional aqui chamado de educação ambiental. Desta forma as propostas de educação ambiental apontadas neste estudo para amenizar a problemática foram: Formar agentes ambientais pela comunidade, implantação de coleta seletiva, implantar sistemas de esgoto, melhorar os postos de saúde e cuidar da rede de distribuição de água evitando o desperdício e contaminação através do uso racional deste recurso.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Lixo , Careiro da Várzea.