61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Comparação das Rendas entre Famílias de Pescadores no Estuário, Sudeste Paraense e litoral.
Tássia Ferreira 1
Oriana Almeida 2
Sérgio Rivero 1
Mariana Cruz 1
1. UFPa
2. NAEA
INTRODUÇÃO:

 

A pesca é uma importante atividade na região de várzea e estuarina da Amazônia. Pesquisadores estimam que haja no estado do Pará mais de 400 mil pessoas vivendo nas margens dos rios. Em geral a pesca é estudada de uma perspectiva setorial e dessa foram o enfoque tem sido muito na frota comercial. Sistemas de estatísticas pesqueiras têm sido montadas para a pesca comercial de grandes cidades. Entretanto, a pesca de pequena escala por residente nas regiões de várzea e estuário da Amazônia é enorme. Estas famílias praticam várias atividades em função da disponibilidade dos recursos. As estratégias de sobrevivência dessas famílias resultam da sazonalidade dos recursos naturais, da flutuação cíclica do tamanho e localização de estoques, e do desenvolvimento de múltiplas atividades que tem como objetivo a redução de riscos através do investimento em várias atividades. A presente pesquisa está voltada para uma análise comparativa sobre o perfil das atividades econômicas predominantes praticadas por essas famílias que tem a pesca como uma das principais importante atividade.

 

METODOLOGIA:

 

A análise foi elaborada a partir de dados obtidos por meio de entrevistas através de questionários semi estruturados em comunidades dos Municípios de Ponta de Pedras, Muaná, Itupiranga e Curuçá. Através dessas entrevistas foram coletadas informações sobre os aspectos socioeconômicos relacionados com idade, educação, número de filhos e bens materiais. Também foi coletado informações sobre o tipo de pesca, práticas agrícolas, criação de pequenos e grandes animais e sobre a renda familiar oriunda de salários, aposentadorias, e seguros.

  Nas comunidades de Muaná e Itupiranga foi também implementada uma coleta diária de camarão e de peixe por pescador durante dois meses, através de formulários, que foram entregues e recolhidos com o apoio dos técnicos da EMATER. O apoio da Emater foi fundamental para o bom retorno das coletas diárias.

   Estes dados foram analisados para fazer uma caracterização das famílias residentes dessas comunidades e como se compara os diferentes tipos de renda dentro da estrutura de renda familiar.

 

RESULTADOS:

 

  Os homens, chefes de famílias dessas regiões possuem idade média que varia de 40 e 47 anos, enquanto as esposas possuem idade um pouco mais baixa. Das famílias entrevistadas, grande parte possui casa com estrutura de madeira e cobertura (telha) de barro, sendo que no município de Muaná e Itupiranga encontra-se uma maior proporção de casas com cobertura de palha. Em Ponta de Pedras e Curuçá, é significativa a proporção das famílias que recebem salário (25% e 15%, respectivamente), mas em Muaná e em Itupiranga esse percentual é menor (5-2%). Em termos de aposentadoria, Ponta Pedras e Curuçá apresentam mais que um quarto de famílias (25-31%) recebendo aposentadoria, enquanto em Muaná e Itupiranga esse número é menor que (10%). Em regiões onde é possível receber o seguro defeso (Muaná, Ponta de Pedras e Itupiranga) mais de 50% das famílias recebem esse benfício.

  Em Muaná, Ponta de Pedras e Itupiranga, a atividade pesqueira é de extrema importância na geração de renda (acima de 90% pescam). Em Muaná, a maioria das famílias que praticam a pesca possui bote (81%), enquanto que em Ponta de Pedras e Curuçá, predomina a canoa (55-46%), e em Itupiranga, a rabeta (94%). Apenas em Itupiranga e Curuçá, as famílias produzem algum tipo de cultura agrícola, ficando entre 25% e 29%, as famílias Itupiranga plantam feijão e mandioca (52-19%), e em Curuçá as famílias que plantam Mandioca e Macaxeira.

 

CONCLUSÃO:

 

Na região do Estuário poucos estudos têm sido feito, mas a economia familiar é dominada pela pesca, açaí e a captura do camarão. A renda das famílias com aposentadoria, bolsa família e seguro defeso tornou-se muito importante e representa um valor relevante da renda familiar.

   Mesmo sendo considerada de pequeno porte, a pesca é muito importante em termos de captura e em termos de número de pessoas que dependem da atividade.

. Diferentemente da região do Baixo Amazonas, onde a principal atividade é pesca, agricultura e pecuária, a principal atividades no estuário é o açaí, a pesca de peixe e captura do camarão. Assim como na região do Baixo Amazonas, renda como a aposentadoria começa a se tornar relevante e a representar uma enorme fonte de renda para a população.

 

Palavras-chave: Pesca na Amazônia, estuário, economia familiar .