61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS FRENTE AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TABATINGA
Amaurício Neves de Brito 1
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa apresentou alguns dos elementos que contribuíram à conscientização de uma prática educacional trazendo como objetivos demonstrar de que maneira são aplicadas as metodologias adquiridas na Universidade pelos professores que ensinam no Ensino Fundamental frente aos problemas de aprendizagem, em seguida partilhar com os possíveis interessados de que formas são desenvolvidas as metodologias dos professores recém-formados pela Universidade, na busca do ensino-aprendizagem juntos aos educandos em sala de aula e posteriormente mostrar as práticas metodológicas usadas pelos professores para com os educandos das séries iniciais. Onde através dos questionamentos realizados, obtivemos várias respostas sobre os problemas que contribuem para a má formação do professor. O desinteresse pela leitura, a falta de incentivo e apoio por parte dos nossos governantes, o acúmulo de tarefas, a indisponibilidade de recursos para o trabalho, são algumas das principais contribuições para esta problemática que nos atinge direta ou indiretamente.

METODOLOGIA:

Buscou-se através da pesquisa de campo desenvolvida na escola pública municipal Jociêdes Andrade, onde atuam quarenta e quatro professores, sendo que alguns deste trabalham em dois turnos na escola, são 16 atuantes no turno matutino, 19 no turno vespertino, 12 no turno noturno com a Educação de Jovens e Adultos. A escola contempla o Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, nela há vários professores e acadêmicos da universidade, portanto, a referida escola fez parte do objeto de estudo para a obtenção de uma amostragem no que diz respeito aos problemas desenvolvidos a partir das séries iniciais proporcionando uma má formação aos futuros professores. Para a realização deste trabalho utilizamos além da pesquisa, recursos materiais e humanos. Os materiais foram: computador, livros, papel A4, Internet, impressora e tinta para a impressora, questionário de pesquisa e o caderno de anotações. Como recursos humanos foram envolvidos professores, secretários, coordenadora e alguns alunos do ensino fundamental.

RESULTADOS:

Detectou-se nesta pesquisa que inúmeros professores estão tentando quebrar paradigma que interfere tanto no desenvolvimento intelectual, quanto social dos educandos e educadores. De 44 professores atuantes na escola municipal Profª Jociêdes Andrade, onde trabalham acadêmicos e professores que atuam na universidade, vários foram indagados aproximadamente 25% dos professores atuantes nesta escola, sendo que alguns deles trabalham em dois turnos. Dos 25% pesquisados apenas 50% mostraram interesse em participar e contribuir. Os contribuintes dispuseram-se a responder o questionário e falar um pouco sobre a temática em questão. Obtivemos através do questionário semi-aberto, várias respostas, por exemplo, quando indagamos a questão dos contribuintes para a má formação dos professores, eles destacaram vários itens como: o desinteresse pela leitura, a falta de incentivo e apoio por parte dos nossos governantes, o acumulo de tarefas, fazendo com que o professor muitas vezes chegue ao stress ou tornando-se doentes em alguns casos, a indisponibilidade de recursos para o trabalho. Quando falamos da questão familiar, eles nos responderam que: muitas vezes não têm tempo para dar atenção aos filhos simplesmente pela sobre carga de trabalhos que são levados da escola para casa.   

CONCLUSÃO:

Formar-se não basta para se ter um bom desenvolvimento em na prática educacional, precisa demonstrar criatividade para exercer a formação de uma maneira proveitosa para ambos os participantes. Vale ressaltar que ao exercer uma profissão seja ela qual for, deve-se procurar fazê-la da melhor forma possível e com a responsabilidade que nos compete. Pensando nisto, procurou-se desenvolver este trabalho científico que busca melhorar através da conscientização, a qualidade de ensino no que diz respeito à educação a partir da Formação de professores e suas práticas metodológicas frente aos problemas da aprendizagem dos educandos do ensino fundamental no município de Tabatinga.

Palavras-chave: Formação de Professores, Práticas metodológicas, Problemas da aprendizagem.