61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
CORRELAÇÕES DE IDADES DOS REPRODUTORES NELORES COM CARACTERÍSTICAS DE GARUPA
Marcone Helmer da Silva 1
Reylan Delano Rocha Alencar 2
Maria Vilma Venâncio 3
Alberto Carlos Pereira Júnior 4
Telmo José Mendes 5
Ednaldo da Silva Filho 6
1. Graduando em Medicina Veterinária. UEMA/CESI.
2. Graduando em Medicina Veterinária. UEMA/CESI.
3. Graduando em Administração. FAMA/CAAD.
4. Graduando em Zootecnia UFMA/CCAA.
5. Docente do Curso de Agronomia UFMA/CCAA
6. Docente do Curso de Ciências Biológicas UFMA/CCAA. Orientador.
INTRODUÇÃO:

Em vários programas de melhoramento animal podemos utilizar várias ferramentas que contribuem no processo de Seleção dos animais que serão os pais da próxima geração. No entanto, a escolha deve ser feita com a mais precisa metodologia estatística, para que os resultados possibilitem ganhos na produção. A raça Nelore se destaca compreendendo 80% dos animais de corte no Brasil. A garupa do animal é onde estão os cortes mais nobres e é altamente correlacionado com a idade até os 32 meses. As mensurações corporais podem servir como preditores do peso corporal, ou seja, animais mais altos, compridos, amplos e de garupas mais compridas e largas tendem a serem os mais pesados. E como os animais nunca são selecionados por uma única característica, assim sendo, várias mudanças são constantes nas correlações de caracteres biométricos com a idade e a função do animal dentro do contexto produtivo. O objetivo desse trabalho foi analisar as correlações de Pearson para as características de altura de garupa, comprimento da garupa, largura da garupa e ângulo da garupa em reprodutores nelore em relação às diferentes idades em reprodutores da raça nelore do Sumário da Lagoa da Serra do ano de 2004.

METODOLOGIA:

Foram selecionados cinqüenta touros de referência do Sumário do ano de 2004 da Fazenda Lagoa da Serra-SP. De todos os animais foram tomados medidas corporais como Altura de garupa (AlG), Comprimento da garupa (CoG), Largura da garupa (LrG) e Ângulo da garupa (AnG). Além das medidas, também foram tomados as idades de cada reprodutor. Todos os dados foram submetidos à Análise de correlação de Pearson para determinar se as idades (entre 25 e 120 meses) estão diretamente associadas com as medidas corporais para o padrão da raça. Os coeficientes de correlação de Pearson e probabilidades de significâncias foram estabelecidos através do Programa computacional BioEsta 4.0.

RESULTADOS:

Os coeficientes de correlações na maioria das características de garupa com as idades dos reprodutores foram negativos, porém com valores muito próximos de zero e apenas um coeficiente foi positivo e relativamente fraco. Sendo, AlG r2=-0,241 (P>0,05), CoG r2=-0,048 (P>0,05), LrG r2=-0,048 (P>0,05) e AnG r2=0,198 (P>0,05). Portanto, as características de garupa apresentam baixas correlações com a idade (próximas de zero), indicando que as características de garupa ficam constantes quando os reprodutores atingem a fase adulta (após os 25 meses de idade). Assim, podemos selecionar reprodutores mais jovens, acelerando o processo de reprodução visando melhorias de carcaças para os cortes traseiros.

CONCLUSÃO:

As medidas corporais de garupa em reprodutores da raça nelore apresentam fracas correlações com as idades de animais adultos entre 25 e 105 meses. Demonstrando a baixa variação das características de garupa que sofrem na verdade, diminuição bem lenta destas medidas. Sendo assim possível a seleção de touros no início da fase adulta como reprodutores.

Instituição de Fomento: Fazenda Lagoa da Serra, Sertãozinho-SP
Palavras-chave: Medias Biométricas, Melhoramento Animal, Reprodução.