61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
TESTES DE DIFERENTES SUBSTRATOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE MOGNO (SWIETENIA MACROPHYLLA KING)
Fabiane Campos dos Santos 1
Clodoaldo Alcino Andrade dos Santos 2
1. Acadêmica/UFRA/Curso de Engenharia Florestal
2. Prof. Dr./Orientador/UFRA
INTRODUÇÃO:
A utilização de espécies nativas para reflorestamento de áreas desmatadas é de grande importância para reduzir o impacto das atividades de produção agrícola seja com a finalidade econômica ou conservacionista. O êxito dos reflorestamentos depende da qualidade das mudas produzidas e, para se obter maior produtividade dos plantios devem ser avaliados recipientes, substratos, doses de nutrientes e outras variáveis. Informações sobre o tipo de substrato são fundamentais no desenvolvimento e estabelecimento da muda, uma vez que o substrato apresenta grande influência na germinação e no desenvolvimento e, também, fatores como estrutura, aeração e capacidade de retenção de água devem ser considerados. O mogno (Swietenia macrophylla King) devido ao grande valor econômico de sua madeira no mercado tem sido explorado em larga escala, muitas vezes de forma predatória; o plantio de mogno pode minimizar os danos ao ecossistema além de conservar o equilíbrio econômico, social e ambiental. Pretende-se, com o presente trabalho, avaliar os efeitos de diferentes substratos na formação de mudas de mogno.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Viveiro Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia, Unidade Descentralizada de Santarém, PA. As sementes foram coletadas na Estação Experimental de Curuá-Una, em seguida houve o processo de remoção da asa da semente, o substrato usado para a germinação foi terra preta e palha de arroz, com 4 repetições de 50 sementes cada, a contagem da germinação foi realizada uma vez por semana e anotada em uma tabela de controle. Quando as plântulas atingiram entre 9 e 13 cm ocorreu a repicagem. Para a repicagem foi usado três tratamentos: terra preta +esterco (3:1), terra preta+esterco+palha de arroz (3:1:1), e terra preta+palha de arroz(3:1); o recipiente foi saco plástico medindo 15 x 22,6 cm. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado, com 15 parcelas e 5 repetições de cada tratamento, cada parcela é composta por 4 mudas, conduzidos em ambiente de sol. A variável avaliada foi o crescimento da altura da planta, medida da base até a gema apical com auxilio de régua centimetrada. Os dados foram coletados num intervalo de 10 dias, digitalização dos dados no Excel 2007 e as análises estatísticas foram processadas no programa BioEstat 5.0.
RESULTADOS:
O tipo de germinação do mogno é hipógea e criptocotilar, onde os cotilédones estão situados na superfície do solo e não emergem do tegumento da semente permanecendo na testa até o final do processo. A germinação começou aos 13 dias de plantio, com o aparecimento da radícula, posteriormente apareceram inúmeras radicelas em volta da radícula, e sobre estas, surgia o epicótilo; em seguida a planta estava com a primeira folha simples e longo-penciolada. A porcentagem de germinação foi de 61,5%, que pode ser considerado bom. Por meio da análise de variância não houve diferença significativa entre os resultados de altura de mudas nos três substratos testados (gl=2; F=3.2146; p= 0,07; n=15). Estes resultados podem ser atribuídos ao fato de ser o processo germinativo mais dependente das reservas químicas das sementes (reservas nutritivas). No entanto, as propriedades físicas dos substratos utilizados (aeração, infiltração e capacidade de retenção de água) colaboraram com o ganho crescente em altura da espécie avaliada. Ressaltamos que provavelmente, as diferenças quanto aos substratos testados serão mais evidentes quando da repicagem das mudas, nos quais as propriedades físicas e químicas do substrato serão mais primordiais para a produção de mudas vigorosas para o envio a campo.
CONCLUSÃO:
Considerando-se que o substrato terra preta + palha de arroz é economicamente mais viável (menor custo) e que propicia muda com o mesmo ganho em crescimento e desenvolvimento que os obtidos com os demais substratos, recomenda-se para o uso do substrato terra preta + palha de arroz na proporção 3:1 na produção de mudas de mogno. Igualmente, conclui-se que durante a germinação é fundamental a escolha de sementes de boa qualidade, haja vista ser este processo primordialmente dependente das reservas nutritivas da própria semente.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
Palavras-chave: Sementes de mogno, Germinação, Substratos.