61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE Lentinus citrinus WALLEYN & RAMMELOO DPUA 1535 EM RESÍDUO AGROFLORESTAL AMAZÔNICO
Ana Rita Gaia Machado 1, 4
Maria Francisca Simas Teixeira 2
Ormezinda Celeste Cristo Fernandes 3
1. Centro Universitário Nilton Lins/UNL
2. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
3. Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/FIOCRUZ- AM
4. Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/FIOCRUZ- AM
INTRODUÇÃO:

 Lentinus Fr. são basidiomicetos decompositores de madeira, constando na literatura que mais de 40 espécies se desenvolvem em regiões tropicais e subtropicais. Além disso, as espécies de cogumelos comestíveis, inclusive de Lentinus estão sendo submetidas a crescimento em resíduos provenientes da indústria de alimentos, os quais são representados por quantidades apreciáveis de casca, caroço entre outros. Trata-se de processo alternativo para contribuir com a redução de resíduos, minimizar a poluição e obter produtos de importância medicinal e/ou alimentícia. Cogumelos comestíveis representam um dos maiores recursos inexplorados como novas fontes de biocompostos para a promoção da saúde do homem. Comprovações científicas demonstram que a biomassa e/ou princípio ativo oriundo de espécies de cogumelos tem atividade antimicrobiana, antitumoral, anticarcinogênico, antiviral, hipoglicemiante e hipocolesterolêmico. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo verificar o desenvolvimento de L. citrinus em resíduo agroflorestal disponível nos ecossistemas amazônicos para viabilizar uma nova alternativa para obteção de  bioprodutos de importância alimentícia, bem como uma como contribuir  o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

METODOLOGIA:

 Lenitinus citrinus DPUA 1535 foi reativado em BDA com extrato de levedura 0,5% a 25oC por 8 dias sem luz. O Spawn foi produzido a partir de grão de trigo pré-cozido por 60 minutos, tratado com carbonato de Cálcio, esterilizados a 121ºC por 90 minutos. Após o resfriamento, a massa micelial foi inoculada e a fermentação conduzida a 25ºC, 80% de umidade, sem luz e cultivo estacionário. Foram utilizados como matéria prima para a produção de basidiomas, os seguintes substratos orgânicos disponíveis na Amazônia (FA, CA, CC). O pH do substrato foi aferido a 6,0 e umidade a 60%. As misturas de 1000g de CC+CA e CC+FA foram esterilizados por 4 horas durante 2 dias consecutivos. A produção de biomassa foi obtida a partir de um planejamento fatorial de 2², nos substratos orgânicos, com proporções de 1:1 e 2:1, em duplicata. A fermentação foi conduzida em 3 ciclos: miceliação no substrato á 25oC,sem luz por 15 dias,com umidade de 80%; surgimento dos primórdios, os cultivos foram incubados á 18oC, com luz alternada á cada 12 horas, á 90% de umidade e a indução dos basidiomas, sendo os cultivos a 25oC,por 35 dias, com umidade de 60 á 80%. Ao término da fermentação foi calculada a eficiência biológica e produtividade.

RESULTADOS:

 Os resultados referentes à produção de Lentinus citrinus DPUA 1535, demonstram que nas misturas de substratos, [CC+FA (1:1 e 2:1)] foi observada a completa miceliação em 15 dias, assim como, o surgimento dos primórdios foi observado em 24 e 25 dias, respectivamente. Quando esse cogumelo foi cultivado em [CC+CA (1:1)] a miceliação do substrato foi observado em 17 dias e os primórdios surgiram em 25 dias. Com relação ao desenvolvimento dos basidiomas, nos cultivos realizados em CC+FA (1:1 e 2:1) e em CC+CA (1:1), essas estruturas se desenvolveram em 30 e 31 dias, respectivamente. A eficiência biológica dos cultivos de L. citrinus em CC+FA (2:1) foi em média de 6,5% e a produtividade igual a 1%. Na mesma mistura de substrato, proporção 1:1, observou-se que a eficiência biológica correspondeu, em média, a 5,54% e a produtividade em 1,1%. Em CC+CA (1:1), a eficiência biológica foi inferior, em média 3,38% e produtividade igual a 0,9%. Com esses resultados preliminares pode-se sugerir que tanto a eficiência biológica quanto a produtividade de L. citrinus DPUA 1535 foram diretamente dependentes de nutrientes do substrato, nas condições de cultivo.

 

CONCLUSÃO:

 Os resultados desta pesquisa mostraram que os resíduos agroflorestal foram efeitvos para o crescimento e produção de biomassa de L. citrinus, uma nova alternativa alimentícia.

 

Instituição de Fomento: FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Amazônia, Lentinus, Resíduo agroflorestal .