61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
JOVENS MULTIPLICADORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECENDO, RECUPERANDO E VALORIZANDO O CORREDOR ECOLÓGICO DA FLORESTA DO SESI/MANAUS-AM
Luiz Ramos Neves Júnior 1
Fabiana dos Santos e Souza 2
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
INTRODUÇÃO:
As discussões sobre as práticas de ensino, em um contexto social envolvido pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, carece de uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. As relações dialógicas e orientações entre alunos do ensino fundamental (SEDUC), professores da rede pública (SEDUC), pesquisadores (INPA/UFAM) e comunidade escolar, devem permitir a transmissão de saberes que libertem os alunos de tutelas (que o indivíduo exerça sua liberdade de pensar, criar, agir etc), oferecendo-lhes um repertório de ferramentas de tal maneira que o conteúdo seja assimilado. Neste sentido s visitas as instituições participantes do projeto, tanto a escola como os laboratórios da UFAM e INPA objetivando mostrar os métodos de investigação científicas, equipamentos e forma de utilização. As aulas práticas ocorreram na própria área verde do SESI, no fragmento florestal da UFAM e na escola.
METODOLOGIA:
A metodologia proposta por esse trabalho foi realizada pela capacitação, portanto, priorizava a utilização de métodos e instrumentos participativos como técnicas de trabalho em campo, coleta de dados, assuntos de abordagens recentes ao quadro ambiental e valorização de nossas florestas. Através deste método esperava-se padronizar a compreensão e o entendimento sobre meio ambiente-comunidade entre os atores que compõe o grupo de pesquisa do projeto a fim de que se procedesse às análises dos diagnósticos realizados. Para coleta de dados para realização do trabalho de pesquisa de campo para inventariar os mamíferos de médio e grande porte do fragmento florestal da área do SESI, foram utilizadas armadilhas de areias devidamente iscadas para obtenção de registros dos mamíferos.
RESULTADOS:
O processo de mobilização e capacitação dos alunos da Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues foram realizados por meio de apresentação de palestras em PowerPoint, utilizando como mídia o data show, para abordar os temas de assuntos amazônicos desde na área de saúde quanto ambientais. Essas palestras foram ministradas para turmas de ensino fundamental visando a formação científica dos alunos, tendo como participantes no mínimo o quantitativo de quarenta (40) alunos. Já os bolsistas do projeto tiveram prática de campo no corredor ecológico da área do SESI, já devidamente capacitados, sendo explicado e demonstrado a importância da segurança e precações em devidamente a serem tomadas em pesquisa de campo, modos de coleta de dados e orientações em campo. Em relação ao trabalho de pesquisa de campo realizado, concomitantemente ao projeto de capacitação dos alunos do ensino fundamental, durante 30 dias de trabalho de campo foram registradas 202 pegadas através do método “armadilha de areia”, entre 23 de outubro de 2008 a 11 de dezembro de 2008. Neste período foram encontrados 3 espécies de mamíferos: cotia ( Dasyprocta spp. / Ordem: Rodentia, Famí.: Dasyproctidae), mucura ( Didelphis spp. / Ordem: Marsupialia, Famí.: Didelphidae), cão doméstico ( Canis familiaris / Ordem: Carnivora, Famí.: Canidae) no fragmento florestal do SESI.
CONCLUSÃO:
O treinamento dos bolsistas apresentou caráter satisfatório ao nível de conhecimento adquirido durante a execução do projeto, o que acarretou grande perspectivas pelo interesse da área científica demonstrada pelos mesmos, afim de que os próprios integrantes procurassem novos projetos de âmbito ambiental e educacional para darem continuidade em suas formações de conhecimento, no término desse projeto. Na caracterização do inventário de mamíferos de médio e grande porte na área florestal do SESI, apresentou um baixo de registro de diversidade de espécies através desse método de coleta de dados.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM
Palavras-chave: Educação, Amazônia, Fragmento.